Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Suspensão dos Empréstimos Consignados Permanece em 2022?

Por Nara LimaPublicado em

Em 2021, durante a pandemia da Covid-19, foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado. Entretanto, a lei estava em vigor apenas até o dia 31 de dezembro de 2021. Ou seja, desde o primeiro dia de 2022, as regras antigas passaram a valer novamente.

No mês de março, a margem do empréstimo consignado voltou a subir 40% e muitas dúvidas surgiram em relação a suspensão da linha de crédito. Entenda o que é e confira as novas regras do empréstimo consignado.

O que você procura?

Foi aprovado a suspensão do empréstimo consignado?

A suspensão dos consignados foi aprovada pela Lei 14.131 em 2021 devido ao caráter emergencial que o Brasil se encontrava em decorrência da crise da Covid-19 e que causou dificuldades financeiras em milhares de famílias brasileiras.

O principal intuito da lei era possibilitar que os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conseguissem suspender o pagamento das parcelas do empréstimo consignado por até 120 juros no máximo.

Foto de uma mulher sentada utilizando uma calculadora e segurando alguns documentos.

Atualmente, em 2022, não é possível suspender o empréstimo consignado. Como dissemos anteriormente, a medida esteve disponível até o dia 31 de dezembro de 2021 e não foi renovada para esse ano.

Novas regras do empréstimo consignado em 2022

A nova margem do empréstimo consignado passou de 35% para 40% em março de 2022. Desse total, 35% é voltado para o empréstimo consignado e 5% para despesas e saques realizados com o cartão de crédito consignado.

Outra novidade é que beneficiários de programas sociais, como Auxílio Brasil, também podem ser contemplados pelo empréstimo consignado.

Dica Foregon

Como a lei de suspensão teve fim, o refinanciamento ou portabilidade do empréstimo consignado podem ser boas opções, caso você encontre um banco ou instituição que ofereça melhores condições de pagamento e que supre suas necessidades.

Dessa forma, você pode melhorar a situação financeira e reduzir custos relacionados a taxa de juros abusiva.

Confira algumas opções de empréstimo consignado:

Que tal conferir seu score de crédito e receber as ofertas de produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil? Basta fazer o cadastro de forma gratuita e pronto!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Perguntas frequentes

Quando começa a suspensão dos empréstimos consignados em 2022?

A suspensão dos empréstimos consignados foi válida até o dia 31/12/2021. Em 2022, os aposentados e pensionistas do INSS devem pagar as parcelas do empréstimo consignado normalmente.

O que quer dizer suspensão do empréstimo consignado?

A suspensão dos consignados foi uma pausa no pagamento das parcelas do empréstimo em até 120 dias.

Quem tem direito a suspensão do empréstimo consignado?

Servidores públicos ativos e inativos; empregados públicos; militares; pensionistas de servidores e militares; aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quais bancos aderiram à suspensão dos consignados?

Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Banrisul, Banese, Bradesco, Itaú e Santander foram alguns dos bancos que aderiram à suspensão dos consignados

Conteúdos Relacionados

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Foregon: Como Funciona a Solicitação de Empréstimos?

Empréstimo Débito em Conta [O que é, Características, Taxas]

Empréstimo com Dinheiro Guardado Nubank: Como Contratar?

Como usar seu Terreno como Garantia para Obter um Empréstimo

Empréstimo imobiliário: dicas para contratar

Beneficiários do Auxílio Brasil podem fazer empréstimo na Caixa?

A CredFácil é Confiável? Confira

Empréstimo consignado empresa privada: entenda como funciona