Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como conciliar finanças pessoais com o empreendedorismo

Por SimplicPublicado em

Provavelmente você conhece a máxima de que empreender no Brasil não é para amadores. Mas talvez você não saiba que um desses desafios é aprender como conciliar finanças pessoais com o empreendedorismo. 

Separar as contas pessoais da empresa é imprescindível para que o empreendedor tenha uma visão clara da saúde financeira de seu negócio. Ou seja, nada de pagar as contas pessoais com o cartão da empresa e vice-versa. 

Mas isso não é tudo: é preciso desenvolver disciplina para entender que sua empresa provém sua fonte de renda, mas isso não quer dizer que você pode usar o dinheiro do fluxo de caixa quando bem entender. Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

O que você procura?

[headers-navigation toolbar="false"][item level="h2" slug="#dicas-de-como-conciliar-financas-pessoais-com-o-empreendedorismo"]Dicas de como conciliar finanças pessoais com o empreendedorismo [/item][/headers-navigation]

Dicas de como conciliar finanças pessoais com o empreendedorismo

Começou a empreender e está com dúvidas de como conciliar finanças pessoais com o empreendedorismo? O primeiro passo é aprender sobre finanças pessoais com livros ou cursos.

Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo:

Dica 1: Separe as contas

A primeira dica de como conciliar finanças pessoais com empreendedorismo é ter duas contas bancárias. Em suma, mantenha sua conta bancária pessoal ativa e abra uma segunda conta jurídica para controlar as finanças do negócio.

Com uma conta PJ, você consegue controlar todas as fontes de receitas e despesas do negócio, que devem ser associadas a notas fiscais emitidas e recebidas de fornecedores. Com os registros corretos, não haverá erros no pagamento de impostos. 

Essa primeira recomendação é válida para qualquer empreendedor, independente ou não de ter um sócio comercial. Hoje em dia é possível ter uma conta PJ com vários benefícios e funcionalidades, além de valores bem acessíveis para cesta de serviços e até mesmo opções gratuitas.

Dica 2: Mantenha o planejamento financeiro da empresa

Não tem como empreender sem desenvolver um planejamento financeiro detalhado. Deste modo, como empreendedor você precisa estabelecer uma previsão de quanto entra e quanto sai de sua empresa todos os meses. 

É fundamental considerar os custos associados ao negócio, estabelecendo um orçamento de controle mensal comparativo para acompanhar as oscilações nos gastos da empresa. 

Com esse tipo de controle financeiro, torna-se mais simples saber quanto cobrar pelos seus serviços ou produtos.

undefined 

Dica 3: Estabeleça um fluxo de caixa

Todas as transações financeiras de uma empresa precisam ser devidamente registradas, por uma série de motivos, como evitar atrasos nos pagamentos de contas, minimizar erros de contabilidade, proteger a empresa contra fraudes, entre outros.

Manter o fluxo de caixa projetado também é importante, no sentido de estabelecer uma estimativa dos ganhos e gastos da empresa durante todo aquele ano.

Dica 4: Estabeleça um salário mensal para você

Além de separar a conta pessoal da sua conta jurídica, é fundamental que você estipule um salário mensal equilibrado e constante, ou seja, não fique aumentando ou reduzindo sua remuneração dependendo do faturamento da empresa naquele mês. 

Se estiver com dificuldade para equilibrar ganhos e gastos, utilize um aplicativo de controle financeiro.

Outra dica importante é que quando você tiver um bom faturamento, deve utilizar o dinheiro excedente para reinvestir em seu próprio negócio, pois um dos seus objetivos deve ser conquistar a autonomia da sua empresa.

Dica 5: Reponha seu estoque

Você comercializa produtos por meio da sua empresa? Então deve ser normal que você faça uso desses produtos, até mesmo para testar a qualidade deles, não é mesmo?

Contudo, embora não exista qualquer problema em adquirir um produto de seu próprio estoque, é fundamental que você registre a retirada e, ao menos, reponha o preço de custo.

Gostou das dicas de como conciliar finanças pessoais com o empreendedorismo? Continue acompanhando o blog da Foregon para mais conteúdos como esse.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Simplic

A Simplic é a melhor opção de empréstimo pessoal para emergências.

Ver todos os posts

Leia também

Aumento do salário mínimo 2024 e economia de horas extras

Posso Fazer Portabilidade de Salário Mesmo Devendo o Banco?

IGP-DI: Valor Atual e o Acumulado de 2023

IPC-Fipe 2023: Conheça o Índice de Preços ao Consumidor

Descubra Agora: Buser é Confiável? Uma Análise Detalhada

Poupançudo da Caixa: Como Adquirir os Cofres Divertidos?

Finanças para Millennials: um guia passo a passo

Como Declarar Imposto de Renda: Passo a Passo para 2024