Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Por ForegonPublicado em

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários no Instagram, atrás somente dos Estados Unidos. Dentre os entrevistados, 84% entram na rede social pelo menos uma vez por dia. Esses dados só reforçam como o Instagram pode ser uma ótima ferramenta de negócios para empresas que buscam aumento nas vendas e maior visibilidade virtual.

Pensando nisso, neste guia completo você vai conferir dicas valiosas sobre como aplicar estratégias assertivas dentro da plataforma. Vamos lá? 

Instagram como ferramenta de negócios

Abrir uma conta para sua empresa no Instagram é uma forma de estar mais próximo do seu público e atrair novas pessoas para conhecer sua marca.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

A plataforma oferece várias ferramentas para isso, como: criação de anúncios, acesso a dados sobre impressão, alcance e engajamento das publicações, Reels, Stories, Lives e muitos mais. Confira alguns dados obtidos pelo próprio Instagram sobre a relevância das empresas dentro da plataforma: 

  • 90% das pessoas no Instagram seguem uma empresa;
  • Duas em cada três pessoas entrevistadas disseram que o Instagram permite a interação com as marcas;
  • 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram.

A rede social conta com mais de 200 milhões de contas empresariais que as pessoas visitam todos os dias. Veja como se tornar uma delas:

1. Crie uma conta empresarial 

É muito importante que você mude a conta da sua marca para empresarial. Essa função permite que você tenha acesso a ferramentas exclusivas para empresas. Veja como é fácil: 

  1. Baixe o App Instagram no seu celular (Android e iOS);
  2. Clique em "Cadastre-se com e-mail ou telefone";
  3. Insira seu telefone ou e-mail;
  4. Insira o código de confirmação enviado por SMS ou e-mail e clique em "Avançar";
  5. Em seguida, insira seus dados pessoais, crie uma senha e clique em "Cadastre-se";
  6. Após a criação da conta, vá em "Configurações", clique em "Conta" e selecione "Mudar para conta profissional";
  7. Insira a categoria que melhor descreve sua empresa e pronto!

Se você já possui uma conta e deseja mudá-la para empresarial, basta ir em "Configurações", clicar em "Conta" e selecionar "Mudar para conta profissional". 

Depois de seguir o passo a passo, chegou a hora de completar o seu perfil. Nesse momento você deve ter uma atenção especial ao design, já que é ele que vai chamar a atenção de novos seguidores. Siga as dicas abaixo para criar um bom perfil profissional: 

  • Coloque a foto do logo da sua marca no perfil, ela deve ser visível e estar ajustada ao tamanho e formato exigido na plataforma;
  • O seu usuário deve levar o nome da marca e precisa ser de fácil compreensão para facilitar na busca;
  • A Bio do Instagram é o lugar onde você pode adicionar informações importantes sobre sua empresa, como: link para o WhatsApp ou número de telefone, endereço, site, horário de atendimento, dentre outros dados relevantes para seus usuários.

2. Defina o seu público-alvo 

Como o nome já diz, o público-alvo de uma marca é o grupo de pessoas na qual ela vai focar suas estratégias e ações de marketing dos seus produtos ou serviços. Ou seja, é uma fatia da população que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa. 

Para defini-lo você precisará coletar informações sobre hábitos de consumo, preferências, região, poder aquisitivo, dentre outras informações relevantes. Existem três principais segmentações para encontrar o seu público, confira:

  • Segmentação geográfica: "onde vivem?". Aqui você pode analisar: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade e clima;
  • Segmentação demográfica: "quais suas principais características?". Aqui você pode analisar dados como: gênero, idade, estado civil, renda, ocupação, escolaridade, religião, raça e nacionalidade.
  • Segmentação psicográfica: aqui você pode estudar qual o estilo de vida do seu público, cultura, influência, personalidade, interesses, problemas, preocupações e valores.

Após a definição do seu público-alvo, o atendimento, o produto ou serviço, o relacionamento e a sua abordagem serão muito mais assertivos, já que sua estratégia estará mais segmentada. 

