Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Pagar o IPTU Atrasado e Regularizar a Situação?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você perdeu o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e agora está com o imposto atrasado, é importante agir o mais rápido possível para evitar o acúmulo de juros e multas.

O pagamento do IPTU é uma obrigação anual para proprietários de imóveis, e deixá-lo em atraso pode trazer consequências negativas, como a inclusão do nome do proprietário em dívida ativa e a cobrança de juros diários sobre o valor devido.

Neste blog post, vamos explorar algumas opções para regularizar o pagamento do IPTU atrasado e evitar problemas futuros.

O que você procura?

Como emitir o boleto do IPTU atrasado?

O lançamento anual do IPTU é feito através de uma notificação enviada pelo Correios no endereço cadastrado do cidadão. Nesse documento constam dois boletos:

  • Opção um – parcela Única: um boleto para pagar à vista com desconto;
  • Opção dois – pagamento parcelado: outro para pagar a primeira parcela.

Caso o cidadão opte pelo pagamento parcelado, os boletos das próximas parcelas serão enviados pelos Correios antes do vencimento da segunda parcela. O vencimento dos boletos do imposto é marcado para o dia escolhido pelo contribuinte.

Como consultar o IPTU atrasado?

Entre no site da prefeitura da sua cidade e encontre a opção "IPTU". Para fazer a consulta da situação do seu imposto você precisará do número de inscrição do imóvel. Então, ao informar o número você terá acesso ao boleto, valor da dívida e formas de pagamento.

Como pagar o IPTU atrasado?

Para isso, é necessário solicitar a segunda via do documento, atualizando os valores para o pagamento, em canais como o site da prefeitura ou em unidades de atendimento da prefeitura. Feito isso, o pagamento do IPTU atrasado pode ser feito em caixas eletrônicos, guichês de caixa, site ou aplicativo do banco ou por débito automático em conta corrente.

1. Como solicitar a segunda via do IPTU atrasado

Solicite a segunda via do documento, em que todos os valores estejam atualizados para o pagamento. Como os canais de atendimento podem variar conforme a cidade, é indispensável que você acesse o site da prefeitura da sua cidade para emitir a segunda via. Os canais para solicitar a segunda via do iptu atrasado com o valor atualizado são:

  • Site da prefeitura da sua cidade ou região, inserindo os seus documentos como CPF ou CNPJ e o número da Inscrição Imobiliária do imóvel;
  • Unidade da prefeitura, secretarias de atendimento fazendário ou subprefeituras que oferecem as mesmas informações do site.

2. Como fazer o pagamento do imposto atrasado

Por fim, importante saber que o valor pode variar conforme a sua situação de inadimplência. Portanto, fique atento com as taxas de acréscimos que podem aparecer para você pagar, devido ao IPTU atrasado:

  • Multa: quitação de prestação com atraso incide multa de 0,33% ao dia até o limite de 20% do valor do imposto;
  • Juros: a partir do mês seguinte ao do vencimento, serão cobrados juros fixos de 1% ao mês sobre o valor total do débito;
  • Honorários advocatícios: em caso de inscrição em dívida ativa.

O pagamento do boleto pode ser feito no caixa eletrônico do seu banco e guichês de caixa dos bancos, no site ou aplicativo do banco que você tem conta ou por débito automático em conta corrente, mediante a cadastro prévio.

Como pagar o IPTU via débito automático?

O pagamento do imposto via débito automático pode ser muito prático e ainda evita que você pague multas por atraso, já que o valor é descontado automaticamente da sua conta corrente antes da data de vencimento.

Para cadastrar o débito automático você deve optar pelo pagamento parcelado. Então, pague a primeira parcela do seu imposto diretamente na agência do seu banco, caixa eletrônico ou pela Internet.

Em seguida, preencha a autorização que foi enviada junto da notificação de lançamento do imposto no seu endereço. Você também encontra a autorização do débito automático online, no site da prefeitura da sua cidade. Após preencher, envie a autorização para o seu banco antes da data de vencimento da primeira parcela.

Pronto! As parcelas do seu imposto serão debitadas automaticamente da sua conta indicada na autorização, na data de seu vencimento normal.

Qual é o desconto para o pagamento do IPTU à vista?

Quem paga o imposto à vista pode ganhar 3% de desconto no valor. Mas essa regra só vale se o contribuinte pagá-lo até a data de vencimento. Além disso, ao pagar o imposto à vista você evita o esquecimento de alguma parcela mensal, o que pode gerar juros.

É possível pagar IPTU vencido na lotérica?

Sim, é possível. Enquanto o débito em atraso não seja inscrito na Dívida Ativa, a quitação de qualquer parcela poderá ser feito em lotéricas, caixas eletrônicos ou pela internet.

Porém, é indispensável que o cidadão atualize o boleto emitindo a segunda via, já que não são aceitos pagamentos com data vencida. Quando uma segunda via do IPTU atrasado é emitida, ela virá com uma nova data, além dos acréscimos legais de juros aplicáveis de acordo com a quantidade de dias de atraso.

O que acontece se você não pagar o IPTU?

  • Proibição da venda do imóvel, até estar com o imposto atualizado;
  • Perda do imóvel;
  • O imóvel poderá ser leiloado pela prefeitura.

Em vista disso, faça o possível para evitar esse tipo de situação. O conselho que damos é: procure ter um melhor planejamento financeiro no decorrer de todos os anos, separe uma quantia para pagar o imposto e o mais importante de tudo: pague-o com antecedência. O pagamento à vista pode proporcionar um bom desconto e evita maiores prejuízos.

Conteúdos relacionados:

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.