Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que é inflação e quais são os seus efeitos na economia?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Provavelmente você já notou que os preços de diversos produtos hoje em dia são mais elevados do que eram antigamente e a reposta para esse acontecimento é simples: o valor inflacionou. Normalmente, essas mudanças não abalam muito a vida do consumidor. Quer mais detalhes? Continue a leitura e entenda o que é inflação quais são os seus efeitos na economia.

O que você procura?

O que é inflação?

É um termo da economia usado para denominar o aumento dos preços de um conjunto de produtos e serviços dentro de um determinado período. Vale lembrar que essa variação não ocorre de maneira uniforme na economia: determinados produtos ficam mais caros e outros podem continuar com o mesmo valor.

O processo inflacionário não abala muito a vida do consumidor, devido aos reajustes salariais. Porém, quando os preços aumentam em níveis muito altos e em uma velocidade grande, a inflação pode ser prejudicial para a sociedade, pois esses reajustes podem levar mais tempo para ser implementado, o que resulta em menor poder de compra para o consumidor.

O que pode gerar a inflação?

Para entender é simples: quando os consumidores estão dispostos a pagar por valores altos, a tendência é que os preços subam. Além disso, a inflação pode aparecer no momento em que um produto ou serviço tem a sua quantidade reduzida no mercado. Por exemplo: quando o clima não está favorável para produção de um alimento e tem o seu valor elevado no supermercado.

Outra consequência da inflação é a indexação, que consiste em um sistema de aumento de preços em função de produtos e serviços com valores altos. Ou seja, ela serve para aumentar o valor dos produtos no futuro, devido aos aumentos do passado, com a finalidade de garantir o poder aquisitivo da sociedade e o valor da moeda.

Quais são os efeitos da inflação na economia?

  • Perda do poder de compra da sociedade;
  • Diminuição dos investimentos de empreendedores, que podem ficar preocupados com custos de produção ou demanda dos compradores;
  • Ambiente de incertezas sobre a economia.

Como a inflação é controlada?

  1. Aumento da taxa de juros Selic: a partir disso, os consumidores adiam a decisão de comprar um produto ou serviço e, como resultado, os preços caem;
  2. Redução de gastos do governo: com essa ação, o governo não precisa emitir moeda para pagar as despesas ou aumentar impostos;
  3. Aumento de produção: boa quantidade de produtos à disposição dos compradores pode significar o aumenta de oferta, que resulta em queda de preços.

Como consumidor, o que você pode fazer?

A partir de todas as informações citadas, é importante estar atento aos índices econômicos e procurar não fazer compras de maneira impulsiva. Por fim, faça uma pesquisa de preços dos produtos e serviços que deseja comprar, para que você não gaste o seu dinheiro de maneira equívoca.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.