Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Finanças para Crianças e Adolescentes: veja dicas e vantagens

Escrito por Voitto

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

As finanças para crianças e adolescentes reúnem as mais importantes práticas para que o público mais jovem entenda sobre assuntos relacionados ao dinheiro, como economia, investimento e tomada de decisões responsáveis. 

Apesar de muitas pessoas pensarem que "dinheiro não é assunto para criança", aprender desde cedo como administrá-lo e fazer escolhas financeiras inteligentes prepara crianças e adolescentes para um futuro financeiramente estável.

Afinal, quanto mais cedo aprendemos que lidar com o dinheiro não é um tabu, na vida adulta saberemos gastar com sabedoria e até mesmo realizar bons investimentos, seja na escolha de um carro, casa ou apartamento, viagens e gastos do dia a dia.

E temos certeza que a maioria dos pais deseja criar filhos com uma excelente noção sobre finanças, não é mesmo? Por isso, elaboramos este artigo que servirá como um guia, seja você pai, mãe ou responsável. 

Confira a importância da educação financeira e veja estratégias essenciais para ensiná-la aos jovens de maneira divertida e educativa através dos tópicos a seguir:

  • O que são as Finanças para Crianças e Adolescentes?
  • Qual é a importância das Finanças para Crianças e Adolescentes?
  • Qual é o impacto da falta de Educação Financeira?
  • Vantagens da Educação Financeira infantil;
  • 5 dicas para ensinar Finanças às Crianças e Adolescentes.

Vamos lá?

O que você procura?

O que são as Finanças para Crianças e Adolescentes?

As finanças para crianças e adolescentes, também chamada de educação financeira infantil, são conceitos financeiros básicos e habilidades relacionadas ao dinheiro, orçamento, poupança, economia, investimento e tomada de decisões financeiras saudáveis. 

O seu objetivo é tornar os jovens capazes de administrarem suas próprias finanças de forma responsável, preparando-os para enfrentar os diversos desafios financeiros da vida adulta

Qual é a importância das Finanças para Crianças e Adolescentes?

As finanças são conhecimentos fundamentais para as crianças e adolescentes porque esse tipo de educação introduz conceitos financeiros de maneira adaptada à idade e ao nível de compreensão.

Isso inclui aprendizados sobre importância de economizar dinheiro, a diferença entre necessidades e desejos, como fazer um orçamento para suas despesas, a relevância do planejamento financeiro a longo prazo e como evitar dívidas desnecessárias.

Tudo isso contribui para que as crianças e adolescentes possam tomar decisões financeiras conscientes, o que incide sobre um futuro financeiro estável e repleto de boas decisões. 

A educação financeira infantil é capaz de colaborar não só com a independência financeira individual, mas também para o crescimento econômico geral e para a formação de uma sociedade financeiramente consciente.

Qual é o impacto da falta de Educação Financeira?

A falta de educação financeira pode ter grandes impactos em indivíduos e na sociedade em geral. Alguns dos principais pontos negativos são:

Endividamento

Adultos que não possuem uma compreensão, mesmo que básica, dos principais conceitos financeiros correm maior risco de acumular dívidas excessivas. Isso pode levar a problemas financeiros graves, incluindo inadimplência e dificuldade em pagar as contas essenciais.

Decisões impulsivas 

A falta de educação financeira pode levar a gastos impulsivos, onde as pessoas não consideram as consequências financeiras a longo prazo. 

Isso pode resultar em desperdício de dinheiro com compras desnecessárias e em dificuldades para investimentos ou atingir metas financeiras, como comprar um carro novo ou mudar, viajar no final do ano, entre outros.

Falta de poupança e investimento

Não entender a importância de se poupar dinheiro e investir pode impedir as pessoas de construir um futuro seguro. 

A falta de poupança para emergências ou aposentadoria pode resultar em situações difíceis quando ocorrem imprevistos, como gastos médicos inesperados ou manutenções no carro, por exemplo.

Vulnerabilidade a golpes

Não estudar sobre educação financeira pode fazer com que uma pessoa se torne mais suscetível a cair em golpes financeiros e fraudes, uma vez que podem não reconhecer sinais de alerta ou compreender os riscos envolvidos.

Impacto na saúde mental

Um estudo realizado pelo instituto britânico Money and Mental Health mostrou que problemas financeiros e a falta de habilidades para lidar com eles podem causar estresse, ansiedade e até depressão.

Vantagens da Educação Financeira infantil

Após entender qual é o impacto da falta de educação financeira, é hora de conferir as vantagens que moldam positivamente a vida das crianças adolescentes e, eventualmente, sua vida adulta. Os principais benefícios são:

Hábitos financeiros saudáveis

Ao ensinar conceitos financeiros básicos desde a infância, as crianças desenvolvem hábitos saudáveis de poupança, orçamento e tomada de decisões financeiras. Esses hábitos podem durar toda a vida e contribuir para uma estabilidade financeira a longo prazo.

