Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Hipoteca de imóveis: saiba o que esse termo significa

Por Camila SilveiraPublicado em

A hipoteca de imóveis pode ser uma boa saída para quem está precisando de um dinheiro e possui um imóvel. No entanto, é importante ressaltar que essa decisão deve ser tomada com muito planejamento para evitar maiores prejuízos. Entenda o que esse termo significa e veja se essa é a opção ideal para o seu momento.

Hipoteca de imóvel: saiba o que esse termo significa

Muitas pessoas acabam achando que a hipoteca de imóvel é uma espécie de crédito com garantia de imóvel ou refinanciamento imobiliário, porém, não devemos confundir. A hipoteca é um tipo de empréstimo em que o devedor oferece um imóvel como garantia de que o pagamento da dívida está assegurado.

No entanto, é importante lembrar que, para isso, o imóvel precisa estar quitado no nome do solicitante do empréstimo ou financiamento e o mesmo deve possuir um comprovante de renda fixa ou bens em seu nome. Além disso, é necessário entender que o valor emprestado irá equivaler entre 50% e 70% do valor do imóvel oferecido na hipoteca.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como funciona a hipoteca de imóveis?

A hipoteca de imóvel é realizada quando o proprietário do bem necessita de um crédito financeiro para quitar alguma dívida pendente, investir em novos projetos, etc. O interessado, portanto, procura uma instituição financeira de confiança para se informar sobre como é realizado o processo da hipoteca de imóveis.

Sendo assim, o proprietário do imóvel deverá conceder a sua casa como garantia de pagamento ou empréstimo e, isso quer dizer que, em caso de inadimplência, a instituição financeira pode tomar a propriedade e revendê-la para arcar com os custos.

Sobre as taxas de juros, elas são mais baixas quando comparadas com os financiamentos e empréstimos, porque a garantia imobiliária é muito maior do que nos casos de financiamentos.

Além disso, é importante lembrar que o usufruto do imóvel continua com o dono, ou seja, ele não precisa abandonar o bem no momento da hipoteca. Basta que os pagamentos sejam feitos em dia para que o seu patrimônio seja mantido intacto e com segurança.

Quais documentos necessários para hipotecar um imóvel?

Ao decidir qual instituição financeira lhe concederá crédito, você deverá preparar todos os documentos para o pedido. Não se esqueça: para que seus recursos sejam liberados, será necessária uma análise de crédito. Confira os documentos:

  • RG e CPF do titular e do cônjuge, caso houver;
  • Certidão de nascimento;
  • Escritura do imóvel que será hipotecado;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia autenticada do título de compra do imóvel;
  • Certidão original e atualizada da circunscrição do imóvel;
  • Certidão original de inteiro Teor da Matrícula, com negativa de ônus.

Quando entregar todos os documentos a empresa analisará o seu caso. Se o seu nome estiver constado em uma empresa de proteção ao crédito, como o SPC ou Serasa, a liberação do valor solicitado pode ser mais difícil, portanto, considere importante quitar todas as suas dívidas pendentes antes de decidir hipotecar um imóvel.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa