Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Maioria dos consumidores pesquisam para fazer as compras de fim de ano

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você tem o hábito de pesquisar um produto ou serviço pela internet antes de decidir se vai comprá-lo ou não? Saiba que isso é uma tendência nas compras de fim de ano, entre os brasileiros entrevistados por uma pesquisa realizada pela Foregon. Veja mais detalhes, logo a seguir.

O que você procura?

Por que os consumidores pesquisam antes de comprar?

Para chegar nesta resposta, o levantamento da fintech ouviu 1.192 pessoas entre os dias 12 a 19 de dezembro de 2019. Vale destacar que a pesquisa possui um nível de confiança de 95% com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

Dito isto, foi verificado que 38,6% dos consumidores compraram algum item na Black Friday 2019, sendo que 61,5% aproveitaram as ofertas em novembro para adiantar as compras de fim de ano.

Contudo, neste mesmo público, 86.6% afirmaram que pretendem fazer mais compras. Outro dado que chama a atenção no estudo se refere à preferência das pessoas em adquirirem os serviços e produtos por meio das lojas físicas.

Porém, 72.5% pesquisam o preço do produto antes de fazer a compra nas lojas físicas. Isso significa que o recursos online fazem parte da jornada de aquisição dos brasileiros.

As fontes de informação para encontrar as melhores ofertas

Segundo o estudo, dentre os brasileiros que pesquisam o preço do produto antes das compras de fim de ano, as ferramentas mais utilizadas são:

Comparadores de preço 23,1%
Sites de busca  19,9%
Redes sociais 14,5%
Outro 13,3%
E-mails do sites que a pessoa já é cadastrada 11,7%
Indicação de amigos  9,7%
Propaganda de TV  7,7%

Conheça a pesquisa da Foregon

O questionário da Foregon teve a finalidade de mapear a intenção de compra dos consumidores para o fim do ano e entender os fatores que influenciam suas decisões de aquisição.

Além disso, também buscou compreender se a Black Friday interfere ou não no comportamento dos entrevistados.

Vale ressaltar que, dentre os que responderam a pesquisa, a faixa etária de 25 a 44 anos foi a maioria, somando 53,1%. Por outro lado, a região do Brasil que mais teve representatividade foi o Sudeste porque concentrou 31,3% dos entrevistados, acompanhado do Nordeste com 28,4% e Sul, com 17,1%.

Descomplicamos?

Agora queremos te escutar! Conte pra gente como você faz a sua pesquisa para fazer as compras de fim de ano? Quais os pontos que você avalia? Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.