Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Finanças para empreendedores? Conheça 5 tópicos fundamentais

Por VoittoPublicado em

A falta de preparo leva muitos empreendedores a fecharem suas portas. Mas, por que isso acontece? Na maioria das vezes diz respeito à falta de organização financeira

Quando se deseja abrir um empreendimento do zero é necessário possuir um bom planejamento financeiro, para que o negócio seja sustentável a longo prazo e lucrativo.

Dessa forma, conceitos fundamentais de finanças precisam fazer parte do dia a dia do negócio. E, ao contrário do que muitos pensam, não se torna complicado quando já é uma rotina.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Se este é o seu caso, busque começar pelo que é essencial. Neste artigo vamos te mostrar os principais conceitos para iniciar sua aprendizagem sobre o tema, dispostos nos itens abaixo:

  • Por que é preciso aprender sobre finanças?
  • Os 5 tópicos fundamentais de finanças
  • Como separar as finanças pessoais e do negócio?
  • Pronto(a) para aplicar os novos conhecimentos?

Por que é preciso aprender sobre finanças?

Até aqui já sabemos que um empreendedor que não conhece finanças pode estar fadado ao fracasso. No entanto, o que, na prática, implica este conhecimento?

Separamos três motivos fundamentais para te mostrar por que é tão importante possuir um bom planejamento financeiro:

  • Melhores compras e negociações com fornecedores;
  • Crescimento contínuo;
  • Elaboração de estratégias mais eficazes.

Melhores compras e negociações com fornecedores

Para adquirir insumos e itens para seu estoque é fundamental que saiba o quanto pode gastar.

Consequentemente, por meio das noções de finanças, você consegue calcular a quantidade máxima de produtos que pode adquirir dos fornecedores e a quantidade mínima necessária de insumos para não faltar para os clientes.

Além do fato de que, com uma boa saúde financeira, você pode conseguir descontos com os fornecedores pagando à vista ou parcelando menos.

Crescimento contínuo

Se o seu negócio não possui uma saúde financeira estável, ele até pode te dar alguns indícios de que está crescendo, porém não irá se sustentar a longo prazo.

Se permanecer assim, você corre o risco de realizar investimentos que não condizem com a realidade e, em seguida, sofrer com a queda das vendas.

Uma boa gestão financeira  permite que seu empreendimento cresça de maneira contínua e se sustente em épocas de crise.

Elaboração de estratégias mais eficazes

A partir do momento que você passa a ter uma boa gestão financeira, é capaz de prever mudanças necessárias para que o negócio mantenha se desenvolvendo.

Com isso, é possível encontrar momentos pertinentes para a realização de investimentos, reformas, expansão, entre outras.

Até mesmo investir em estratégias de Marketing e vendas, para manter seu empreendimento cada vez mais competitivo no mercado.

Os 5 tópicos fundamentais de finanças

Agora, vamos listar alguns itens essenciais para você conhecer, se quiser ter um controle financeiro bem estruturado.

1. Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é o local onde estarão registradas todas as entradas e saídas dos recursos financeiros e pode ser construído em uma planilha de Excel, por exemplo.

Com ele é possível planejar e controlar as receitas por um período de tempo, antecipando se o dinheiro pode sobrar nos próximos meses e confirmando se o negócio está em condições de cumprir com suas obrigações.

Sem a utilização de um fluxo de caixa bem estruturado se torna muito mais difícil a definição de metas de melhoria para o empreendimento.

2. Controle de Estoque

O Controle de Estoque é uma prática que visa a administração e organização dos recursos de uma empresa. E esses recursos são as matérias primas, produtos de reposição, produtos acabados, entre outros.

Entender como se controla o estoque é essencial para todo empreendedor, porque os produtos que permanecem guardados por muito tempo são sinônimos de "dinheiro parado".

Além do fato de que os produtos podem passar da validade, gerando grandes desperdícios.

3. Capital de Giro

O Capital de Giro é o dinheiro necessário para custear as despesas operacionais do cotidiano e manter o empreendimento funcionando em casos de emergência. 

