Investir é o mesmo que guardar, só que rende
Você pode começar a separar um dinheiro por diversos motivos: para realizar um sonho, reformar a casa ou até mesmo para possuir uma reserva de emergência, considerando imprevistos. Para isso, é necessário saber como começar de maneira correta e entender os diferentes papéis de guardar dinheiro e investir. Acompanhe e esclareça todas as suas dúvidas.

O que você procura?
O que quer dizer guardar dinheiro?
Guardar dinheiro é separar um valor para mantê-lo invariável e de preferência em uma conta que tenha um rendimento acima da inflação. Isso porque o dinheiro não correrá o risco de desvalorizar.
Geralmente, essa modalidade é usada por quem tem reserva de emergência, já que o dinheiro pode ser retirado de forma rápida, porém essa não é a única situação. Pessoas que desejam guardar dinheiro para o futuro ou separar uma quantia por algum motivo específico também adotam a mesma prática.
Para guardar dinheiro de forma correta, será preciso separar os valores de quanto você ganha e quanto gasta. Após isso, faça uma conta de subtração entre esses dois valores e, caso essa conta seja positiva, guarde a quantia restante.
O que quer dizer investir?
Investir é separar uma quantia e tentar transformá-la em mais dinheiro no futuro por meio de rendimentos. Saiba que os bancos e instituições oferecem diferentes produtos de investimentos de acordo com os seus clientes e, por isso, para começar a investir não é necessário ter muito dinheiro.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Renda fixa
A renda fixa é uma categoria de investimentos financeiro, na qual o investidor possui mais clareza de quanto o seu dinheiro irá render. Tesouro Direto, CDBs e LCAs são os exemplos mais conhecidos. Na maioria das vezes, oferecem rendimentos mais moderados, já que são associados a índices como a Taxa Selic e CDI.
Renda variável
A renda variável é outra modalidade de investimento que tem taxas de retorno que variam de acordo com o tempo. Melhor dizendo, a rentabilidade do dinheiro muda o tempo todo e isso significa que os riscos são maiores, porém os potenciais de ganhos também. Na bolsa de valores, por exemplo, são comercializados ativos de renda variável.
E aí, descomplicamos?
Faça uma análise de acordo com os seus objetivos financeiros e escolha a melhor alternativa para o seu momento atual. Entenda que investir não traz um retorno imediato, mas pode ser uma excelente maneira de fazer o seu capital crescer, de forma eficaz e segura.
Você vai gostar de saber
Esperamos ter ajudado. Até breve!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário