Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Qual o melhor investimento hoje?

Por Thais SouzaPublicado em

Com o cenário econômico cada vez mais desequilibrado e a inflação em alta. uma dúvida muito comum, principalmente para novos investidores é: qual o melhor investimento hoje? Afinal, a chave para o sucesso nas aplicações é saber exatamente em qual momento e onde é o melhor lugar para investir seu dinheiro.

Neste artigo vamos esclarecer suas dúvidas sobre o melhor tipo de investimento atualmente: Renda Fixa ou Variável e quais as melhores aplicações para investir mesmo em tempos de alta na inflação. Continue a leitura e acompanhe.

Qual o melhor investimento hoje? Renda Fixa ou Variável?

Com a inflação em alta, os investimentos em Renda Fixa pagam juros mais altos, ou seja, você terá uma boa rentabilidade e ainda conta com a segurança desse tipo de aplicação. Já na Renda Variável é puxada por uma alta no fluxo de commodities.

A Renda Fixa oferece um retorno previsto no momento da aplicação, ou seja, o investidor consegue prever a rentabilidade antes de aplicar o dinheiro. Enquanto isso, a Renda Variável, como o nome já diz, não oferece essa previsão mas, em contrapartida, pode ser muito mais rentável.

A Renda Variável apresenta muita incerteza em cenários mais instáveis, mas deixá-la de lado neste momento pode ser um erro. A recomendação é que sua carteira seja dividida em 85% dos investimentos em Renda Fixa e apenas 15% em Renda Variável.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Mas lembre-se: sempre leve em consideração o seu perfil de investidor na hora de montar sua carteira de investimentos.

Os melhores investimentos em Renda Fixa com a Selic a 13,75% ao ano

No início de agosto aconteceu a quinta reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que elevou a taxa básica de juros de 13,25% para 13,75% ao ano. A última vez em que a Selic esteve neste patamar foi em novembro de 2016.

Apesar dessa alta na Taxa Selic ser ruim em diversos aspectos da economia, quem souber aproveitar oportunidades pode se dar bem. Com mais um ajuste na Selic, a tendência é que os investimentos em Renda Fixa fiquem ainda mais atrativos.

Aplicação Rendimento bruto Rendimento líquido Inflação Rendimento real
Tesouro Selic 13,65% 10,92% 7,15% 3,52%
CDB de bancos médios 15,7% 12,56% 7,15% 5,05%
CDB de bancos grandes 10,24% 8,19% 7,15% 0,97%
LC 16,38% 13,1% 7,15% 5,56%
LCA 13,38% 13,38% 7,15% 5,81%
LCI 13,79% 13,79% 7,15% 6,19%
RDB 15,83% 12,67% 7,15% 5,15%
Debênture incentivada 15,56% 15,56% 7,15% 7,85%

Como podemos ver tabela acima, todos investimentos citados estão oferecendo um rendimento real, calculado a partir da rentabilidade bruta do título menos a projeção de inflação para 2022.

Os melhores, no entanto, são Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e as debêntures incentivadas.

Qual o melhor investimento hoje para reserva de emergência?

Como o nome já diz, a reserva de emergência é um valor que todo investidor deve ter para casos de emergências. Ela deve ser de, no mínimo, seis vezes o valor do seu salário.

Para que a sua reserva de emergência seja realmente efetiva é preciso montá-la com ativos que tenham um alta liquidez e um baixo risco. A alta liquidez é importante para poder retirar o dinheiro o mais rápido possível em casos de emergência. Já o baixo risco é essencial para que você não perca seu dinheiro.

Levando em consideração a alta liquidez e o baixo risco, os melhores investimentos atualmente para quem quer fazer uma reserva de emergência são:

  • Títulos públicos com vencimentos menores;
  • Certificados de Depósito Bancário com liquidez diária;
  • Fundos de investimento DI;
  • Contas remuneradas, como PagBank, PicPay, Banco Original, C6 Bank, dentre outras.

As contas remuneradas são ótimas opções para montar sua reserva de emergência, já que a maioria não tem tarifa e ainda rendem mais que a poupança.

Qual o melhor investimento de curto prazo?

