Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Fui Taxado e não Quero Pagar o Encargo de Importação

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você fez compras internacionais pela internet e pagou mais caro do que o esperado, saiba que isso acontece quando a fiscalização brasileira cobra impostos e multas. Em alguns casos, devido ao preço alto, muitas pessoas até desistem de regularizar a entrada da encomenda. Veja o que acontece com quem deixa o produto na alfândega e não paga pela taxa de importação.

O que você procura?

Imposto e multa de compra internacional

Caso a fiscalização decida cobrar impostos e multas de compras internacionais, é de responsabilidade dos Correios notificar o consumidor. Determinadas empresas privadas de transporte devem pagar todos os encargos e entregar o produto na casa do comprador, afinal, as encomendas só chegam depois que os tributos são devidamente pagos.

O consumidor tem de realizar o pagamento nos Correios em até 30 dias, ou em até 20 dias em empresas privadas habilitadas para transporte internacional, contados a partir da liberação da encomenda pela Receita Federal. Esse pagamento pode ser feito com boleto bancário ou cartão de crédito.

E se não pagar a taxa de importação?

Não pagar pela taxa de importação resulta em devolução da mercadoria ao país de origem ou declaração perdida por abandono. Neste caso, o produto comprado passa a ser da União, que vai decidir o que fazer com o bem.

  • Destruição;
  • Doação;
  • Leilão;
  • Incorporação ao patrimônio público.

De acordo com a Receita Federal, o comprador que não regulariza a compra não fica com débito com o Fisco, órgão responsável pelo controle e fiscalização das leis tributárias. No entanto, também não recebe nenhum valor caso a encomenda seja leiloada.

É possível reverter a situação?

Você pode se arrepender e solicitar a regularização da compra enquanto a União não declarar abandono. Para isso, é necessário pedir a conversão da penalidade em multa, que pode ser referente ao valor total da compra, com o acréscimo de frete e seguro, se houver. Mas fique atento, essa multa não elimina os impostos calculados pela Receita para liberar a mercadoria.

Foregon Premium, monitore seu score de crédito

O Foregon Premium é a solução completa para manter seu Score de Crédito sob controle, permitindo que você tome decisões financeiras mais conscientes e alcance suas metas com confiança.

Não se deixe no escuro quando o assunto é crédito! Desfrute de todas as vantagens exclusivas do Foregon Premium:

  • Receba alertas instantâneos sobre alterações em seu Score de Crédito;
  • Acesse dicas personalizadas para melhorar seu histórico financeiro;
  • Consulte seu Score de forma ilimitada e com facilidade;
  • Conte com o suporte especializado de nossa equipe para esclarecer todas as suas dúvidas sobre crédito e finanças.

Prepare-se para conquistar suas metas financeiras e construir um futuro sólido com a poderosa ferramenta do Foregon Premium!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.