Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Guia completo do DANFE online: descubra tudo sobre ele

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Comprou algum produto no meio online e ele chegou em sua casa junto com um papel que continha as principais informações daquela aquisição? Saiba que esse documento nada mais é do que um DANFE, papel que acompanha as mercadorias durante o transporte.

Mas, você saberia dizer pra gente como emitir um DANFE ou falar quais são as suas características essenciais?

Para descobrir esses e mais detalhes, preparamos esse guia completo que vai trazer as informações mais relevantes a respeito desse documento. Preparado? É só continuar a leitura do nosso artigo.

O que você procura?

O que é o DANFE online?

Capaz de fornecer todos os dados do curso a ser percorrido na entrega do produto que você comprou, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é conhecido por ser uma versão simplificada da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

No entanto, ele não é uma substituição dessa nota fiscal. Apesar de conter as principais informações dela, o DANFE é uma representação gráfica. Por isso, ele não pode ser chamado de uma versão física da NF-e.

Para que serve o DANFE online?

Como você pôde perceber, esse item tem o papel fundamental de acompanhar a mercadoria durante toda a sua trajetória. Ou seja, desde o momento em que ela estava com o vendedor, até a hora em que ela chegar nas mãos da pessoa que comprou.

Por ser um documento obrigatório para a circulação de mercadorias, o DANFE também pode ser útil para:

  • Fornecer informações básicas sobre a operação em curso. Exemplo: emitente, destinatário, valores, dentre outros;
  • Facilitar a checagem de dados através da chave numérica de acesso e do código de barras;
  • Oferecer auxílio na escrituração das papeladas documentadas pela Nota Fiscal Eletrônica, atuando como um comprovante.

Vale destacar ainda que com o DANFE online, a Polícia Rodoviária Federal consegue detectar se existe ou não irregularidades nos dados da NF-e.

Contudo, as autoridades policiais não são as únicas que podem ter acesso a esse documento. Isso significa que qualquer cidadão comum pode visualizar o DANFE online e averiguar as informações que existem nele.

Quais os dados que constam no DANFE?

De maneira geral, o DANFE vai conter alguns elementos básicos e essenciais. Sendo assim, preste atenção e confira quais são eles:

  • Código de barras que permite a leitura por leitor óptico;
  • Chave de numérica com 44 posições, oferecendo consulta à NF-e;
  • CNPJ, inscrição estadual, razão social, endereço completo, telefone;
  • A frase "Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE";
  • Natureza da operação, de entrada ou saída;
  • Tabela com o código do produto ou serviço;
  • Descrição e a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), inclui-se aqui a unidade, quantidade, valor unitário, valor total e base de cálculo do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
  • Data e horário de saída da mercadoria;
  • Placa do veículo e transportadora;
  • Informações de transporte;
  • Tipo de operação;
  • Descrição da mercadoria;
  • Dados do destinatário.

Importante: esse documento, que é impresso pelo vendedor do produto ou serviço antes mesmo da circulação da mercadoria, pode ser reimpresso com o objetivo de cumprir com as exigências tributárias dos contribuintes envolvidos.

Quais são as vantagens do DANFE online?

Com esse documento online, você tem mais praticidade e economia, justamente por diminuir o gasto com impressão e armazenamento.

Além dessa vantagem, o DANFE também se destaca porque:

  • Disponibiliza maior transparência para as empresas;
  • Ajuda a reduzir os erros de escrituração;
  • Facilita todo o processo dos envolvidos nesse sistema;
  • Gera maiores possibilidades de negócios entre empresas;
  • Permite que as empresas não autorizadas a emitir a NF-e, possam ter acesso a essa nota.

Dúvidas frequentes

Logo abaixo, você vai conhecer as perguntas mais comuns que os vendedores e compradores têm a respeito desse documento. Confira elas e tira todas as suas dúvidas sobre o DANFE online:

É obrigatório guardar o DANFE online?

Conforme as diretrizes da legislação tributária, o emitente e destinatário deverão guardar em arquivo digital as NF-e. No caso do DANFE, não será preciso guardar esse documento se o destinatário for o emitente das NF-e. Porém, se o contribuinte não ser credenciado para a emissão da NF-e, o DANFE deve ser mantido em arquivo durante o prazo estabelecido pela legislação tributária.

Qual diferença entre DANFE e Nota Fiscal Eletrônica?

Essa Nota Fiscal Eletrônica serve para formalizar a venda de produtos e serviços, independentemente se a aquisição foi realizada em uma loja física ou online. Em outra palavras, a NF-e é fundamental para qualquer tipo de transação de venda. Já o DANFE é um documento que facilita acesso aos dados presentes nas notas fiscais eletrônicas.  Portanto, ele se caracteriza por ser um representação online ou impressa e, apesar de possuir informações da NF-e, ele não a substitui em nenhuma ocasião.

Qual a diferença de DANFE e XML?

Enquanto o DANFE online é um documento auxiliar que acompanha as mercadorias durante o transporte, o XML é uma versão digital da nota fiscal. Emitido logo após a venda do produto e enviado para o comprador junto com a NF-e, o arquivo XML tem o seu próprio padrão de escrituração fiscal definido previamente pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Vale ressaltar ainda que ele possui as seguintes informações: Dados da NF-e; Dados do emitente; Dados do destinatário; Dados dos produtos e serviços; Dados sobre o ICMS, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Programa de Integração Social (PIS), dentre outros.

Como gerar o DANFE online?

Ao seguir as recomendações da Secretaria da Fazenda, o ideal é que o DANFE seja gerado pelo mesmo sistema ou portal usado para emitir a NF-e. Dito isso, você evita divergências entre os dois documentos. Deste modo, você consegue gerar o DANFE pelo Programa Emissor de Nota Fiscal Eletrônica, opção gratuita e criada pela equipe do Projeto NF-e em parceria com SEFAZ/SP. Ele está disponível para download nos sites: Site oficial da Nota Fiscal Eletrônica; Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo.  Além desse programa, existem outras ferramentas gratuitas que podem te ajudar a emitir o DANFE. Basta acessar os links abaixo para realizar o processo de consulta e geração do documento. DANFEOnline; FSist; e.DANFE; Web DANFE; DANFE.Br. Importante: alguma dessas opções podem solicitar a chave de acesso da NFe. Outros já aceitam o arquivo XML.

Como consultar o DANFE online?

Caso queria apenas fazer uma consulta ao DANFE online, você pode fazer isso ao acessar o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica. Mas antes, é preciso ter os 44 dígitos da chave de acesso da NF-e. Sabendo disso, confira o passo a passo: Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica; Clique na opção "Consultar NF-e completa"; Logo em seguida, digite a chave de acesso da NF-e; Clique depois em "Não sou um robô"; Concluída essa etapa, pressione o botão de "Continuar"; Pronto! Agora você pode escolher entre ver o resumo da nota fiscal eletrônica ou acessar a versão completa; Se preferir imprimir o documento, desça até o final da página e opte por "Preparar documento para impressão".

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.