Os investimentos de curto prazo são aqueles com prazo inferior a 12 meses. A principal característica desse tipo de investimento é a liquidez, com resgate rápido ou imediato. Normalmente, investem nesses ativos aqueles que querem conquistar algo rápido, como juntar dinheiro para dar entrada em um carro ou apartamento, por exemplo.

Vale ressaltar que é importante ficar de olho na carência do investimento, pois caso ela seja superior a um ano, você não conseguirá resgatar seu dinheiro no curto prazo. As melhores alternativas nesse modelo são:

  • CDBs de liquidez diária;
  • LCIs e LCAs para resgate a partir de 180 dias;
  • Tesouro Selic;
  • Fundos DI;
  • Fundos multimercado.

Investimentos de médio prazo: confira os melhores atualmente

Já os investimentos de médio prazo são aqueles que vão de um a três anos. Se o seu objetivo for juntar dinheiro nesse prazo, saiba que os investimentos que listaremos aqui podem ser as melhores opções para atingir sua meta.

Os investimentos de médio prazo são indicados para quem ter ter uma liquidez menor e um retorno financeiro maior. Nesse sentido, as melhores opções são:

  • Debêntures;
  • LCIs e LCAs;
  • CRIs e CRAs;
  • ETFs;
  • Fundos de investimento de renda fixa (ou multimercado).

Melhores investimentos de longo prazo

Se você pretende potencializar seus resultados no longo prazo, os investimentos em Renda Variável são a melhor opção. O longo prazo é aquele período superior a cinco anos.

Para esses investimentos, você deve pensar naqueles objetivos mais difíceis de realizar, como comprar uma casa nova, mudar de país, etc.

Aqui a prioridade é conseguir uma rentabilidade maior, já que você estará investindo muito mais tempo para isso, além de se expor ao risco da Renda Variável.

As incertezas causadas pela pandemia fez com que muitos investidores vendessem seus títulos e, por isso, esse é o momento de comprar com valores baixos. Vale ressaltar que diversificação da carteira é imprescindível para potencializar os rendimentos e ter maior proteção. Confira alguns exemplos:

  • Ações;
  • Fundos de ações;
  • ETFs.

Quais são as melhores ações para comprar hoje?

Para entender o quais as melhores ações para comprar atualmente, você deve considerar o cenário atual e analisar com detalhe o mercado e entender exatamente suas movimentações, quais empresas estão em alta e quais estão em baixa. Hoje, as melhores ações são:

  • PETR4 (Petrobras);
  • JBSS (JBS);
  • YDUQ3 (Yduqs);
  • VIIA3 (Via);
  • MULT3 (Multiplan);
  • CYRE3 (Cyrela).

No entanto, é importante ressaltar que as melhores ações para comprar hoje podem não ser as mesmas amanhã ou daqui a algumas semanas. Por isso, sempre estude o mercado antes de investir seu dinheiro.

Como começar a investir hoje?

  • Saiba exatamente qual é o seu perfil de investidor;
  • Avalie como você lida com os riscos das aplicações;
  • Defina seus objetivos financeiros;
  • Antes de mais nada, faça uma reserva de emergência;
  • Avalie como o cenário brasileiro influencia no seu investimento;
  • Use uma planilha de controle de gastos;
  • Saiba o valor necessário para alcançar seu objetivo.

Por fim, abra uma conta em uma corretora para começar a investir no ativo que mais combina com seu perfil e objetivos. Abaixo separamos um conteúdo com as cinco melhores corretoras para você investir hoje:

Dica Foregon

Se você está sem dinheiro para investir, saiba que pode contratar um empréstimo para tirar seus planos do papel.

No site da Foregon você consulta seu score gratuitamente e ainda conhece opções de empréstimo e outros produtos financeiros que mais têm chances de aprová-lo.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

LCI: entenda o que é e como funciona esse investimento

Qual é o valor da taxa CDI hoje? Saiba como acompanhar

O que são ações ordinárias?

ETF de criptomoedas: saiba como funciona e quais as opções na B3

LCA: o que é e como funciona esse tipo de investimento?

Saiba qual investimento rende mais que a poupança

Qual o melhor investimento hoje?

Consigo lucrar mesmo com a queda da bolsa de valores?