Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Fundo de Capital Protegido: o que é e principais vantagens

Escrito por Voitto

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Fundo de Capital Protegido, também conhecido como Fundo de Proteção de Capital, é uma modalidade de investimento projetada para oferecer uma combinação de proteção contra perdas e potencial de crescimento

Nos dias atuais, investir com segurança e minimizar riscos se tornou uma prioridade para muitos investidores. Em um cenário econômico instável, é fundamental buscar por alternativas que ofereçam proteção ao capital investido, ao mesmo tempo em que também são rentáveis. 

Nesse sentido, é aqui que o fundo de capital protegido se destaca como uma opção atraente para os investidores conservadores. Por isso, se você procura por alternativas que preservam o seu capital e possibilitam retornos razoáveis, continue a leitura!

Neste artigo, você vai descobrir como os fundos de capital protegido podem ser a solução ideal para alcançar suas metas financeiras mesmo em ambientes variáveis, além de entender suas principais vantagens e desvantagens.

Vamos lá?

Você encontra nesse artigo:

O que são fundos de investimento?

Antes de adentrarmos ao conceito do que é um fundo de capital protegido precisamos, primeiramente, entender o que são os fundos de investimento.

Os fundos de investimento podem ser descritos como uma modalidade de aplicação financeira, no qual o dinheiro de vários investidores (cotistas) é combinado em um grupo de ativos. 

Os investidores compram cotas do fundo, que representam uma parte proporcional do patrimônio total, e o valor dessas parcelas varia de acordo com o desempenho dos ativos.

Portanto, se os investimentos do fundo se valorizarem, as cotas aumentam o preço, da mesma forma que caso tenham uma performance ruim, o valor das cotas diminui.

Alguns exemplos de fundos de investimento:

  • Ações: são aplicações financeiras em empresas da bolsa de valores e a rentabilidade está relacionada ao desempenho das ações selecionadas;
  • Renda fixa: esses fundos investem principalmente em títulos públicos, títulos privados e debêntures. São conhecidos por oferecer menor volatilidade e risco moderado;
  • Fundos multimercado: promovem uma maior diversificação na carteira de investimentos, pois ela pode ser composta por ações, títulos de renda fixa e variável, câmbio, commodities, entre outros;
  • Venture capital: é o investimento em empresas em estágio inicial com potencial de crescimento rápido (startups). Envolvem um maior risco, mas também podem proporcionar altos retornos;
  • Previdência privada: são investimentos destinados ao planejamento da aposentadoria. Podem ser compostos por renda fixa, ações e multimercado. 

O que é o Fundo de Capital Protegido?

O Fundo de capital protegido é uma categoria específica de fundos de investimento (multimercado) que busca oferecer aos investidores a proteção do capital investido, ou seja, garantir que eles não percam o valor inicialmente aplicado, mesmo em cenários desfavoráveis e voláteis de mercado.  

A principal característica do fundo de capital protegido é a garantia de retorno mínimo e/ou a proteção do valor investido ao final de um determinado período. 

Em outras palavras, isso significa que o investidor receberá de volta, no mínimo, o valor inicialmente aplicado, mesmo que os investimentos tenham um desempenho negativo.

Normalmente o fundo de capital protegido combina investimentos de maior segurança, como títulos de renda fixa, com uma parcela de maior risco, como ações e outros ativos financeiros. 

Entenda mais sobre o funcionamento do fundo de capital protegido no próximo tópico.

Como funciona o Fundo de Capital Protegido?

A estrutura básica de um fundo de capital protegido consiste na aplicação do capital em duas partes distintas: 

  • Uma parcela maior (cerca de 90%) é destinada a investimentos de menor risco, como títulos públicos; 
  • Já o restante é alocado em investimentos mais arriscados, como ações ou commodities.

A parte destinada aos investimentos de menor risco visa proteger o capital inicial. Então, mesmo que ocorram perdas, o investidor poderá recuperar o valor inicialmente investido e ter rentabilidade.

Contudo, a parcela alocada em investimentos de alto risco busca aproveitar as oportunidades de ganhos e crescimento do mercado. O objetivo é obter ganhos adicionais acima do valor protegido e proporcionar a oportunidade de alcançar um crescimento superior ao que seria obtido em um investimento conservador.

