Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Linha Digitável: o que é e como localizá-la?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

A linha digitável representa o código de barras de um boleto bancário traduzido em números. Ela é necessária para a atualização e o pagamento destes documentos quando o usuário não possui o código ou a fatura em mãos.

O que você procura?

Linha digitável: para o que serve?

Normalmente, o conteúdo da linha digitável é usado quando não é possível encontrar o código de barras para pagamentos em caixas eletrônicos. Além disso, pode ser utilizada para as pessoas possam pagar suas contas através do Internet Banking, Personal Bank, entre outros aplicativos, uma vez que estes serviços online estão cada vez mais presentes.

Qual é a diferença entre linha digitável e código de barras?

Os campos da linha digitável e do código de barras causam diversas dúvidas nas pessoas. Embora eles sejam completamente diferente no aspecto visual, apresentam as mesmas informações. Sendo assim, a linha digitável possui todos os dados do boleto bancário e é por meio de sua leitura que a fatura é identificada e paga.

O código de barras, por sua vez, é a representação gráfica da linha digitável, usada para a leitura em máquinas em computadores. Melhor dizendo, são barras de diferentes espessuras que passam pelo leitor óptico.

O que significam os números da linha digitável?

As informações da linha digitável são o conteúdo do código de barras em ordem crescente e acrescidos de dígitos verificadores nos três primeiros campos.

Ela é composta por números separados por pontos e espaços e pode ser encontrada, geralmente, próximo ao código de barras do boleto. Sua composição altera um pouco de acordo com o tipo de fatura.

  • Posição de 01 a 03: identificação do banco;
  • Posição 04: código de moeda;
  • Posição 05 a 09: cinco primeiras posições do campo livre (posições 20 a 24 do código de barras);
  • Posição 10: dígito verificador do primeiro campo;
  • Posição 11 a 20: 6ª a 15ª posições do campo livre (posições 25 a 34 do código de barras);
  • Posição 21: dígito verificador do segundo campo;
  • Posição 22 a 31: 16ª a 25ª posições do campo livre (posições 35 a 44 do código de barras);
  • Posição 32: dígito verificador do terceiro campo;
  • Posição 33: dígito verificador geral (posição 5 do código de barras);
  • Posição 34 a 47: fator de vencimento (posições 6 a 9 do código de barras);
  • Posição 38 a 47: valor nominal do boleto (posições 10 a 19 do código de barras).

Perguntas Frequentes

Qual é a linha digitável de um boleto?

A linha digitável do boleto é um número que fica localizado na parte superior do boleto, composto por 48 dígitos e separado por 5 campos.

Onde a linha digitável fica localizada?

Normalmente, a linha digitável fica localizada próximo ao código de barras do boleto.

Como pagar boleto com a linha digitável?

Acesse o seu aplicativo bancário > Encontre o menu de pagamentos > Selecione a opção de digitar o código de barras > Insira a linha digitável do boleto no campo indicado e confirme a transação.

Descomplicamos?

No Portal da Foregon você pode consultar o seu score de crédito e receber as melhores indicações de cartões, de acordo com o seu perfil. Consulte o seu CPF agora mesmo e aproveite as vantagens. É rápido, grátis e totalmente seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.