Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

INSS deferido: entenda o que esse e outros termos significam

Por Camila SilveiraPublicado em

Ao realizar um pedido administrativo junto ao INSS, seja de aposentadoria, Auxílio Doença, ou outro, é sempre necessário acompanhar o resultado no site da Previdência Social. O termo deferido que aparece na plataforma quer dizer que o pedido realizado pelo beneficiário foi aceito. Ao contrário da palavra indeferido, que significa que o pedido foi negado.

Neste artigo, nós vamos explicar o que esse e outros termos usados pelo INSS significam para que você evite confusões e esteja certo de como está o andamento de sua proposta. Para acompanhar a resposta, tenha em mãos o número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF. Por fim, acesse o site da Previdência.

INSS deferido: entenda o que esse e outros termos significam

Os termos que são usados pela Previdência Social e que muitas pessoas não sabem o que significam são:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Pré-habilitado;
  • Habilitado;
  • Deferido/Concedido;
  • Indeferido/Negado.

Vamos a um exemplo básico: se um segurado solicita uma Aposentadoria Especial de Médico, o INSS deverá analisar toda a documentação comprobatória e isso poderá demorar semanas ou meses, até o deferimento (concessão) ou indeferimento (negação) do pedido. O mesmo processo acontece na Aposentadoria do Dentista, entre outras categorias de benefício.

O que os demais termos significam?

Se o seu pedido se encontra pré-habilitado significa que ele foi registrado no sistema da Previdência Social e está sendo processado. No entanto, isso não quer dizer que a sua solicitação foi analisada.

Após esse estágio, a sua proposta poderá aparecer como habilitada, ou seja, ela estará apta para passar pela análise do INSS. Mas não confunda: esta fase não significa que o seu pedido foi concedido (deferido) e também não quer dizer que você possui uma resposta sobre a sua solicitação. O órgão está apenas informando que o seu pedido está sendo analisado.

Após passar por todas estas etapas, você obterá a resposta do seu pedido, que poderá ser indeferido ou deferido. Portanto, se a sua solicitação apresentar o termo indeferido, significa que o INSS não concedeu o benefício que você pediu. Por outro lado, se constar a palavra deferido, a sua proposta foi concebida com sucesso.

Como saber os motivos que levaram a negação do pedido?

Para saber quais foram os motivos que levaram o INSS a negar a sua solicitação, você deverá pedir a cópia integral do processo e agendar um pedido de recurso. Além disso, será necessário explicar o porquê você acha que o órgão decidiu de maneira errada e provar que tem direito ao benefício solicitado.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este artigo. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e ate a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Quem conseguiu economizar na quarentena já pensa em viajar

Black Friday 2021 Magalu: como aproveitar as melhores ofertas

Quando começa a Black Friday 2021?

Black Friday 2021 Submarino: saiba como garantir as melhores promoções

Open Banking: 7 aspectos que podem impactar as Pequenas e Médias Empresas

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil

Reconhecimento facial: o que é e como funciona

Anywhere office: conheça o novo modelo de trabalho flexível