Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que Acontece se Você não Pagar o IPTU? Veja Como Proceder

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo cobrado todos os anos pelas prefeituras e que é direcionado para as pessoas que possuem propriedade, o domínio útil ou a posse de bens imóveis localizados nas cidades. Nesse artigo, você vai entender o que acontece se não pagar o IPTU e como proceder em alguns casos.

O que você procura?

O que acontece se não pagar o IPTU?

O contribuinte que não pagar esse imposto terá o débito registrado na dívida ativa e isso poderá provocar a tomada de bens do proprietário do imóvel. Além disso, as empresas que possuem dívidas de IPTU não podem participar de licitações e concorrências públicas.

Como proceder se o carnê não chegar em sua casa?

A orientação é entrar em contato com a prefeitura do seu município para saber como você pode obter a segunda via do documento. A maioria das prefeituras, no momento atual, permite a impressão por meio dos sites.

Vale a pena pagar o IPTU parcelado?

De acordo com os especialistas em finanças pessoais, é sempre melhor pagar à vista, até porque os descontos oferecidos costumam ser maiores do que o rendimento das aplicações financeiras. Portanto, se você tem dinheiro para pagar integralmente, aproveite o desconto. Dessa forma, você não corre o risco de esquecer o pagamento nos meses seguintes.

Como pagar o IPTU atrasado?

Como dito anteriormente, você pode emitir a segunda via no site da prefeitura de seu município para efetuar o pagamento. Não se esqueça: como qualquer outra dívida, se você pagar o IPTU com atraso, haverá a cobrança de multa.

Essas cobranças podem variar de cidade para cidade, mas o importante mesmo é regularizar essa situação o mais rápido possível.

Quem é isento do IPTU?

Entenda que cada município possui suas próprias condições para a isenção do IPTU. Nas grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a isenção é voltada para os aposentados ou pensionistas, entre outros. No entanto, se o seu imóvel tiver o valor venal abaixo da média estabelecida pela prefeitura, você pode se tornar isento do IPTU.

O que é valor venal?

Corresponde a uma estimativa do valor de um imóvel, realizada pelo poder público. Ele é utilizado para a base de cálculo de impostos. De modo geral, ele não guarda uma relação estreita com o valor real do bem.

Descomplicamos?

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas. Separamos outros conteúdos da Foregon para você aproveitar:

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.