Financiamento: quando vale a pena antecipar as parcelas?
Antecipar as parcelas de um financiamento é uma forma de diminuir o prazo de pagamento da linha de crédito contratada e contar com a redução de suas taxas de juros. No entanto, quando esse é o assunto, uma dúvida muito comum surge: quando vale a pena antecipar parcelas de um financiamento? Continue a leitura e entenda.

O que você procura?
Antecipação de parcelas do financiamento
Primeiramente, devemos frisar que por ser uma questão que envolve as finanças pessoais e coloca certas quantias de dinheiro em jogo, a antecipação das parcelas de um financiamento deve ser uma decisão muito bem pensada, certo?
Dito isto, é importante ter conhecimento que o Código de Defesa do Consumidor garante que os credores concedam descontos dos juros que estão embutidos nas parcelas que são pagas antecipadamente. Em outras palavras, sempre que uma parcela de crédito for adiantada, você paga menos para a instituição financeira.
Quando vale a pena antecipar as parcelas
Na maioria dos casos, antecipar as parcelas de um financiamento, seja ele imobiliário, de veículo ou outro, é uma boa opção. Entretanto, há situações em que a melhor escolha ainda é continuar pagando as mensalidades normalmente, conforme previsto em contrato.
Confira em quais casos tomar essa atitude é uma opção a ser levada em conta.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Cheque as taxas de juros
Confira com a instituição credora qual é o percentual de juros aplicado e qual seria o abatimento caso a quitação ocorresse antecipadamente. Após essa análise, se as taxas forem menores e o desconto também for pequeno, seguir com o acordo inicial talvez valha mais a pena.
Entenda quais são os descontos
Se você possui uma boa quantia em mãos e quer quitar logo as parcelas restantes, tente negociar um desconto com a instituição credora. A lógica é a seguinte: se o banco receber um dinheiro à vista que demoraria meses ou anos para entrar no caixa, faz sentido ele oferecer uma boa condição para o cliente efetuar o pagamento "adiantado".
Analise suas finanças
Que tal utilizar essa grana de outra forma? Claro que antecipar as parcelas de um financiamento é tentador, mas é importante levar em conta outras questões. Uma dica é quitar primeiro suas dívidas com juros mais caros, já que esse é o momento certo para fazer uma negociação e tentar resolver as pendências mais urgentes.
Se você não possui outras dívidas, também é possível investir o dinheiro, caso haja uma oportunidade com rentabilidade maior que os juros cobrados no financiamento. Com essa movimentação, a quantia poupada fica lá rendendo e aumentando as suas economias mês a mês.
Benefícios em fazer a antecipação
Como você já deve imaginar, o benefício que merece mais destaque é a diminuição de juros a serem pagos. Além disso, o pagamento antecipado também ajuda a encerrar a dívida com menos tempo.
Se a conta é quitada em menos tempo, seu planejamento financeiro torna-se menos "apertado" e, assim, esse dinheiro pode ser utilizado para alcançar outro objetivo. É importante ter em mente que essa antecipação mostra ao mercado que você tem um perfil de bom pagador, fator que contribui para o seu score de crédito.
- Leia também: 5 opções de financiamento estudantil
Dica Foregon
Antes de tomar a decisão em antecipar os pagamentos de um financiamento, analise todo o cenário e veja qual possibilidade é a melhor para o seu bolso.
Manter controle das suas finanças é indispensável para estar com sua saúde financeira em dia. O Portal da Foregon oferece uma ferramenta para você checar a quantas anda seu score de crédito, além de comparar e indicar os melhores serviços e serviços financeiros para o seu perfil.
Deixe seu comentário