Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Holerite: entenda o que é e para o que serve

Por Camila SilveiraPublicado em

Apesar do holerite ser bastante conhecido entre os trabalhadores brasileiros, muitos ainda não sabem do que se trata ou não entendem as informações que constam no documento. Para ajudar essas pessoas, criamos um conteúdo que explica o que é holerite, como ele funciona e para o que serve. Ficou interessado? Continue a leitura e aproveite.

O que você procura?

Entenda o que é holerite

O holerite, também conhecido como contracheque, é um documento que consta todos os detalhes sobre os recebimentos de um trabalhador brasileiro, seja ele funcionário do setor público ou privado.

Neste demonstrativo, são apresentadas informações, como: o nome da empresa, o CNPJ, o nome do trabalhador, o CPF, o mês referente àquela folha de pagamento, cargo do trabalhador e uma tabela com os recebimentos brutos e descontos, como impostos, referentes ao mês trabalhado.

A soma final de recebimentos e descontos fica localizada no rodapé do documento, seguido do valor líquido, que é a quantia que o trabalhador irá receber como salário referente àquele mês trabalhado.

Considerado um dos demonstrativos mais importantes para a empresa e funcionário, o holerite oferece segurança para ambas as partes, porque possui características que oferecem uma melhor gestão e acompanhamento das contas do trabalhador em relação à empresa.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O holerite também consta os dias trabalhados do funcionário, os dias de falta (caso houver), horas extras (caso houver), adicionais noturnos (caso houver) e adiantamentos.

Sobre os descontos, são indicados os de Imposto de Renda, contribuição ao INSS, contribuições sindicais, descontos de convênio médico, porcentagem de contribuição por recebimento do vale-alimentação ou do vale transporte, por exemplo.

Em algumas situações, os descontos referentes à pensão alimentícia e pagamento de empréstimos consignados também podem aparecer no holerite.

Como emitir um holerite

Para emitir esse documento, é necessário, primeiramente, inserir nele todas as informações necessárias para a identificação dos funcionários, os dados a respeito do salário bruto e os dados bancários. Essas informações não mudam todos os meses, exceto se houver alterações no salário ou nos dados pessoais do funcionário.

Em seguida, é preciso inserir informações referentes ao mês do pagamento, inclusive todos os recebimentos e descontos. Feito isso, o holerite pode ser emitido e entregue ao funcionário de sua empresa.

Entenda a importância do holerite

Esse demonstrativo é de extrema importância, pois garante que a empresa tenha um controle sobre os pagamentos feitos a cada funcionário. Além disso, possibilita consultas rápidas para eventuais verificações de lançamentos em um mês específico. O holerite também ajuda a empresa, caso ela precise comprovar que paga seus trabalhadores adequadamente.

Para o funcionário, o holerite é essencial porque, com o documento em mãos, ele consegue ver detalhadamente o seu pagamento. Além disso, esse documento serve como comprovante de renda, no momento de solicitar empréstimos ou de realizar compras, o que pode ser muito vantajoso.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

NFC no celular: pagamento, compartilhamento e muito mais

Valor mínimo para empréstimo: veja a quantia básica de cada banco

Como Declarar a Poupança no Imposto de Renda?

Como a inclusão financeira pode ser propagada no Brasil?

PIS/Pasep 2023: Confira o Calendário e Quem Tem Direito

Consulte o Garantia-Safra pelo seu CPF: Saiba Como Fazer

Feirão de Veículos do Banco PAN com a Mobiauto: Como Aproveitar?

Salário Mínimo 2023 sobe de R$ 1.302 para R$ 1.320; Confira