Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

CTPS: o que é e como Descobrir o Número [Guia Completo]

Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Apesar de ser extremamente conhecida entre os trabalhadores brasileiros, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ainda gera algumas dúvidas. Descubra agora mesmo o que é e para que serve a CTPS e veja como consultar o número de forma descomplicada!

Você encontra nesse artigo:

O que é CTPS?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que contém todos os seus registros empregatícios, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Esse documento é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) quando o trabalhador inicia a sua atividade no mercado de trabalho e serve para registrar a vida profissional dos brasileiros. Nela, contém informações como:

  • Datas de admissão e demissão;
  • Dados da empresa contratante;
  • Dados das funções a serem exercidas;
  • Experiências;
  • Remuneração.

Para que serve a CTPS?

A CTPS tem como objetivo registrar a vida profissional dos brasileiros. Sendo assim, com esse documento em mãos, o trabalhador consegue comprovar informações, como:

  • Existência de relação de emprego;
  • Determinadas cláusulas de trabalho;
  • Participação em fundos especiais ou fundos de garantia;
  • Informações que possam interessar à Previdência Social;
  • Duração das relações empregatícias;
  • Comprovação das relações de emprego.

Esse documento, além de comprovar o vínculo de trabalho entre Pessoa Física e Jurídica, assegura direitos aos trabalhadores, como seguro-desemprego, aposentadoria e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O que é o número da CTPS?

O número da carteira de trabalho tem oito dígitos e serve para garantir benefícios aos trabalhadores como seguro desemprego, aposentadoria, FGTS, abono salarial, dentre outros.

Onde fica o número da CTPS?

Número CTPS na carteira de trabalho

O número da sua carteira de trabalho fica localizado nas primeiras páginas, ao lado da sua foto no documento.

Consultar número da CTPS física pela internet

Agora, se você perdeu ou não tem acesso à sua carteira de trabalho, pode consultar o número pela internet, em poucos passos. Você vai precisar dos seguintes dados para realizar a pesquisa: nome da mãe completo, o número do seu CPF, a data de nascimento e o número do NIS. Veja como:

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
  2. Insira o número do NIS (PIS/Pasep) e sua senha;
  3. Caso não possua uma senha, clique em "Cadastrar senha" e siga os passos do site;
  4. Clique em "Extrato completo" na aba FGTS;
  5. Você será redirecionado para uma página em que conseguirá consultar o número da carteira de trabalho.

Nesta mesma janela, você poderá conferir outros dados importantes, como: número do PIS/Pasep, nome da empresa, tipo de conta, categoria, data de admissão e saldo do Fundo de Garantia.

O que é CTPS Digital?

A CTPS Digital é uma versão online da sua carteira de trabalho. Ela é válida desde 2019 e veio para facilitar o processo de cadastro do trabalhador.

Atualmente, a carteira de trabalho é emitida de forma prioritária no formato digital. Apenas em alguns casos ela é emitida no formato físico.

Isso quer dizer que você não precisa mais levar a sua carteira de trabalho durante a contratação, já que agora tudo é feito online. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

Qual o número da CTPS Digital? Quantos dígitos tem?

O número da CTPS Digital não é o mesmo que o do documento físico. Agora, sua carteira de trabalho poderá ser identificada apenas com o número do seu CPF, que possui 11 dígitos.

Portanto, o número da CTPS Digital é o mesmo número do seu CPF, o que caminha junto com a Nova Lei do CPF de 2024.

Como o empregador assina a carteira com a versão digital?

Na versão digital, o processo continua bem simples. Para "assinar" a carteira do trabalhador, o empregador deve enviar os dados para o eSocial.

Mas não se esqueça, antes de iniciar as atividades na empresa, o empregador deve enviar o Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador (evento S-2200) ou a Admissão Preliminar (evento S-2190), caso não possua todos os dados. O envio dessas informações ao eSocial terá valor de assinatura de carteira.

Como tirar a CTPS?

Se você está buscando um emprego, saiba que a CTPS, documento oficial do Ministério do Trabalho e Emprego, é um item exigido por todas as empresas que realizam contratação no regime CLT. Por isso, é indispensável que você emita a sua.

Porém, atualmente ela pode ser emitida de forma online através do site Gov.br ou App CTPS Digital, sem a necessidade de pedir o documento físico.

  • Comprovante de residência com CEP;
  • Documento de identificação original com foto;
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Foto 3×4 com fundo branco.

Perguntas frequentes (FAQ)

Onde fica o número do PIS na CTPS física?

O número do PIS/PASEP pode ser localizado na sua carteira de trabalho ou CTPS física. Ele fica na primeira página do documento, onde fica a foto do cidadão, no topo.

O que eu faço com minha CTPS antiga?

Todos os contratos de trabalho serão registrados na sua carteira digital, porém é importante guardar o documento físico, mesmo que você não use mais, pois ele serve como uma forma de comprovação caso haja algum problema com a versão online, como divergência nas informações. Além disso, se o trabalhador for contratado por uma empresa que não faz o uso do eSocial, sistema informatizado da administração pública, ainda vai precisar da versão de papel da carteira.

Quantos dígitos tem a CTPS Digital?

11 dígitos. O número da CTPS Digital é o mesmo número do seu CPF.

Ainda posso emitir a CTPS física?

Apenas em casos excepcionais. Atualmente, a emissão da CTPS Digital é prioritária.

A CTPS Digital substitui a minha CTPS física?

Sim. A CTPS Digital é o modelo utilizado atualmente.

O que quer dizer a sigla CTPS?

Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Com quantos anos posso tirar a CTPS?

Para tirar a CTPS é necessário ter, no mínimo, 14 anos de idade.

A CTPS é gratuita?

Sim. A emissão do documento é gratuita.

Descomplicamos?

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que descomplicamos para você. Até a próxima. 😉

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.