Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Por Thais SouzaPublicado em

Os preços dos bens e serviços estão sujeitos à variações constantes, isso quer dizer que com R$ 50 se compra menos hoje do que há 1 ano. A alta nos preços é chamada de inflação, um fenômeno presente no Brasil e no mundo.

Neste artigo você vai conferir o que é inflação e como anda este índice nos países do G20 no ano de 2022.

O que você procura?

O que é inflação?

A inflação é um termo da economia que registra o aumento dos preços de bens e serviços de um país, que diminui o poder de compra dos consumidores. Ela é medida pelos índices de preços e varia de acordo com cada país.

Falando em poder de compra, uma maneira muito simples de explicar a inflação é por meio do exemplo abaixo:

Antes dos anos 2000, um pãozinho na padaria custava menos de R$ 0,10. Atualmente, você não consegue comprar nem 1 unidade de pão com este valor. Essa perda de poder de compra da sua moeda se chama inflação.

Como anda a inflação no mundo?

A inflação no mundo tem sido um problema para vários países, principalmente por fatores como a guerra entre Rússia e Ucrânia, os lockdowns na China devido a Covid-19 e o excesso de demanda causado pela pandemia.

Atualmente, a Argentina é o país que mais sofre com a hiperinflação, que de janeiro a setembro está em 66,1%, podendo fechar o ano com a inflação ainda mais alta. Confira abaixo as taxas de inflação dos países do G20:

País/região Inflação (%)
Argentina 66,1
Turquia 52,4
Austrália* 12,2
Rússia 10,6
Alemanha 9,0
União Europeia* 8,5
Reino Unido* 7,6
Itália 7,1
África do sul* 6,3
México 6,2
Canadá* 6,0
Estados Unidos 5,8
Índia 5,5
Espanha** 5,3
Indonésia 4,9
Coreia do sul 4,7
França 4,5
Brasil 4,1
Japão* 2,8
Arábia Saudita 2,7
China 1,9
  • *: Projeção da Austin Rating;
  • **: Espanha não faz parte do G20, mas é considerada uma convidada permanente.

Brasil tem a 4ª menor inflação do G20 em 2022

Com dados do levantamento feito pela Austin Rating referentes ao mês de outubro de 2022, o Brasil registrou a quarta menor inflação do G20 no ano. A taxa registrada de janeiro a setembro foi de 4,1%, maior do que de Japão (2,8%), Arábia Saudita (2,7%) e China (1,9%).

O país registrou uma queda de preços por três meses seguidos, o que ajudou a manter o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estável.

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual é o país com a maior inflação do mundo?

Atualmente, a Argentina tem a maior inflação entre os países que fazem parte do G20. Entre janeiro e setembro de 2022, o país registrou uma inflação de 66,1%. Em segundo lugar está a Turquia.

Como está a inflação no mundo em 2022?

A inflação no mundo está sendo impulsionada por conta das recentes crises, como a Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Apesar disso, alguns países estão se estabilizando, como o Brasil, com inflação de 4,1% em 2022.

Quais os países que têm a maior inflação do mundo?

Dentro do G20, um grupo que engloba vários países, os que têm a maior inflação atualmente são: Argentina, Turquia e Rússia. O Brasil tem a 4ª menor inflação do G20 em 2022.

Como está a inflação do Brasil em 2022?

De janeiro a setembro de 2022, o Brasil registrou uma inflação de 4,1%, a quarta menor taxa dentre os países do G20. O país está com queda de preços há três meses, mantendo o IPCA estável.

Por que a inflação do Brasil baixou?

De acordo com o levantamento do IBGE, o IPCA vem sendo pressionado pela queda nos preços dos combustíveis, em particular da gasolina e do etanol, e da energia elétrica.

Informamos?

Esperamos que esse conteúdo seja útil para sua vida financeira, afinal, descomplicar as suas finanças é o nosso principal objetivo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?