Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que é CDI e como descobrir o valor hoje

Por Claudia BorgesPublicado em

Está começando a conhecer o mundo das aplicações? São muitos termos técnicos e taxas que podem confundir quem é novo no assunto. Vamos falar um pouco sobre o o que é e como descobrir o CDI hoje. 

O Certificado de Depósito Interbancário, conhecido pela sigla CDI, é usada como referência por corretoras de valores e bancos para determinar o valor anual de alguns tipos de investimentos. Saber o valor é importante para determinar que tipo de aplicação você fará que te renderá um valor maior. 

O que você procura?

O que é CDI

O Banco Central determina que nenhuma instituição financeira acabe o dia com saldo negativo, ou seja, todas as operações de entrada somadas devem ser maiores que as de saída. Mas nem sempre isso acontece, por diversos motivos. E então o banco pega um empréstimo com um outro banco para cobrir essa diferença.

Os juros dessas transações são determinados pela taxa CDI, que é o valor do rendimento do CDI dentro de um prazo específico. Confuso? Vamos explicar melhor. 

Taxa CDI são os juros cobrados pelos bancos nas transações que fazem entre si, o valor é definido de acordo com a Taxa DI, que é uma média calculada a partir de todas as operações feitas todos os 252 dias úteis do ano. 

Como descobrir o valor do CDI

Pessoas físicas não conseguem investir no CDI, porém ele é o principal indexador de ativos de renda fixa, como o CDB por exemplo. É comum que qualquer investimento retorne pelo menos o valor estipulado do CDI.

O Banco Central faz a divulgação, todos os dias, desse índice em sua página, para que o investidor consiga calcular os rendimentos de suas aplicações. 

Investimentos que usam o CDI

Alguns investimentos que utilizam o CDI como referência de rentabilidade são:

  • Investimentos de renda fixa;
  • Fundos de investimento;
  • Letra de crédito agrícola;
  • Letra de crédito imobiliário;
  • CDB.

Você já faz algum investimento? Fale com a gente nos comentários.

Até mais. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Leia também

Status Invest: Plataforma de Análise de Investimentos

Tabela IR Renda Fixa: Entenda como os Impostos Funcionam

Taxa de Corretagem XP: Confira Todos os Encargos Cobrados

Como Investir em Criptomoedas: Um Guia Abrangente

Já Conhece o Novo CDB do Banco Neon com até 130% do CDI?

Vantagens e Desvantagens de Investir em Franquias em 2023

LCI ou LCA: entenda o que é e as diferenças

Quer investir em ações? Veja por onde começar