Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Deferimento do Pedido do INSS: o que Significa?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Ao realizar um pedido administrativo junto ao INSS, seja de aposentadoria, Auxílio Doença, ou outro, é sempre necessário acompanhar o resultado no site da Previdência Social. Veja o que significa quando o status aparece como "deferimento do pedido" e o que é "pedido indeferido".

Neste artigo, nós vamos explicar o que esse e outros termos usados pelo INSS significam para que você evite confusões e esteja certo de como está o andamento de sua proposta. Para acompanhar a resposta, tenha em mãos o número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF. Por fim, acesse o site da Previdência.

O que você procura?

Deferimento do pedido de INSS: entenda o que esse e outros termos significam

Quando o termo "deferimento do pedido" aparece na plataforma quer dizer que o INSS foi aceito. Ao contrário da palavra indeferido, que significa que o pedido foi negado.

Os termos que são usados pela Previdência Social e que muitas pessoas não sabem o que significam são:

  • Pré-habilitado;
  • Habilitado;
  • Deferido/Concedido;
  • Indeferido/Negado.

Vamos a um exemplo básico: se um segurado solicita uma Aposentadoria Especial de Médico, o INSS deverá analisar toda a documentação comprobatória e isso poderá demorar semanas ou meses, até o deferimento (concessão) ou indeferimento (negação) do pedido. O mesmo processo acontece na Aposentadoria do Dentista, entre outras categorias de benefício.

O que os demais termos significam?

Se o seu pedido se encontra pré-habilitado significa que ele foi registrado no sistema da Previdência Social e está sendo processado. No entanto, isso não quer dizer que a sua solicitação foi analisada.

Após esse estágio, a sua proposta poderá aparecer como habilitada, ou seja, ela estará apta para passar pela análise do INSS. Mas não confunda: esta fase não significa que o seu pedido foi concedido (deferido) e também não quer dizer que você possui uma resposta sobre a sua solicitação. O órgão está apenas informando que o seu pedido está sendo analisado.

Após passar por todas estas etapas, você obterá a resposta do seu pedido, que poderá ser indeferido ou deferido. Portanto, se a sua solicitação apresentar o termo indeferido, significa que o INSS não concedeu o benefício que você pediu. Por outro lado, se constar a palavra deferido, a sua proposta foi concebida com sucesso.

Como saber os motivos que levaram a negação do pedido?

Para saber quais foram os motivos que levaram o INSS a negar a sua solicitação, você deverá pedir a cópia integral do processo e agendar um pedido de recurso. Além disso, será necessário explicar o porquê você acha que o órgão decidiu de maneira errada e provar que tem direito ao benefício solicitado.

É aposentado ou pensionista do INSS? Conheça as opções para você

Aposentados e pensionistas do INSS possuem condições especiais na contratação de empréstimo e cartão de crédito consignado. A aprovação é mais rápida, já que normalmente não são feitas consultas nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC e Boa Vista).

Consulte seu CPF gratuitamente na Foregon e conheça as melhores opções de empréstimos e cartões de crédito para você:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este artigo. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e ate a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.