Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IVVB11: o que é e como funciona esse fundo?

Por Thais SouzaPublicado em

Os investimentos no exterior estão se tornando cada vez mais populares entre os brasileiros, principalmente por conta da crise econômica que o país está passando durante a pandemia. Nesse sentido, os fundos de índice, ou ETFs, são uma opção às ações individuais. Por isso, neste artigo você vai conhecer o IVVB11.

O que é um ETF?

O Exchange Traded Fund, mais conhecido pela sigla ETF é um fundo de investimento negociado em bolsas de valores. No caso do ETF, uma gestora compra as as ações que fazem parte do índice. Dessa forma, ao invés do investidor comprar diversos ativos diferentes ele pode comprar somente um e terá uma rentabilidade muito próxima do índice. 

Os fundos de investimento ETFs seguem o rendimento de determinados índices do mercado como Ibovespa ou S&P500. A rentabilidade desse investimento é calculada através da valorização de suas cotas. Ou seja, se uma cota ficar acima do preço que o investidor pagou na compra, ele estará lucrando.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Mas você deve estar se perguntando, o que o ETF tem a ver com o IVB11? Basicamente, o IVVB11 é um ETF. Veja abaixo como funciona. 

O que é IVB11? 

O IVVB11 é o código para o ETF iShares S&P 500 Fundo de Investimento. Ou seja, trata-se de um fundo negociado na bolsa de valores brasileira. Ele é controlado pela maior gestora de ETFs do mundo, a BlackRock e segue o índice S&P500, um dos três maiores índices do mercado de ações dos Estados Unidos.

Sua função é replicar, em reais, uma carteira de ações de empresas norte-americanas. Portanto, quando o dólar americano se valoriza ou se desvaloriza em relação ao real, a cotação do IVVB11 sobe ou desce, respectivamente.

Os recursos das cotas são utilizados para adquirir cotas de um fundo IVV, que é um outro tipo de fundo ETF. Assim, quem investe em IVVB11 está, na prática, comprando cotas do IVV, porém sem a necessidade de fazer o câmbio do real para o dólar ou abrir conta em uma corretora dos Estados Unidos, o que é muito mais acessível para os investidores. 

Quais principais empresas fazem parte do IVVB11?

Esse investimento tem participação de 500 empresas no índice. Portanto, ao investir em IVVB11 é possível diversificar sua carteira de investimentos aplicando em até 500 grandes e renomadas empresas de uma só vez. Veja quais são as principais organizações de maior participação no índice, de acordo com o seu peso no S&P500: 

  • Microsoft: 5,57%;
  • Apple: 5,32%
  • Amazon: 4,05%
  • Facebook: 2,24%
  • Alphabet Google: 1,71%
  • Johnson & Johnson: 1,53%
  • Berkshire Hathaway Inc. Class B: 1,41%
  • Visa Inc. Class A: 1,33%
  • JPMorgan: 1,2%
  • UnitedHealth Group Incorporated: 1,12%
  • Procter & Gamble Company: 1,12%
  • Intel Corporation: 1,09%
  • Mastercard Incorporated Class A: 1,08%
  • Home Depot: 1,06%

Vale ressaltar que os níveis de participação no índice listados acima são de acordo com dados coletados em 27 de maio de 2020.

Descomplicamos? 

O IVVB11 pode ser uma ótima forma de diversificar a sua carteira, se expor ao dólar e se proteger a riscos da economia brasileira, principalmente durante a crise causada pela pandemia. Porém, antes de investir em Renda Variável, é fundamental que você analise os seu perfil de investidor para descobrir se esse ativo é o ideal para seus objetivos e momento financeiro. 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Reforma tributária do IR: como ficam os investimentos em Renda Fixa?

Investir gastando menos? Conheça 19 ações que negociam abaixo do seu valor patrimonial

CDB do PagBank rende 200% do CDI, mais que o dobro da poupança

Carteiras de investimentos prontas: veja se vale a pena apostar nelas

Banco digital next lança “CDB em dobro”, com retorno de 200% do CDI

Medo de investir: como ganhar confiança e fazer o seu dinheiro render?

Taxa Selic sofre a terceira alta seguida, confira as oportunidades atuais para investimentos

Investimento: estabelecer metas é essencial para se dar bem