Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Maioria dos consumidores pesquisam para fazer as compras de fim de ano

Por Janaína TavaresPublicado em

Você tem o hábito de pesquisar um produto ou serviço pela internet antes de decidir se vai comprá-lo ou não? Saiba que isso é uma tendência nas compras de fim de ano, entre os brasileiros entrevistados por uma pesquisa realizada pela Foregon. Veja mais detalhes, logo a seguir.

Por que os consumidores pesquisam antes de comprar?

Para chegar nesta resposta, o levantamento da fintech ouviu 1.192 pessoas entre os dias 12 a 19 de dezembro de 2019. Vale destacar que a pesquisa possui um nível de confiança de 95% com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

Dito isto, foi verificado que 38,6% dos consumidores compraram algum item na Black Friday 2019, sendo que 61,5% aproveitaram as ofertas em novembro para adiantar as compras de fim de ano.

Contudo, neste mesmo público, 86.6% afirmaram que pretendem fazer mais compras. Outro dado que chama a atenção no estudo se refere à preferência das pessoas em adquirirem os serviços e produtos por meio das lojas físicas.

Porém, 72.5% pesquisam o preço do produto antes de fazer a compra nas lojas físicas. Isso significa que o recursos online fazem parte da jornada de aquisição dos brasileiros.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

As fontes de informação para encontrar as melhores ofertas

Segundo o estudo, dentre os brasileiros que pesquisam o preço do produto antes das compras de fim de ano, as ferramentas mais utilizadas são:

Comparadores de preço 23,1%
Sites de busca  19,9%
Redes sociais 14,5%
Outro 13,3%
E-mails do sites que a pessoa já é cadastrada 11,7%
Indicação de amigos  9,7%
Propaganda de TV  7,7%

Conheça a pesquisa da Foregon

O questionário da Foregon teve a finalidade de mapear a intenção de compra dos consumidores para o fim do ano e entender os fatores que influenciam suas decisões de aquisição.

Além disso, também buscou compreender se a Black Friday interfere ou não no comportamento dos entrevistados.

Vale ressaltar que, dentre os que responderam a pesquisa, a faixa etária de 25 a 44 anos foi a maioria, somando 53,1%. Por outro lado, a região do Brasil que mais teve representatividade foi o Sudeste porque concentrou 31,3% dos entrevistados, acompanhado do Nordeste com 28,4% e Sul, com 17,1%.

Você vai gostar de ler

Antes de ir, que tal ver outros conteúdos que podem tornar a sua experiência de compra mais simples e tranquila?

Descomplicamos?

Agora queremos te escutar! Conte pra gente como você faz a sua pesquisa para fazer as compras de fim de ano? Quais os pontos que você avalia? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cenário pessimista: Banco Central afirma que inflação crescerá em 2023

Índice de endividamento chega ao maior nível em 12 anos

IPVA, IPTU e cartão de crédito: qual despesa pesa mais no orçamento dos brasileiros?

Conheça os 10 carros mais vendidos em 2021

Black Friday 2021: pesquisa antecipa o que as pessoas querem comprar

85% das pessoas que instalam apps dos bancos digitais não viram clientes, diz pesquisa

Consumidor busca banco digital pela baixa burocracia, diz pesquisa

Conheça 15 aplicativos que vão te ajudar a economizar