Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Nome limpo ou sujo? Consulte o seu CPF e descubra!

Por Camila SilveiraPublicado em

Com a modernização dos órgãos de proteção ao crédito e com a chegada de marketplaces que realizam consultas do CPF, ficou muito mais fácil saber se você está com o nome limpo ou sujo. Confira agora como anda a sua situação financeira e esclareça todas as suas dúvidas a respeito desse assunto!

Como saber se você tem o nome limpo?

É possível verificar se o seu nome está limpo nos principais órgãos de proteção ao crédito, de forma totalmente gratuita. Veja como!

Foregon

Em parceria com o birô de crédito Boa Vista SCPC, a Foregon oferece um monitoramento do seu CPF totalmente gratuito.

Com ele, você tem acesso a um painel de monitoramento com informações sobre a sua vida financeira, como score de crédito, dívidas e consultas ao seu CPF. Além disso, você recebe alertas em seu e-mail nas seguintes situações:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Alerta de consulta: se alguma empresa, Pessoa Física ou banco consultar o seu CPF ou seus dados pessoais, você é notificado;
  • Alerta de pendências: se houver uma notificação de protesto em cartório, dívida negativada nos órgãos de proteção ao crédito, dentre outras situações, você também será avisado;
  • Alerta de exclusão de dívida: e por fim, no momento em que você quitar uma pendência, seja após o pagamento total da dívida ou da parcela da negociação, você também será notificado via e-mail.

Serasa

No Serasa você consegue verificar a situação do seu CPF pelo site, pelo aplicativo ou pela Central de Atendimento. Escolha uma das opções e confira:

SPC Brasil

No SPC você consegue verificar se está com o nome limpo ou sujo pelo site ou pelo aplicativo. Veja:

Boa Vista SCPC

O Boa Vista SCPC também oferece a consulta do CPF pelo site e também pelo aplicativo de celular. Veja:

O que significa ter o nome limpo?

Ter o nome limpo é o mesmo que não estar cadastrado como inadimplente, ou negativado, nas empresas de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Com o nome limpo, você consegue ter acesso a produtos e serviços financeiros, como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos, com maior facilidade, bem como acesso a taxas de juros menores e melhores condições de pagamento.

Para manter o nome limpo, é necessário manter as contas em dia, ou até mesmo negociá-las e quitá-las, e não ter dívidas em atraso.

Em quanto tempo o nome fica sujo?

A partir do momento em que você atrasa o pagamento de uma conta, a empresa credora pode inserir a sua dívida no cadastro de inadimplentes. Sendo assim, enquanto você não quita essa pendência, o seu nome fica sujo nos órgãos de proteção ao crédito.

Quais as consequências de não ter o nome limpo?

Além de perder a credibilidade dos bancos e das empresas, quem está negativado pode ter alguns bens bloqueados em alguns financiamentos ou empréstimos, e dificuldade de acesso ao crédito, já que essa pessoa passa a oferecer mais riscos de inadimplência para as instituições.

Como limpar o nome?

Limpar o nome requer tempo e muito planejamento financeiro, principalmente de quem não tem nenhuma reserva de emergência guardada. A boa notícia, entretanto, é que sempre há uma solução!

Neste caso, você tem duas opções: guardar um valor mensalmente em uma conta digital que rende para quitar a dívida de forma à vista e ainda obter um desconto, ou fazer uma negociação com a empresa credora e pagar a dívida de forma parcelada, de acordo com as suas necessidades e condições.

A primeira opção pode ser vantajosa, já que você pode obter descontos no pagamento à vista e ainda fazer com o que o seu dinheiro renda. O lado negativo é que enquanto você estiver guardando dinheiro, o seu nome continua sujo na praça.

A segunda opção, por sua vez, pode ser interessante, já que você poderá se livrar da negativação logo no pagamento da primeira parcela, no entanto, terá de lidar com algumas taxas de juros, dependendo do acordo.

E aí, ajudamos você a entender mais sobre nome limpo e sujo?

Esperamos que sim 🙂

Nosso objetivo é descomplicar todos os assuntos sobre economia e finanças, bem como auxiliar você a encontrar o produto financeiro ideal.

No Portal da Foregon, você consegue consultar o seu score e receber as melhores ofertas de conta, cartão e empréstimo, bem como monitorar o seu CPF de forma totalmente gratuita!

Consulte o seu CPF agora mesmo para aproveitar todos os benefícios!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Parcelamento Enel: como parcelar suas contas atrasadas

Negocia Fácil Claro: veja como negociar dívidas com condições especiais

Oi Negocia: veja como consultar e quitar as suas dívidas

Nome limpo ou sujo? Consulte o seu CPF e descubra!

Desendivida Santander: soluções de crédito para você

Consolidação de dívidas: conheça e veja como unificar suas pendências

Empréstimos Caixa: conheça todas as modalidades

Empréstimos Itaú: conheça todas as modalidades