Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Marcação a Mercado do Tesouro Direto: Como Ganhar Rendimentos?

Por Se Torne InvestidorPublicado em

Se você é uma pessoa que está começando no mundo dos investimentos, precisará entender alguns termos. E um deles é a marcação a mercado ele é muito importante, pois para quem investe em produtos do mercado financeiro é um modo de se atualizar. Por isso, para entender o que é marcação a mercado e como ganhar dinheiro com Tesouro Direto basta continuar lendo este post.

A marcação a mercado é uma atualização diária onde a precificação mostra os valores dos investimentos de Renda Fixa, produtos da Bolsa de Valores e cotas de Fundos de Investimento. Ou seja, esta informação é essencial para entender melhor a sua carteira de investimentos e ficar por dentro.

O MaM ou marcação a mercado é um conceito resultante da matemática financeira que mostra o preço de um determinado ativo. Deste modo, como as mudanças acontecem diariamente poderá ocorrer a baixa ou aumento dependendo de alguns fatores. Sendo assim, o investidor poderá saber a quantidade que receberia se vendesse suas aplicações.

No entanto, isso é determinado antes do prazo final. No vencimento você recebe a rentabilidade contratada no momento da aplicação.

O que você procura?

Como funciona a marcação a mercado

Para entender de maneira mais simples, a precificação muda diariamente, então cada título altera por conta de algumas condições do mercado. Ademais, entenda que o valor de um título comprado hoje não terá o mesmo valor amanhã. Visto que neste caso vão pesar alguns fatores e as expectativas do mercado naquele momento.

Neste caso, estes fatores consideram a precificação dos ativos para os títulos de Renda Fixa e Fundos de Investimentos. Entre eles a oferta e procura, liquidez, perspectivas de altas ou baixas na taxa Selic, variação da taxa DI ou CDI. Assim como a inflação, efeito manada, fatos políticos e do mercado externo. As expectativas sobre o futuro do mercado também são fatores de variação do mercado.

Como funciona o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, que poderá ser efetuada de forma online. Através deles você pode realizar a aplicação a partir de R$ 30,00, sendo uma alternativa barata onde o investidor pode conseguir rentabilidade e liquidez. Sem precisar arriscar, dado que é uma aplicação de baixo risco no mercado.

Sendo assim, a marcação a mercado do Tesouro Direto dependerá do futuro, pois a rentabilidade de cada título depende da variação do IPCA e Selic. No caso dos títulos prefixados o impacto é maior, exemplo se um título prefixado promete pagar 10% ao ano até o vencimento e a Taxa Selic subir para 13%, será mais vantajoso naquele momento, investir no Tesouro Selic ao invés do prefixado, sendo assim, esse título prefixado ficará subvalorizado naquele momento.

Se o investidor que escolheu um Tesouro Prefixado de 10% ao ano, vender o título antes do vencimento e a taxa de juros estiver em 13% ao ano, provavelmente irá sair do prejuízo, pois ninguém irá pagar o mesmo valor que aquele investidor pagou no título, sendo assim, ele terá que vender por um preço menor ao que pagou.

Para ganhar com a marcação a mercado, basta vender os títulos antecipadamente no momento que eles estiverem supervalorizados, nesse mesmo exemplo do título prefixado, se a Taxa Selic ao invés de 13% estivesse 8% ao ano, um título prefixado de 10% ao ano, seria muito procurado devido estar pagando acima dos títulos daquele momento de taxa de juros de 8%.

Finalmente, saiba que como investidor a marcação a mercado é necessário ficar atento na valorização dos títulos. Dado que será dessa forma que você saberá o momento certo de vender antecipadamente. E obter o retorno proporcional ou próximo ao rendimento acordado na aplicação.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Se Torne Investidor

Criador e autor do blog e canal Se Torne Investidor, que transforma devedores em investidores de sucesso.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Losango Crednet: conheça a solução de gestão de crédito para seu negócio

Descubra como ganhar dinheiro no YouTube em 2022 (guia completo)

Qual o CNPJ do Banco Pan?

Marcação a Mercado do Tesouro Direto: Como Ganhar Rendimentos?

Antifrágil: Foregon cresce 86 vezes sem aportes em um mercado que movimenta 9,4 bilhões de dólares em investimentos

Como manter seus lucros em alta com uma plataforma de pagamentos

Benefícios do pagamento recorrente no crédito para empresas e consumidores