Marcação a Mercado do Tesouro Direto: Como Ganhar Rendimentos?
Se você é uma pessoa que está começando no mundo dos investimentos, precisará entender alguns termos. E um deles é a marcação a mercado ele é muito importante, pois para quem investe em produtos do mercado financeiro é um modo de se atualizar. Por isso, para entender o que é marcação a mercado e como ganhar dinheiro com Tesouro Direto basta continuar lendo este post.

A marcação a mercado é uma atualização diária onde a precificação mostra os valores dos investimentos de Renda Fixa, produtos da Bolsa de Valores e cotas de Fundos de Investimento. Ou seja, esta informação é essencial para entender melhor a sua carteira de investimentos e ficar por dentro.
O MaM ou marcação a mercado é um conceito resultante da matemática financeira que mostra o preço de um determinado ativo. Deste modo, como as mudanças acontecem diariamente poderá ocorrer a baixa ou aumento dependendo de alguns fatores. Sendo assim, o investidor poderá saber a quantidade que receberia se vendesse suas aplicações.
No entanto, isso é determinado antes do prazo final. No vencimento você recebe a rentabilidade contratada no momento da aplicação.
O que você procura?
Como funciona a marcação a mercado
Para entender de maneira mais simples, a precificação muda diariamente, então cada título altera por conta de algumas condições do mercado. Ademais, entenda que o valor de um título comprado hoje não terá o mesmo valor amanhã. Visto que neste caso vão pesar alguns fatores e as expectativas do mercado naquele momento.
Neste caso, estes fatores consideram a precificação dos ativos para os títulos de Renda Fixa e Fundos de Investimentos. Entre eles a oferta e procura, liquidez, perspectivas de altas ou baixas na taxa Selic, variação da taxa DI ou CDI. Assim como a inflação, efeito manada, fatos políticos e do mercado externo. As expectativas sobre o futuro do mercado também são fatores de variação do mercado.
Como funciona o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, que poderá ser efetuada de forma online. Através deles você pode realizar a aplicação a partir de R$ 30,00, sendo uma alternativa barata onde o investidor pode conseguir rentabilidade e liquidez. Sem precisar arriscar, dado que é uma aplicação de baixo risco no mercado.
Sendo assim, a marcação a mercado do Tesouro Direto dependerá do futuro, pois a rentabilidade de cada título depende da variação do IPCA e Selic. No caso dos títulos prefixados o impacto é maior, exemplo se um título prefixado promete pagar 10% ao ano até o vencimento e a Taxa Selic subir para 13%, será mais vantajoso naquele momento, investir no Tesouro Selic ao invés do prefixado, sendo assim, esse título prefixado ficará subvalorizado naquele momento.
Se o investidor que escolheu um Tesouro Prefixado de 10% ao ano, vender o título antes do vencimento e a taxa de juros estiver em 13% ao ano, provavelmente irá sair do prejuízo, pois ninguém irá pagar o mesmo valor que aquele investidor pagou no título, sendo assim, ele terá que vender por um preço menor ao que pagou.
Para ganhar com a marcação a mercado, basta vender os títulos antecipadamente no momento que eles estiverem supervalorizados, nesse mesmo exemplo do título prefixado, se a Taxa Selic ao invés de 13% estivesse 8% ao ano, um título prefixado de 10% ao ano, seria muito procurado devido estar pagando acima dos títulos daquele momento de taxa de juros de 8%.
Finalmente, saiba que como investidor a marcação a mercado é necessário ficar atento na valorização dos títulos. Dado que será dessa forma que você saberá o momento certo de vender antecipadamente. E obter o retorno proporcional ou próximo ao rendimento acordado na aplicação.
- Leia também: Tesouro Selic ou Nubank?
Deixe seu comentário