Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Linha pré-paga: a operadora pode cancelar se você não colocar créditos?

Por Janaína TavaresPublicado em

Você está escolhendo um plano de celular e se deparou com a opção de linha pré-paga, que pode ser uma boa escolha dependendo do seu perfil de consumidor. Contudo, você sabe o que acontece quando não coloca créditos nesse tipo de linha? Será que a operadora tem o direito de cancelar?

É isso que você vai descobrir em nosso artigo. Portanto, continue a leitura e veja mais detalhes a respeito desse assunto.

O que é uma linha pré-paga?

A linha pré-paga é um plano de celular em que o cliente paga o valor antes de começar a usar os benefícios desse tipo de linha.

Em outras palavras, você precisa fazer uma recarga no seu smartphone para poder usar a internet, realizar ligações, enviar SMS e dentre outros serviços.

Vale destacar ainda que essa alternativa é uma das mais econômicas que existem no mercado, justamente por não há vínculos fixos com a operadora e muito menos cobranças por meio de faturas. No entanto, vale a pena citar outros modelos disponíveis como, por exemplo:

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Pós-pago: nesse plano, você paga o valor no final do mês. Isso significa que você usa antes e paga depois;
  • Plano Controle: já nessa opção, o cliente pode pagar o plano no final do mês, mas ele conta com gasto pré-limitado.

A operadora pode cancelar a linha pré-paga?

Sim, ela pode cancelar a sua linha pré-paga se você não colocar créditos. Isso está estabelecido na Resolução 632 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com essa resolução ainda, a operadora deve devolver os seus créditos quando você fizer uma nova recarga. Porém, isso só é válido se os créditos estiverem perto da data de vencimento.

Cabe aqui ressaltar ainda que as operadoras podem limitar a validade dos créditos, desde que elas proporcionem opções que duram de 90 a 180 dias.

Qual o prazo para usar os serviços antes do cancelamento da operadora?

Quando você não coloca créditos na sua linha pré-paga, a operadora precisa informar sobre a validade desses créditos.

Dessa forma, você ainda poderá receber chamadas por mais 30 dias. Após esse período, todos os serviços utilizados serão bloqueados, exceto as chamadas de emergência.

Além disso, depois dessa data, o cliente terá 30 dias para conseguir regularizar essa situação. Caso ele não faça isso, a linha será cancelada imediatamente.

Conteúdos que você precisa conhecer

Para complementar ainda mais a sua experiência aqui na Foregon, selecionamos outros artigos que podem ser interessantes para você:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, basta enviar o seu comentário aqui pra gente responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer