Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IPTU Atrasado: como Regularizar a Situação? [Atualizado]

Por Camila SilveiraPublicado em

Perdeu a data de vencimento do pagamento? Não pagou a sua conta porque o orçamento apertou? Fique tranquilo, esses acontecimentos são completamente normais e nós vamos te ensinar como proceder diante dessa situação. Portanto, se você está com o IPTU atrasado, confira como quitar essa dívida e algumas dicas para evitar que isso aconteça novamente.

Por onde recebo o boleto do IPTU?

O lançamento anual do IPTU é feito através de uma notificação enviada pelo Correios no endereço cadastrado do cidadão. Nesse documento constam dois boletos:

  • Opção um – parcela Única: um boleto para pagamento à vista com desconto;
  • Opção dois – pagamento parcelado: outro para pagamento da primeira parcela.

Caso o cidadão opte pelo pagamento parcelado, os boletos das próximas parcelas serão enviados pelos Correios antes do vencimento da segunda parcela. O vencimento dos boletos do IPTU é marcado para o dia escolhido pelo contribuinte.

Como consultar meu IPTU atrasado?

Entre no site da prefeitura da sua cidade e encontre a opção "IPTU". Para fazer a consulta da situação do seu imposto você precisará do número de inscrição do imóvel. Então, ao informar o número você terá acesso ao boleto, valor da dívida e formas de pagamento.

Como pagar o IPTU atrasado?

Como ninguém está livre dos imprevistos financeiros, as prefeituras disponibilizam vias rápidas para o pagamento desse imposto. Afinal, esse recolhimento assegura uns recursos para a cidade e a regularização do colaborador. Porém, lembre-se: o IPTU atrasado pode sofrer aumento no valor por conta da demora do pagamento. Por fim, vamos ao que interessa: como proceder?

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

1. Solicite a segunda via do IPTU:

Solicite a segunda via do documento, em que todos os valores estejam atualizados para o pagamento. Como os canais de atendimento podem variar conforme a cidade, é indispensável que você acesse o site da prefeitura da sua cidade para emitir a segunda via. Os canais para solicitar a segunda via do IPTU atrasado com o valor atualizado são:

  • Site da prefeitura da sua cidade ou região, inserindo os seus documentos como CPF ou CNPJ e o número da Inscrição Imobiliária do imóvel;
  • Unidade da prefeitura, secretarias de atendimento fazendário ou subprefeituras que oferecem as mesmas informações do site.

2. Faça o pagamento do IPTU atualizado:

Por fim, importante saber que o valor pode variar conforme a sua situação de inadimplência. Portanto, fique atento com as taxas de acréscimos que podem aparecer para você pagar, devido ao IPTU atrasado:

  • Multa: pagamento de prestação com atraso incide multa de 0,33% ao dia até o limite de 20% do valor do imposto;
  • Juros: a partir do mês seguinte ao do vencimento, serão cobrados juros fixos de 1% ao mês sobre o valor total do débito;
  • Honorários advocatícios: em caso de inscrição em dívida ativa.

O pagamento do IPTU pode ser feito no caixa eletrônico do seu banco e guichês de caixa dos bancos, no site ou aplicativo do banco que você tem conta ou por débito automático em conta corrente, mediante a cadastro prévio.

Pagamento IPTU via débito automático

O pagamento do IPTU via débito automático pode ser muito prático e ainda evita que você pague multas por atraso, já que o valor é descontado automaticamente da sua conta corrente antes da data de vencimento.

Para cadastrar o débito automático você deve optar pelo pagamento parcelado. Então, pague a primeira parcela do seu imposto diretamente na agência do seu banco, caixa eletrônico ou pela Internet.

Em seguida, preencha a autorização que foi enviada junto da notificação de lançamento do IPTU no seu endereço. Você também encontra a autorização do débito automático online, no site da prefeitura da sua cidade. Após preencher, envie a autorização para o seu banco antes da data de vencimento da primeira parcela.

Pronto! o pagamento das parcelas do seu IPTU será debitado automaticamente da sua conta indicada na autorização, na data de seu vencimento normal.

Qual é o desconto para o pagamento do IPTU à vista?

Quem paga o IPTU à vista pode ganhar 3% de desconto no valor. Mas essa regra só vale se o pagamento for realizado até a data de vencimento. Além disso, ao pagar o imposto à vista você evita o esquecimento de alguma parcela mensal, o que pode gerar juros.

É possível pagar IPTU vencido na lotérica?

Sim, é possível. Enquanto o débito em atraso não seja inscrito na Dívida Ativa, o pagamento de qualquer parcela poderá ser feito em lotéricas, caixas eletrônicos ou pela internet.

Porém, é indispensável que o cidadão atualize o boleto emitindo a segunda via, já que não são aceitos pagamentos com data vencida. Quando uma segunda via do IPTU atrasado é emitida, ela virá com uma nova data, além dos acréscimos legais de juros aplicáveis de acordo com a quantidade de dias de atraso.

Desvantagens do IPTU atrasado:

  • Proibição da venda do imóvel, até estar com o imposto atualizado;
  • Perda do imóvel;
  • O imóvel poderá ser leiloado pela prefeitura.

Em vista disso, faça o possível para evitar esse tipo de situação. O conselho que damos é: procure ter um melhor planejamento financeiro no decorrer de todos os anos, separe uma quantia para realizar esse pagamento e o mais importante de tudo: pague com antecedência. O pagamento à vista pode proporcionar um bom desconto e evita maiores prejuízos.

Conteúdos relacionados:

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer