Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IOF: saiba qual o valor para cada serviço

Por Claudia BorgesPublicado em

Pagar imposto é uma coisa tão comum no nosso dia a dia que muitas vezes nem sabemos exatamente o que estamos pagando. Com o IOF não é diferente e, o que pode deixar mais confuso, é que esse imposto tem um valor diferente para cada operação.

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) foi previsto na Constituição Federal de 1988, mas foi implementado somente em 1994 pelo presidente Itamar Franco. E ele não foi criado para arrecadar valores e sim para ser um controle ao mercado financeiro, pois era muito comum as pessoas fazerem aplicações e logo sacarem o valor, em 1 ou 2 dias apenas.

A única maneira de alterar ou cancelar o IOF é por um decreto emitido pelo chefe do poder executivo, o Presidente da República. 

Serviços sujeitos a IOF

Os principais serviços que podem incidir IOF em transações de pessoa física são:

  • Investimentos: esse tipo de serviço tem uma tarifa variável, que vai em ordem decrescente de 96% a 0, dependendo do dia que você deseja fazer o saque. Retiradas após 30 dias da data inicial da aplicação não geram IOF;
  • Compras Internacionais com cartão: tanto para comprar feitas no exterior quanto para compras feitas no Brasil, mas em sites estrangeiros, o valor do IOF por operação com cartões de crédito e pré-pagos é de 6,38 por compra;
  • Câmbio: compra e venda de moedas estrangeiras está sujeita a aplicação de 1,1% de IOF;
  • Cheque especial e crédito rotativo do cartão de crédito: para as duas modalidades existe uma taxa fixa de 0,38% e ainda incide um acréscimo de 0,0082% por dia, até que a dívida esteja paga;
  • Empréstimos e financiamentos: com exceção do financiamento de imóveis, essa modalidade tem uma taxa de 0,38% que já é embutido nas parcelas, acrescido de 0,0082% diária, também já cobrado nas parcelas;
  • Seguros: ter valor variável para cada modalidade, por exemplo seguro de vida incide o valor do IOF cobrado é de 0,38% enquanto que para seguros de carro é de 7,38%.

Importância de saber calcular o IOF

Imagina voltar de viagem e ter uma surpresa com a fatura do cartão de crédito? Pois é, para evitar esse tipo de situação é sempre bom saber quanto você vai pagar de IOF. 

Importante dizer que ele pode mudar ao longo do ano, por isso é bom ficar de olho, se você for utilizar alguns dos serviços que podem incidir esse imposto.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Tem alguma dúvida que não falamos nesse texto? Deixe nos comentários.

Até mais. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank