Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

IOF: saiba qual o valor para cada serviço

Escrito por Claudia Borges

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Pagar imposto é uma coisa tão comum no nosso dia a dia que muitas vezes nem sabemos exatamente o que estamos pagando. Com o IOF não é diferente e, o que pode deixar mais confuso, é que esse imposto tem um valor diferente para cada operação.

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) foi previsto na Constituição Federal de 1988, mas foi implementado somente em 1994 pelo presidente Itamar Franco. E ele não foi criado para arrecadar valores e sim para ser um controle ao mercado financeiro, pois era muito comum as pessoas fazerem aplicações e logo sacarem o valor, em 1 ou 2 dias apenas.

A única maneira de alterar ou cancelar o IOF é por um decreto emitido pelo chefe do poder executivo, o Presidente da República.

O que você procura?

Serviços sujeitos a IOF

Os principais serviços que podem incidir IOF em transações de pessoa física são:

  • Investimentos: esse tipo de serviço tem uma tarifa variável, que vai em ordem decrescente de 96% a 0, dependendo do dia que você deseja fazer o saque. Retiradas após 30 dias da data inicial da aplicação não geram IOF;
  • Compras Internacionais com cartão: tanto para comprar feitas no exterior quanto para compras feitas no Brasil, mas em sites estrangeiros, o valor do IOF por operação com cartões de crédito e pré-pagos é de 6,38 por compra;
  • Câmbio: compra e venda de moedas estrangeiras está sujeita a aplicação de 1,1% de IOF;
  • Cheque especial e crédito rotativo do cartão de crédito: para as duas modalidades existe uma taxa fixa de 0,38% e ainda incide um acréscimo de 0,0082% por dia, até que a dívida esteja paga;
  • Empréstimos e financiamentos: com exceção do financiamento de imóveis, essa modalidade tem uma taxa de 0,38% que já é embutido nas parcelas, acrescido de 0,0082% diária, também já cobrado nas parcelas;
  • Seguros: ter valor variável para cada modalidade, por exemplo seguro de vida incide o valor do IOF cobrado é de 0,38% enquanto que para seguros de carro é de 7,38%.

Importância de saber calcular o IOF

Imagina voltar de viagem e ter uma surpresa com a fatura do cartão de crédito? Pois é, para evitar esse tipo de situação é sempre bom saber quanto você vai pagar de IOF.

Importante dizer que ele pode mudar ao longo do ano, por isso é bom ficar de olho, se você for utilizar alguns dos serviços que podem incidir esse imposto.

Tem alguma dúvida que não falamos nesse texto? Deixe nos comentários.

Até mais.

Compartilhe

Escrito por:

Claudia Borges
Redatora

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.