3. Relacione-se com seus seguidores dentro da plataforma

O Instagram é uma rede social e, portanto, você deve interagir com seus seguidores, marcas e influenciadores dentro da plataforma. Aposto que você já ouviu a frase: "Quem não é visto, não é lembrado". Ela faz todo sentido para sua empresa crescer dentro do Instagram. Veja algumas dicas de interação que separamos: 

  • Siga páginas de marcas relacionadas ao seu produto ou serviço para uma possível parceria futura; 
  • Quando o cliente mencionar você no Story, compartilhe-o em sua página; 
  • Curta e responda todos os comentários das suas publicações; 
  • Faça caixinhas de perguntas para conversar com seu público; 
  • Mencione os seus clientes ao responder as postagens;
  • Mencione pessoas influentes do seu meio em publicações: blogueiras, celebridades, lojas parceiras, YouTubers, dentre outros.

4. Fuja de sorteios

Realizar sorteios no Instagram é uma opção tentadora para muitas marcas e influencers digitais. Mas, ao contrário do que muitos pensam, na maioria das vezes essa ação não trará bons resultados. O problema é que essa estratégia faz com que você capte pessoas que não fazem parte do seu público-alvo e não consumiriam o seu produto ou serviço. 

Essas pessoas dificilmente se interessarão pelos seus posts e não vão interagir com eles, pois não estão focadas na empresa, e sim no produto ou serviço sorteado. 

Tudo isso faz com que as métricas do perfil se tornem confusas e o Instagram entenderá que se você tem muitos seguidores e pouco engajamento, seu conteúdo pode não ser relevante, fazendo com que o algoritmo deixe de entregar suas publicações para o público.

Por isso, fuja de sorteios. É muito mais interessante lançar promoções ou dar brindes para os clientes que adquirirem um determinado produto ou serviço da sua marca.

5. Não caia nessa de comprar seguidores

Seguindo a mesma lógica dos sorteios, comprar seguidores também é uma ação totalmente prejudicial para o seu perfil. Isso pode te dar a sensação momentânea de que está indo bem, quando na verdade, esses seguidores comprados vão fazer com que seu engajamento caia e, com isso, o alcance das suas publicações vai diminuir.

Se você deseja conquistar mais seguidores para sua página, aposte em conteúdos bem feitos e que realmente entregam valor para os usuários da plataforma. Os anúncios pagos também são ótimas opções, pois permitem o direcionamento da publicação para o público-alvo da marca. 

Reels do Instagram para empresas 

Atualmente, o Reels é uma das principais formas de alcançar mais pessoas dentro do Instagram. Trata-se de uma ferramenta de vídeos que permite a criação de conteúdos com músicas, áudios, efeitos, cortes, transições, dentre outras funções. Confira algumas dicas para criar um vídeo no Reels:

  • Vídeos em alta definição;
  • Legende seus Reels para que ele seja compreendido por deficientes auditivos; 
  • Insira uma música que esteja em alta no momento; 
  • Não insira muito texto para não dificultar a visualização;
  • A iluminação deve ser adequada ao ambiente;
  • Aposte em uma boa edição;
  • Insira transição de cenas;
  • Inspire-se em referências de sucesso dentro do seu setor.

Um vídeo feito no Reels geralmente alcança mais contas porque pode ser descoberto no cenário global do Instagram. Ou seja, os usuários podem visualizar seus vídeos na plataforma mesmo se não estiverem te seguindo, pois eles aparecem na guia "Explorar" e na rolagem do feed. Confira as vantagens da ferramenta para sua estratégia: 

  • Agrega diversidade de conteúdo ao perfil da marca;
  • Aparece no "Explorar" do Instagram, podendo levar seu vídeo para mais e mais pessoas interessadas em conteúdos semelhantes;
  • Estreita e enriquece o relacionamento com o seu público;
  • Oferece informações de forma dinâmica e mais envolvente;
  • Uma forma mais criativa e envolvente de produzir vídeos.

Stories do Instagram para empresas 

Lançado em 2016, o Instagram Stories é uma ferramenta de publicação de vídeos e fotos curtos, de até 15 segundos, que ficam disponíveis para visualização por apenas 24 horas. O Story é essencial para sua estratégia comercial na plataforma pois, se o conteúdo for bem-sucedido, consegue ser criativo, dinâmico e interativo ao mesmo tempo. 

O Instagram Stories conta com funções que te auxiliam no engajamento e alcance da sua conta, como: enquetes, figurinhas, links externos, hashtags, quiz e muitos mais. No entanto, elas devem ser utilizadas de forma natural e precisam estar alinhadas com o objetivo da sua marca.

