Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Imposto de Renda 2021: como se preparar para fazer a declaração?

Por Janaína TavaresPublicado em

O Imposto de Renda, que existe desde 1992, é uma das principais obrigações que os brasileiros precisam pagar no início de 2021. Apesar de que a Receita Federal vai começar a receber as declarações do IR apenas em março, é importante se programar para esse momento.

Por isso, no artigo, separamos algumas dicas essenciais que todo contribuinte deve saber para pagar o tributo com mais organização e, ainda, ter a chance de economizar. Saiba mais detalhes, logo a seguir.

Separe os recibos para o Imposto de Renda 2021

Como a declaração do Imposto de Renda 2021 exige a comprovação dos rendimentos tributáveis ganhos no ano anterior, você já pode começar a separar os recibos que envolvem, por exemplo:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Despesas com saúde (possibilidade de deduzir integralmente do IR 2021 os gastos com exames médicos, cirurgias e atendimento odontológico, dentre outros);
  • Pagamento ou recebimento de aluguel;
  • Compra e venda de bens (documentos como escritura, recibo, contrato ou nota fiscal);
  • Despesas com educação (para quem estuda ou que tem filhos estudando).

Faça doações para deduzir o Imposto de Renda 2021

Algo que te ajuda a economizar no pagamento do Imposto de Renda 2021 é o ato de realizar doações para alguma entidade ou causa com a qual você se identifica.

Além de ser uma atitude que contribui para o bem da sociedade, você pode deduzir até 6% do valor do IR devido se o dinheiro for destinado a programas, como:

  • Fundos dos direitos da criança e do adolescente;
  • Fundos dos direitos dos idosos;
  • Projeto cultural (Lei Rouanet);
  • Atividade audiovisual (Lei de Incentivo à Atividade Audiovisual);
  • Atividade esportiva (Lei de Incentivo ao Esporte).

Invista em um plano de Previdência Privada

Para pagar menos no Imposto de Renda 2021, também é interessante considerar um plano de Previdência Privada para sua vida, especialmente o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

Essa é considerada uma despesa dedutível em até 12% da renda anual tributável. Fora que, se você tem o dinheiro guardado nesse fundo por muito tempo, em dez anos vai pagar apenas 10% de IR sobre o valor que ficar guardado.

Assim, é possível trocar a alíquota máxima de 27,5% por um plano previdenciário que tem uma tabela de alíquota regressiva. Ou seja, o pagamento vai começar alto e reajustando conforme o tempo.

Importante: lembre-se que essa alternativa é válida como uma opção de investimento a longo prazo. Portanto, evite sacar o valor da previdência em até quatro anos para não correr o risco de pagar mais impostos.

Deduza despesas no IR 2021 como autônomo

Se você é autônomo, saiba que também pode deduzir despesas no pagamento do IR 2021. Neste caso, são consideradas despesas dedutíveis:

  • Salário pago aos empregados e prestadores de serviços;
  • Encargos como FGTS e INSS dos funcionários;
  • Gastos com consumo de energia, material de trabalho e aluguel, dentre outros.

Perguntas frequentes sobre o Imposto de Renda 2021

Como consultar a restituição do Imposto de Renda pelo CPF?

Para isso, basta acessar o site da Receita Federal e informar seu CPF e data de nascimento. Logo em seguida, escolha o ano-base da consulta.

Para onde vai o dinheiro recolhido no Imposto de Renda?

Ele pode ser direcionado para gestão dos serviços públicos federais, estaduais e municipais, para programas de saúde, educação, desenvolvimento social, obras de infraestrutura, cultura, esportes, dentre outros.

Autônomos precisam declarar Imposto de Renda?

Aqueles que possuem uma renda tributável maior do que R$ 28.123,91 no ano-base são obrigados a declarar o imposto, assim como os empreendedores autônomos que tenham recebido rendimentos não tributáveis de mais de R$ 40 mil.

Conteúdos que você precisa conhecer

Fique com a gente e aproveite esse momento para ler outros artigos que podem ser interessantes para você:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Picpay: guia completo

PIS: guia completo

Score de crédito: guia completo

Como criar a sua própria empresa de pagamento em 5 passos

Como funciona o serviço de pagamentos Facebook Pay?

Como ganhar dinheiro indicando amigos no PagBank?

Carteira digital White Label: é uma boa opção para o seu negócio?

5 dicas para alcançar a estabilidade financeira

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras