Investimentos: banco ou corretora, qual escolher?
Seu dinheiro trabalha para você ou você é quem trabalha pelo dinheiro? Se você nunca se deparou com essa pergunta em sua vida, pode estar na hora de pensar em investimentos!
Sobra um dinheiro no fim do mês? Ou se você fizer um esforço, consegue ter uma reserva extra? Se alguma das respostas for sim, investir pode fazer seu dinheiro se multiplicar.
Se você ainda não anda por dentro do assunto, nós vamos te explicar como funciona e qual o melhor investimento entre banco ou corretoras. Confira e comece fazer investimentos:
O que você procura?
Qual o melhor investimento: banco ou corretoras?
Antes de te mostrar qual pode ser o melhor lugar para aplicar o seu dinheiro, é importante conhecer como funciona cada instituição e como elas remuneram o cliente.

-
Bancos
Os bancos ganham dinheiro movimentando dinheiro. Ou seja, o dinheiro que seus clientes têm depositado, circulam. Eles vão para aqueles que não têm dinheiro em conta. Com os juros, os bancos conseguem pagar aqueles que têm saldo em conta, como a rentabilidade da poupança, como ganhar dinheiro por emprestar para as pessoas com os juros do cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
-
Corretora
As corretoras ganham dinheiro com a movimentação dentro dela e pela quantidade de dinheiro que você deixa parada em sua conta. Ela recebe uma quantia por cada investimento feito.
O melhor para uma corretora é que os investidores estejam sempre aplicando dinheiro e aumentando cada vez mais o valor guardado.
Em qual delas fazer seus investimentos?
Para quem procura fazer o dinheiro render mais, a melhor escolha pode ser uma corretora. Os bancos, na maioria das vezes, só disponibilizam investimentos criados por eles mesmos. Como consequência, a oferta de rendimento é menor.
Investimentos em bancos podem ser melhores quando o cliente tem um patrimônio maior. Já uma corretora pode oferecer um fundo que seja possível aplicar com bem menos dinheiro.
Como por exemplo o Tesouro Direto, que a partir de R$ 30, você já pode investir em títulos públicos e ganhar mais que a poupança tradicional dos bancos.
Conclusão
Se você já é cliente de algum banco e tem um bom dinheiro para investir, pode ser que o melhor seja aplicar em um banco, aproveitando da comodidade e relação com a instituição.
Ou se você prefere que seu dinheiro tenha um bom rendimento, as corretoras são a melhor escolha. Elas fazem seu saldo subir mais do que os investimentos dos bancos. Você pode escolher títulos que rendem a curto ou a longo prazo, sendo que este último, é o que traz maior rentabilidade.
Existem corretoras que disponibilizam o serviço online, onde você pode fazer simulações e abrir sua conta. Algumas cobram taxas de manutenção ou de abertura e outras têm isenção em seus serviços. Sempre se informe antes de aplicar!
Se você consegue fazer sobrar um dinheiro da sua renda, aplique e comece a fazer seu dinheiro trabalhar por você!
Se você ainda tem alguma dúvida quanto à investimentos, fale com a gente aqui pelos comentários. Fique à vontade para navegar no nosso bolo e ficar por dentro do mundo financeiro!

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -
Deixe seu comentário