Os Stories são a melhor forma de humanizar a sua marca, estratégia essencial para empresas nos dias de hoje. Você pode aparecer, conversar de forma espontânea com seus clientes, dar dicas, mostrar o que acontece nos bastidores, fazer enquetes para aumentar o engajamento, mostrar seus produtos, divulgar postagens do feed, Lives Reels, dentre diversas outras opções. 

Esqueça da antiga ideia de que ter uma marca diz respeito somente à vendas. Você deve trazer conteúdo relevante para as pessoas que te seguem, pois ninguém gosta de entrar em uma rede social e se deparar com vários conteúdos com o único objetivo de vender. 

Publicações no feed do Instagram para empresas

Ao contrário dos Stories, as publicações no feed não devem ser tão espontâneas. O feed requer maior planejamento por parte das empresas, já que aquelas fotos não têm prazo e ficam presentes na sua página o tempo todo. Portanto, os posts no feed devem ser mais elaborados.

Ele é o local ideal para fazer postagens de fotos do seu produto ou serviço, nesse caso, invista em uma boa câmera, iluminação e edição. Apesar da possibilidade de postar vídeos, procure deixar esse formato para o Reels, IGTV ou Stories

O seu feed deve ser harmônico e as imagens não podem conter muito texto, deixe-os para a legenda. Além disso, a frequência de postagens por lá deve ser menor do que nas outras ferramentas da plataforma.

Lives do Instagram para empresas 

As transmissões ao vivo também são uma ferramenta do Instagram e podem ser muito úteis para gerar mais proximidade com seu público. Existe uma infinidade de temas para você criar uma Live de sucesso no Instagram. Abaixo separamos alguns exemplos para você: 

  • Se você é consultor: pode fazer uma Live com dicas sobre um determinado assunto, falando também das vantagens da sua consultoria;
  • Se você tem uma loja de roupas: pode fazer uma Live semanal mostrando as novidades da loja;
  • Se você é nutricionista: pode fazer uma Live falando sobre dietas ou comparando informação nutricional de alimentos;
  • Se você é do ramo de finanças: pode fazer uma Live sobre como poupar, investir ou sair das dívidas.

Além do tema, você também deve atentar-se à divulgação da transmissão, iluminação, internet e ao espaço que ficará visível no vídeo. 

Venda de produtos no Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso lançado recentemente que permite às empresas marcarem seus produtos em suas publicações do feed ou dos Stories. Com essas marcações, que são como etiquetas, o seu cliente pode clicar sobre o produto e ver o preço dele diretamente na postagem. Além disso, também existe a possibilidade da pessoa ser mandada direto para a página do produto no seu site, encurtando o caminho até a compra.

Existe melhor horário para postar no Instagram?

Não existe um horário específico que seja perfeito para aumentar o engajamento das suas publicações. Mas há algumas regras que você precisa saber. Confira: 

  • O pior dia para fazer publicações no Instagram é o domingo;
  • Durante a semana, você pode postar em qualquer horário entre às 9h e 18h;
  • Você deve fazer pelo menos dois Stories por dia para aumentar o alcance das suas publicações;
  • Se o seu conteúdo não for relevante para o usuário, nenhum horário fará com que ele tenha um bom alcance.

Quais as proporções para postagens no Instagram?

Por ter vários formatos diferentes na plataforma, é importante atentar-se às proporções certas para cada postagem no Instagram, já que elas são responsáveis por garantir uma experiência muito melhor para a audiência. Por isso, anote para não esquecer: 

  • Para posts do feed: use a proporção 1:1, com uma imagem de resolução 1.000 x 1.000, por exemplo;
  • Para posts nos Stories: use a proporção 9:16, com uma imagem de resolução 720 x 1.280, por exemplo.

Descomplicamos?

Este guia completo faz parte dos conteúdos da série "Redes sociais como ferramenta de negócios". Aproveite para conferir todos os artigos e alavancar ainda mais as estratégias da sua marca no âmbito digital: 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Se ainda restou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Foregon

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça o Anthor, aplicativo que conecta empresas a prestadores

WhatsApp Pay: confira 8 vantagens desse tipo de pagamento

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?