Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Lista de compras: dicas práticas para economizar tempo e dinheiro

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Quem nunca foi ao supermercado para comprar um produto ou outro e acabou voltando para casa com a compra do mês? O risco de levar produtos desnecessários ou por impulso é bem maior sem uma lista de compras.

A lista de compras é um planejamento que garante que você abasteça a sua despensa com mais praticidade, rapidez, menos excessos – e o melhor: sem esquecer nada durante o processo. Quer saber como criar uma lista eficiente para economizar? Então continue com a gente.

O que você procura?

Faça um planejamento do seu orçamento

Se planejar com antecedência é o primeiro passo para economizar e comprar apenas o necessário quando for ao mercado.

Sendo assim, procure sempre estipular quanto, em média, você pode gastar por mês em cada compra. Dessa forma, você consegue cortar gastos desnecessários e compra só o que precisa.

Verifique a sua despensa antes de criar a lista

As compras desnecessárias pode causar o vencimento dos produtos ou desperdício. Uma maneira de evitar isso é verificar tudo o que tem e o que está faltando em sua despensa antes de preparar a lista.

Outra dica importante é anotar a quantidade média que a sua família consome de um determinado produto. Por exemplo: se você sabe que usa um saco de arroz por mês, não há a necessidade de levar dois.

Separe os produtos por categoria

A organização é a base para planejar uma boa lista de compras. Ao separar os alimentos por categoria, você evita esquecer de comprar algo e ainda facilita o seu percurso dentro do supermercado, já que vai conseguir pegar tudo que precisa na mesmo corredor.

Você pode separar da seguinte maneira:

  • Alimentos perecíveis;
  • Alimentos não perecíveis;
  • Produtos de limpeza;
  • Produtos de higiene.

Também é legal separar os itens de acordo com a localização deles dentro do supermercado. Por exemplo: se perto da entrada ficam os produtos de higiene, coloque essa categoria como prioridade na lista. Assim, você não precisará ficar dando voltas até encontrar o que precisa.

A tecnologia pode ajudar no processo

Se você gosta de mais praticidade e ter tudo na palma da mão, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Atualmente existem diversos aplicativos que ajudam você a criar uma lista de compras ou então usar uma pronta. Confira algumas opções:

Out of Milk – Lista de Compras

O App Out of Milk é gratuito, fácil de usar e está disponível para Android e iOS. Através dele você pode:

  • Compartilhar listas por SMS ou e-mail;
  • Agrupar artigos em categorias;
  • Acesso à função "Lista de tarefas";
  • Ver histórico de compras;
  • Guardar qualquer coisa para que saiba sempre o que tem em casa;
  • Ver o valor médio da sua lista de compras;
  • Criação de múltiplas listas de compras;
  • Sincronizar e compartilhar listas de compras em tempo real.

Listonic

O App Listonic também é uma ótima opção para trazer mais praticidade na hora de montar uma lista. Ele está disponível para Android ou iOS e através dele você pode:

  • Sugerir itens recorrentes, ou seja, produtos que você compra frequentemente;
  • Criar listas por comando de voz;
  • Ao acrescentar os preços aos itens da lista, o aplicativo calcula o valor e informa o total da compra.

Considerações finais

Não importa como você faça sua lista de compras, seja em um pedaço de papel ou em aplicativos mais elaborados, é fundamental se planejar com antecedência para não gastar mais do que o necessário e ficar sem dinheiro no final do mês.

Se você tem mais alguma dica do que incluir na hora de preparar uma lista de compras ou ficou com alguma dúvida a respeito de como se planejar, deixe seu comentário que a gente descomplica para você!

Até a próxima. 😉

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.