Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

INSS deferido: entenda o que esse e outros termos significam

Por Camila SilveiraPublicado em

Ao realizar um pedido administrativo junto ao INSS, seja de aposentadoria, Auxílio Doença, ou outro, é sempre necessário acompanhar o resultado no site da Previdência Social. O termo deferido que aparece na plataforma quer dizer que o pedido realizado pelo beneficiário foi aceito. Ao contrário da palavra indeferido, que significa que o pedido foi negado.

Neste artigo, nós vamos explicar o que esse e outros termos usados pelo INSS significam para que você evite confusões e esteja certo de como está o andamento de sua proposta. Para acompanhar a resposta, tenha em mãos o número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF. Por fim, acesse o site da Previdência.

INSS deferido: entenda o que esse e outros termos significam

Os termos que são usados pela Previdência Social e que muitas pessoas não sabem o que significam são:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Pré-habilitado;
  • Habilitado;
  • Deferido/Concedido;
  • Indeferido/Negado.

Vamos a um exemplo básico: se um segurado solicita uma Aposentadoria Especial de Médico, o INSS deverá analisar toda a documentação comprobatória e isso poderá demorar semanas ou meses, até o deferimento (concessão) ou indeferimento (negação) do pedido. O mesmo processo acontece na Aposentadoria do Dentista, entre outras categorias de benefício.

O que os demais termos significam?

Se o seu pedido se encontra pré-habilitado significa que ele foi registrado no sistema da Previdência Social e está sendo processado. No entanto, isso não quer dizer que a sua solicitação foi analisada.

Após esse estágio, a sua proposta poderá aparecer como habilitada, ou seja, ela estará apta para passar pela análise do INSS. Mas não confunda: esta fase não significa que o seu pedido foi concedido (deferido) e também não quer dizer que você possui uma resposta sobre a sua solicitação. O órgão está apenas informando que o seu pedido está sendo analisado.

Após passar por todas estas etapas, você obterá a resposta do seu pedido, que poderá ser indeferido ou deferido. Portanto, se a sua solicitação apresentar o termo indeferido, significa que o INSS não concedeu o benefício que você pediu. Por outro lado, se constar a palavra deferido, a sua proposta foi concebida com sucesso.

Como saber os motivos que levaram a negação do pedido?

Para saber quais foram os motivos que levaram o INSS a negar a sua solicitação, você deverá pedir a cópia integral do processo e agendar um pedido de recurso. Além disso, será necessário explicar o porquê você acha que o órgão decidiu de maneira errada e provar que tem direito ao benefício solicitado.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este artigo. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e ate a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão

Next: veja como contribuir com causas sociais ao pagar com seu cartão

Pinterest como ferramenta de negócios: guia completo

Compra de supermercado: mensal ou semanal? Saiba qual vale mais a pena