Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

IPVA atrasado: quais são as consequências?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Não é segredo para ninguém que todo mundo tem contas para pagar, em diversos momentos do ano, não é mesmo? No entanto, uma das partes mais difíceis é não deixar nenhuma dívida atrasar e escapar dos riscos envolvidos.

Sendo assim, se você está com o seu IPVA atrasado e deseja saber quais são as consequências, acompanhe a leitura e evite maiores problemas.

O que você procura?

Sobre o IPVA

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo estadual que deve ser pago anualmente por todos os brasileiros que possuem veículos. Como o próprio nome já diz, esse imposto não representa apenas carros e motos, mas sim todos os veículos automotores, como caminhão, ônibus, micro-ônibus, máquina agrícola e afins.

Quais são as consequências do IPVA atrasado?

O proprietário do veículo que atrasar o pagamento desse imposto será comunicado por meio do correio e terá um prazo para pagar essa dívida. No entanto, ao deixar de cumprir com essa data, ele pode ter o seu nome negativado e esse processo de negativação consiste em incluir o nome do sujeito na dívida ativa.

Dívida ativa: entenda o conceito

Podemos dizer que a dívida ativa é como um cadastro que possui o nome de todas as pessoas que devem algum valor para o governo. Sendo assim, ter o nome registrado pela falta de pagamento do IPVA, resulta em algumas consequências, como ter o veículo recolhido em uma blitz de trânsito, por exemplo.

Qual é o valor da multa cobrada pelo IPVA em atraso?

O valor da multa pode variar de acordo com o lugar em que o proprietário do veículo reside. Para descobrir, faça uma pesquisa no site do Detran do seu estado e não se esqueça: quanto maior for o atraso, maior será o valor da multa.

Como pagar o IPVA atrasado?

  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
  2. Busque pela seção de IPVA e selecione a opção de "Serviços"
  3. Clique em "Emissão de guias para pagamento";
  4. Imprima o boleto que será gerado e faça o pagamento em qualquer casa lotérica.

Descomplicamos?

O nosso objetivo é descomplicar os bancos e auxiliar você a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartão de crédito, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil. É rápido, grátis e totalmente seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram
Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.