Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que é inflação e quais são os seus efeitos na economia?

Por Camila SilveiraPublicado em

Provavelmente você já notou que os preços de diversos produtos hoje em dia são mais elevados do que eram antigamente e a reposta para esse acontecimento é simples: o valor inflacionou. Normalmente, essas mudanças não abalam muito a vida do consumidor. Quer mais detalhes? Continue a leitura e entenda o que é inflação quais são os seus efeitos na economia.

O que você procura?

O que é inflação?

É um termo da economia usado para denominar o aumento dos preços de um conjunto de produtos e serviços dentro de um determinado período. Vale lembrar que essa variação não ocorre de maneira uniforme na economia: determinados produtos ficam mais caros e outros podem continuar com o mesmo valor.

O processo inflacionário não abala muito a vida do consumidor, devido aos reajustes salariais. Porém, quando os preços aumentam em níveis muito altos e em uma velocidade grande, a inflação pode ser prejudicial para a sociedade, pois esses reajustes podem levar mais tempo para ser implementado, o que resulta em menor poder de compra para o consumidor.

O que pode gerar a inflação?

Para entender é simples: quando os consumidores estão dispostos a pagar por valores altos, a tendência é que os preços subam. Além disso, a inflação pode aparecer no momento em que um produto ou serviço tem a sua quantidade reduzida no mercado. Por exemplo: quando o clima não está favorável para produção de um alimento e tem o seu valor elevado no supermercado.

Outra consequência da inflação é a indexação, que consiste em um sistema de aumento de preços em função de produtos e serviços com valores altos. Ou seja, ela serve para aumentar o valor dos produtos no futuro, devido aos aumentos do passado, com a finalidade de garantir o poder aquisitivo da sociedade e o valor da moeda.

Quais são os efeitos da inflação na economia?

  • Perda do poder de compra da sociedade;
  • Diminuição dos investimentos de empreendedores, que podem ficar preocupados com custos de produção ou demanda dos compradores;
  • Ambiente de incertezas sobre a economia.

Como a inflação é controlada?

  1. Aumento da taxa de juros Selic: a partir disso, os consumidores adiam a decisão de comprar um produto ou serviço e, como resultado, os preços caem;
  2. Redução de gastos do governo: com essa ação, o governo não precisa emitir moeda para pagar as despesas ou aumentar impostos;
  3. Aumento de produção: boa quantidade de produtos à disposição dos compradores pode significar o aumenta de oferta, que resulta em queda de preços.

Como consumidor, o que você pode fazer?

A partir de todas as informações citadas, é importante estar atento aos índices econômicos e procurar não fazer compras de maneira impulsiva. Por fim, faça uma pesquisa de preços dos produtos e serviços que deseja comprar, para que você não gaste o seu dinheiro de maneira equívoca.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Vantagens e Desvantagens de Investir em Franquias em 2023

Gestão empresarial: como o controle de ponto digital pode te ajudar

Quem tem carteira assinada e é MEI pode receber seguro-desemprego?

Como ganhar dinheiro com Tiktok: missões, amigos e muito mais!

Como Economizar na Saúde: Dicas para Cuidar do Corpo e do Bolso

Como Aumentar o Score de Crédito de Forma Rápida

Finanças para Crianças e Adolescentes: veja dicas e vantagens

O Que É Convênio Médico? Veja os Benefícios e Funcionamento