De forma geral, a ideia é que a parte de maior risco tenha o potencial de gerar retornos mais elevados, enquanto a de menor risco serve como uma espécie de "colchão" para proteger o capital investido.

Qual é o perfil de investidor ideal para esse fundo?

O fundo de capital protegido é mais atrativo para investidores que valorizam a segurança e a proteção do capital em momentos de volatilidade e incerteza no mercado financeiro, ou seja, os conservadores.

O perfil do investidor conservador é aquele que tem aversão aos riscos, prioriza a segurança em seus investimentos, requer retornos consistentes e prefere investir em opções de baixa volatilidade, como é o caso dos títulos públicos.

Portanto, se você é um tipo de investidor que tem uma mentalidade mais conservadora, preferindo preservar o dinheiro investido ao invés de arriscar em busca de retornos mais altos, pode encontrar no fundo de capital protegido uma solução que combina estabilidade e potencial de crescimento.

Vantagens e desvantagens do Fundo de Capital Protegido

Sabemos que os investidores estão constantemente à procura de oportunidades para maximizar o retorno financeiro, ao mesmo tempo em que buscam por uma proteção contra os potenciais riscos do mercado.

Até aqui você entendeu todo o funcionamento do fundo de capital protegido e o porquê dessa modalidade ser atrativa para os investidores conservadores.

Entretanto, assim como todo investimento, os fundos de capital protegido também possuem vantagens e desvantagens.

As principais vantagens de se investir no fundo de capital protegido são:

Proteção

Uma das principais vantagens é a proteção do capital inicialmente investido. Essa segurança garante que, ao final do prazo determinado, o investidor receba pelo menos o valor aplicado inicialmente, independentemente do desempenho dos investimentos mais arriscados.

Curto prazo

O fundo de capital protegido é um investimento que costuma ser de curto prazo, com duração de um a dois anos

Acessibilidade

O acesso ao fundo de capital protegido está disponível em diversas instituições financeiras e pode ser adquirido por investidores individuais. A acessibilidade é fundamental para investidores de diferentes níveis, desde iniciantes até os mais experientes.

Diversificação da carteira

Como você viu anteriormente, o fundo de capital protegido está na categoria de multimercados e funciona através da aplicação de capital em diversos ativos, como ações, títulos e commodities

Portanto, essa diversificação na carteira de investimentos auxilia na redução de riscos e garante rentabilidade, tendo em vista que o valor não é lançado em somente uma classe de ativos.

Já as desvantagens do fundo de capital protegido são:

Grau de liquidez

Alguns fundos de capital protegido podem ter restrições de resgate (períodos de carência) ou penalidades por retiradas antecipadas. Isso significa que o investidor pode ter que manter seus investimentos por um período mínimo antes de ter acesso aos fundos.

Além disso, essa restrição de liquidez pode ser desvantajosa para os investidores que desejam ter acesso imediato ao patrimônio.

Inflação

O fundo de capital protegido fornece uma falsa impressão de que o investidor não está perdendo dinheiro quando o investimento tem um mau desempenho. Contudo, não podemos nos esquecer da inflação. 

Se a taxa de inflação for maior do que o retorno gerado pelo fundo, o poder de compra do investidor diminui. Logo, mesmo com a proteção do capital, o investidor pode não conseguir acompanhar o aumento dos preços e manter seu poder de compra no futuro.

Limitação de ganhos

Apesar de garantir uma maior rentabilidade e proteção do capital, o fundo de capital protegido pode limitar os seus ganhos se comparado aos investimentos mais arriscados. 

Isso ocorre porque parte dos ganhos do fundo é utilizado para garantir a segurança, o que limita o potencial de retorno em casos de acerto. 

Vale a pena investir no Fundo de Capital Protegido?

Os fundos de capital protegido têm vantagens e desvantagens que devem ser analisadas pelos investidores. 

A proteção do capital, a participação nos ganhos, a diversificação e o acesso simplificado são benefícios atrativos desses fundos. No entanto, é importante estar ciente das limitações de rentabilidade, das restrições de liquidez e da exposição limitada a ganhos.

Antes de realizar o investimento, tenha em mente a importância de se avaliar o perfil de risco, traçar os objetivos financeiros e estimar o horizonte de investimento

Compartilhe

Escrito por:

Voitto
Escola de Negócios

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.