Este valor é encontrado quando se calcula a diferença entre o quanto você possui e o quanto você deve. Ou seja, os gastos de estoque, caixa, conta bancária, todos influenciam neste cálculo.

É importante ressaltar que, além do capital de giro ser muito útil para o custeamento de despesas como telefone, internet, fornecedores e salário dos colaboradores, ele também permite que você dê melhores condições de pagamento para seus clientes. 

4. Margem de Lucro

A Margem de Lucro é a porcentagem adicionada ao preço do produto, estabelecendo qual será o lucro do empreendimento por venda.

Essa porcentagem é extremamente importante para o sucesso da empresa, porque é por meio dela que é possível definir preços que estão dentro do que o mercado oferece e que possam cobrir todos os gastos envolvidos.

Sem uma margem de lucro bem estabelecida a empresa tende a gastar mais do que recebe e não consegue se estabelecer no mercado.

5. Faturamento

O Faturamento é a soma de todo o dinheiro obtido em um determinado período de tempo. Mas, é preciso ter cuidado. 

Quando pensamos em saúde financeira, logo associamos ao faturamento, no entanto, existe uma breve diferença entre lucro e faturamento que precisamos considerar.

Enquanto o faturamento soma todo o caixa naquele intervalo de tempo, o lucro se baseia na soma menos os gastos. Dessa forma, é possível que sua empresa consiga ter um alto faturamento, lucrando pouco.

Da mesma maneira, você consegue ficar no vermelho, mesmo com os índices de vendas bem altos.

Como separar as finanças pessoais e do negócio?

Quando se está começando a empreender, sabemos que, muitas vezes, separar o dinheiro pessoal e do empreendimento também pode ser um desafio.

Então, trouxemos algumas dicas essenciais para que você consiga este feito:

  • Defina exatamente a quantia que será retirada da empresa por mês;
  • Não utilize o dinheiro da empresa em contas pessoais;
  • Tenha uma reserva pessoal e para o negócio.

Defina exatamente qual a quantia será retirada da empresa por mês

Um dos pontos positivos de ter sua própria empresa é que, quando ela cresce, sua renda pessoal também aumenta. No entanto, não é todo o lucro que é seu.

É importante definir uma quantia fixa para ser retirada por mês como "salário" e uma bonificação, por exemplo, que pode variar de acordo com o resultado do empreendimento.

Dessa forma, se o negócio estiver indo bem, você fatura mais. Mas, caso contrário, o seu salário está garantido.

Não utilize o dinheiro da empresa em contas pessoais

Parece óbvio, mas, na maioria das vezes é isso que acontece. Um faturamento supre o outro nos momentos de correria do dia a dia.

E, no fim do mês, quando o salário já está perto do fim, contas como internet, luz e gasolina são quitadas com o dinheiro do empreendimento. Não faça isso, porque de pouco a pouco o resultado aparece depois.

Tenha uma reserva pessoal e para o negócio

Crises financeiras podem acontecer tanto para pessoas quanto para os negócios. Dessa forma, é importante que você invista em fundos, poupança ou alguma outra forma de rendimento. 

E, é importante, que isso aconteça em contas bancárias separadas. Assim, em momentos de dificuldade, essa atitude vai contribuir para que o empreendimento consiga se manter.

Pronto(a) para aplicar os novos conhecimentos?

Como você pôde perceber, administrar as finanças do seu empreendimento de forma organizada é fundamental para que ele consiga prosperar.

Então, agora que você aprendeu alguns conceitos fundamentais de finanças você consegue se aprofundar no assunto e aplicá-lo no dia a dia da sua empresa e evitar que, em momentos de urgência, você tenha que fechar seu empreendimento.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira o ranking das 100 melhores cidades para se viver no Brasil em 2021

Falta de planejamento financeiro pode afetar a sua saúde e qualidade de vida

Cartão Méliuz: ganhe dinheiro de volta em todas as compras

Banco Inter: saiba como ganhar cashback assistindo filmes

Reconhecimento de firma: o que é e como é feito?

Saiba como cadastrar o Google Pay no aplicativo Nubank

O SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Nubank: saiba como gerar o boleto do cartão de crédito no site