Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Fui Taxado e não quero Pagar o Encargo de Importação

Por Camila SilveiraPublicado em

Se você fez compras internacionais pela internet e pagou mais caro do que o esperado, saiba que isso acontece quando a fiscalização brasileira cobra impostos e multas. Em alguns casos, devido ao preço alto, muitas pessoas até desistem de regularizar a entrada da encomenda. Veja o que acontece com quem deixa o produto na alfândega e não paga pela taxa de importação.

Imposto e multa de compra internacional

Caso a fiscalização decida cobrar impostos e multas de compras internacionais, é de responsabilidade dos Correios notificar o consumidor. Determinadas empresas privadas de transporte devem pagar todos os encargos e entregar o produto na casa do comprador, afinal, as encomendas só chegam depois que os tributos são devidamente pagos.

O consumidor tem de realizar o pagamento nos Correios em até 30 dias, ou em até 20 dias em empresas privadas habilitadas para transporte internacional, contados a partir da liberação da encomenda pela Receita Federal. Esse pagamento pode ser feito com boleto bancário ou cartão de crédito.

E se não pagar a taxa de importação?

Não pagar pela taxa de importação resulta em devolução da mercadoria ao país de origem ou declaração perdida por abandono. Neste caso, o produto comprado passa a ser da União, que vai decidir o que fazer com o bem.

  • Destruição;
  • Doação;
  • Leilão;
  • Incorporação ao patrimônio público.

De acordo com a Receita Federal, o comprador que não regulariza a compra não fica com débito com o Fisco, órgão responsável pelo controle e fiscalização das leis tributárias. No entanto, também não recebe nenhum valor caso a encomenda seja leiloada.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

É possível reverter a situação?

Você pode se arrepender e solicitar a regularização da compra enquanto a União não declarar abandono. Para isso, é necessário pedir a conversão da penalidade em multa, que pode ser referente ao valor total da compra, com o acréscimo de frete e seguro, se houver. Mas fique atento, essa multa não elimina os impostos calculados pela Receita para liberar a mercadoria.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você. Qualquer dúvida sobre multas e encargos de compras internacionais, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer