Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Gastos Supérfluos, Necessários e Essenciais; o que são?

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você ainda acha que gasto é tudo igual? No dia a dia, os tipos de gastos acabam se misturando e essa confusão pode ser responsável por desorganizar as despesas. Na verdade, existem muitas diferenças de um gasto para outro e é importante conhecê-las para organizar melhor sua vida financeira.

Neste artigo você vai entender quais são as diferenças entre gastos essenciais, necessários e supérfluos. Vamos lá?

O que você procura?

Gastos essenciais

Os gastos essenciais são aqueles indispensáveis para você viver com qualidade. Normalmente são fixos e possuem uma data de vencimento para o pagamento. Dentre os principais gastos essenciais estão:

  • Moradia (aluguel, contas de água, luz, telefone, internet, condomínio, gás);
  • Alimentação básica;
  • Transporte;
  • Seguros;
  • Saúde;
  • Higiene;
  • Impostos.

Gastos necessários

Os gastos necessários são aqueles que não são essenciais, mas são importantes para manter a qualidade de vida da sua família. Dentre eles estão:

  • Carro particular;
  • Academia;
  • Educação privada;
  • Entretenimento.

Gastos supérfluos

Já os gastos supérfluos, como o nome já diz, são aquelas compras que podem ser facilmente descartadas do seu orçamento em momentos de necessidades.

São gastos que geram bem-estar e atendem mais aos desejos do que às necessidades, como:  roupas de marca, restaurantes chiques, vinhos e bebidas alcoólicas, viagens, tratamentos estéticos, cosméticos, jogos.

Bônus: desperdícios

Além dos gastos citados acima, existe o desperdício, causado muitas vezes pelo excesso de compras supérfluas. Normalmente, eles não atendem nem às suas necessidades nem aos desejos.

Um exemplo disso é ir ao mercado e comprar alimentos em excesso que você não precisa apenas por conta de uma promoção. Então, as chances do alimento vencer e você não consumir são grandes, causando desperdício.

Regra do 50-30-20 para se organizar melhor

Uma forma de organizar melhor seu orçamento para conseguir pensar no longo prazo e realizar seus objetivos é seguir a regra do 50-30-20, que estipula:

  • 50% da sua renda mensal deve ir para os gastos essenciais e fixos, como moradia e supermercado;
  • 30% para gastos variáveis relacionados ao estilo de vida, como viagens, academia, lazer e restaurantes;
  • 20% para arcar com as prioridades financeiras que vão ajudar a alcançar sonhos e projetos, como investimentos.

Que tal iniciar um planejamento financeiro?

Além de entender a diferença entre os tipos de gastos, é importante que você saiba o quanto está gastando mensalmente em cada uma das categorias. Para chegar a essa informação, o planejamento financeiro é fundamental. Veja como fazer o seu:

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.