Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Número de Negativados no Brasil Atinge Recorde Histórico

Por Sabrina VansellaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Serasa realiza uma pesquisa de série histórica desde 2016, neste ano, o levantamento apontou que 66,6 milhões de pessoas estão com os nomes negativados por consequência de dívidas. De acordo com os dados divulgados pela Serasa Experian, apenas no mês de maio de 2022 aconteceu um aumento de 6,3% de pessoas inadimplentes, atingindo quatro milhões de pessoas.

Para entender mais, continue a leitura do artigo!

O que você procura?

Aumento de negativados: principais motivos

Ter o nome com dívidas leva a inadimplência e o levantamento aponta os principais débitos que levaram as pessoas a sujarem o próprio nome. Confira:

  • Bancos e cartões (28,2%);
  • Contas essenciais como água, luz e gás (22,7%);
  • Varejo e financeiras (25%);
  • Serviços (10,8%);
  • Telefonia (7,1%);
  • Seguradoras (2,2%).

É importante ressaltar que esse cenário já era esperado por muitos economistas visto que a situação econômica do país está instável por diversas razões, como: a inflação, taxas de juros elevadas e alta nos níveis de desemprego.

Faixas etárias e seus impactos na inadimplência

A pesquisa realizada pelo Serasa Experian também aponta as faixas etárias que mais cresceram em inadimplência, como: jovens (18 a 25 anos), com alta de 10,75%, totalizando 8,56 milhões de jovens; e idosos (60 anos ou mais), que apresentou um aumento de 8,3%, atingindo 11,49 milhões de pessoas.

As duas faixas etárias atingidas são vulneráveis e carecem de medidas capazes de prestar auxílio. Para os jovens, os principais desafios são: a busca por emprego e salário inicial. Já no caso dos mais velhos, despesas básicas com alimentação e medicamentos impactam o orçamento mensal.

Ainda que as duas faixas etárias citadas anteriormente tenham apresentado um crescimento expressivo, o maior número de inadimplentes está entre pessoas de 26 a 40 anos, com 23,6 milhões de negativados. Por fim, estão os brasileiros entre 41 e 60 anos, grupo que conta com 22,8 milhões de pessoas endividadas.

Informamos?

O score de crédito é um bom parâmetro para ser utilizado na hora de avaliar sua saúde financeira. Consulte o seu CPF gratuitamente e confira dicas de como aumentar sua pontuação:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.