Tomada de decisões consciente

A educação financeira dá às crianças as ferramentas necessárias para tomar decisões informadas sobre dinheiro. Elas aprendem a pesar os prós e contras antes de gastar ou economizar e a compreender as consequências de suas escolhas.

Conscientização sobre valor do dinheiro

Compreender a importância do dinheiro pode ser uma tarefa difícil para as crianças. Logo, a educação financeira mostra qual é o valor do dinheiro e o esforço para ganhá-lo. Isso pode levar a um maior respeito pelo dinheiro e pela importância de usá-lo com inteligência.

Diferença entre necessidades e desejos

Este é um tópico complicado para se lidar até mesmo quando adultos. Por isso, quanto mais cedo aprendermos a distinguir o que são as necessidades essenciais e desejos, mais rápido entenderemos sobre priorização de gastos.

As necessidades são "algo indispensável para a vida", como água, alimento e sono. A Pirâmide de Maslow ilustra muito bem quais são as necessidades humanas, desde as mais simples, como necessidades fisiológicas e de segurança, até às complexas, como necessidades de estima e autorrealização.

os desejos são momentâneos, ou seja, algo que queremos muito possuir, mas que podemos viver completamente com a falta dele. 

Para entender a diferença entre necessidades e desejos é simples: imagine que você está com fome (necessidade) e comer algo que possui na geladeira já o saciaria, mas você tem o desejo de pedir um delivery de pizza.

Por isso, saber lidar com essa diferença pode ser o grande ponto-chave para uma saúde financeira equilibrada. No momento de realizar uma compra, pergunte-se se é uma necessidade ou desejo. Será que você realmente precisa disso?

Com essa explicação, imaginamos que você tenha entendido a importância dessa diferenciação para crianças e adolescentes, principalmente quando pensamos nos maiores desejos dos jovens, como doces, sorvetes, brinquedos, celulares caros…

5 dicas para ensinar Finanças às Crianças e Adolescentes

Agora que você entendeu os impactos da falta da educação financeira e as vantagens de ensiná-la aos pequenos, confira como introduzir as crianças e adolescentes no mundo das finanças:

  1. Seja um exemplo financeiro positivo

Como adultos, somos modelos de comportamento para as crianças e adolescentes ao nosso redor. Nossas atitudes em relação ao dinheiro e nossas práticas financeiras influenciam diretamente como eles aprendem sobre finanças pessoais

  • Demonstre transparência: fale abertamente com as crianças sobre o dinheiro. Explique o que você está fazendo quando paga contas, faz compras ou economiza. Isso ajuda a normalizar a conversa sobre finanças;
  • Seja disciplinado: mostre a importância de um orçamento e de viver dentro de seus meios. Seja consistente em suas escolhas financeiras e evite comportamentos impulsivos de gastos;
  • Envolva-os nas decisões: inclua as crianças nas decisões financeiras, como escolher o que fazer no final de semana com base em um orçamento ou decidir como ou com o que gastar uma mesada;
  • Ensine o valor do trabalho: explique como o dinheiro é ganho por meio do trabalho e como isso está relacionado às escolhas de gastos. Isso ajuda a desenvolver um senso de valor pelo dinheiro.
  • Se possível, utilize a mesada como incentivo

Uma maneira eficaz de ensinar finanças é dar uma mesada e orientar sobre como usá-la. Estabeleça um valor adequado à idade e explique que a mesada deve ser usada para satisfazer desejos pessoais. 

Por exemplo, se a criança quer um brinquedo novo, ensine-a sobre a importância de poupar parte da mesada por um tempo para conseguir ela mesma satisfazer esse desejo.

Isso ensina as crianças a gerenciar dinheiro, definir prioridades e fazer escolhas.

  • Use jogos educativos

Crianças e adolescentes preferem aprender de forma lúdica. Existem muitos jogos de tabuleiro que ensinam finanças de maneira divertida e prática, como "O Jogo da Vida", "Banco Imobiliário" e "Piquenique".

  • Use exemplos do dia a dia

Relacione lições financeiras a situações da vida cotidiana. Por exemplo, ao fazer compras, explique como você compara preços, procura descontos e toma decisões de compra com base no orçamento familiar.

  • Permita que tomem decisões financeiras

Permita que as crianças e adolescentes tomem decisões financeiras, mesmo que cometam erros menores. Isso ajuda a desenvolver autonomia e responsabilidade. Estabeleça limites e oriente, mas também dê espaço para aprenderem com a experiência.

Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto!

Compartilhe

Escrito por:

Voitto
Escola de Negócios

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.