Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Finanças pós-faculdade: como pagar seu financiamento estudantil

Por SimplicPublicado em

Pegar o diploma de conclusão do curso é um rito de passagem para qualquer estudante universitário, contudo, para estudantes de faculdades particulares, surge uma preocupação com as finanças pós-faculdade: como pagar o financiamento estudantil?

Saber a resposta a essa pergunta é importante, pois após o período de carência é preciso começar a pagar as parcelas mensalmente. Mas para que o financiamento estudantil não pese em seu orçamento, é importante aprender como administrar as finanças pós-faculdade, tema do artigo de hoje. 

O que você procura?

Entenda os detalhes do seu empréstimo estudantil

O primeiro passo para pagar o financiamento estudantil é entender os detalhes do seu empréstimo: valor total devido, o valor das parcelas, taxas de juros aplicadas e o prazo de pagamento.

É importante entender os detalhes de seu empréstimo estudantil pois existem diferentes tipos de financiamentos como privados, públicos, subsidiados e não subsidiados e eles possuem características diferentes.

Explore diferentes planos de pagamento

Você sabia que existem diferentes planos de pagamento para empréstimos estudantis? Por exemplo, no Plano de Pagamento Baseado em Renda as parcelas são calculadas de acordo com a renda familiar. 

Outro exemplo é o Plano de Pagamento Graduado, em que as parcelas possuem preço progressivo em ordem crescente. O ideal é determinar um plano de pagamento de acordo com a sua situação financeira atual.

Outra sugestão é amortizar as parcelas de seu financiamento estudantil para abater os juros acumulados. Você pode fazer a amortização parcial ou amortização total do saldo devedor. Explore todas as opções para manter uma vida financeira equilibrada.

Evite atrasos de pagamento

Não recomendamos que você atrase o pagamento das suas parcelas do financiamento estudantil, pois este atraso resulta em juros adicionais. Contudo, se você estiver sem dinheiro para pagar as parcelas, recomendamos que consulte as condições de um empréstimo pessoal

Se necessário, tente renegociar seu financiamento estudantil ou mesmo reorganizar as parcelas. Algumas instituições oferecem a opção de gerenciamento do financiamento estudantil e isso é um grande ponto positivo.

Conclusão

De modo geral, o pagamento de um financiamento estudantil requer planejamento financeiro e disciplina por parte do novo profissional, mas pode ser um passo adiante em sua carreira. 

Ao colocar essas estratégias de administração de finanças pós-faculdade, com certeza, você contará com mais tranquilidade para pagar as parcelas de seu crédito estudantil.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Simplic

A Simplic é a melhor opção de empréstimo pessoal para emergências.

Ver todos os posts

Leia também

Portabilidade de Empréstimo Consignado com Troco Online: Vale a Pena?

Melhores Empréstimos com Garantia de Imóvel: Fevereiro 2024

Melhores Empréstimos com Garantia de Veículo: Fevereiro 2024

Melhores Empréstimos na Hora via Pix: Fevereiro 2024

Melhores Empréstimos Online na Hora: Fevereiro 2024

Melhores Empréstimos para MEI: Fevereiro 2024

Melhores Empréstimos com Garantia de Celular: Fevereiro 2024

Melhores Empréstimos com Antecipação do FGTS: Fevereiro 2024