Foregon.comConteúdos

O que é logística reversa e como aplicá-la em sua empresa

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Cuidar do meio ambiente tem se tornado cada vez mais importante, visto que os impactos ambientais ocasionados pela poluição estão muito críticos. Por conta disso, algumas medidas devem ser tomadas pelos principais produtores de resíduos, as grandes indústrias. Aplicar a logística reversa pode ser a melhor solução neste caso.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente: "a PNRS define a logística reversa como ‘um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada."

Medida é obrigatória em alguns setores

Devem cumprir a Lei nº 12.305, de agosto de 2010, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos seguintes produtos:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Agrotóxicos;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Como funciona a logística reversa

Existem duas formatos existentes nessa logística, veja:

Pós-venda: nessa logística, o produto volta para a cadeia de distribuição antes de ter sido usado pelo consumidor ou com pouco tempo de uso. Pode ocorrer em casos de defeito ou erros no processamento do pedido, por exemplo. Muitas vezes, o produto pode passar por melhorias e voltar a ser comercializado, agregando valor.

Pós-consumo: neste caso, o produto foi adquirido, usado e descartado pelo consumidor. Isso ocorre quando acaba a vida útil ou sua validade chegou ao fim. A empresa recebe os itens e dá o encaminhamento correto a eles: reutilizar no ciclo produtivo, reciclar ou desmanchar, se a reintrodução no mercado for inviável.

Porque aplicar a logística reversa na minha empresa?

  • Além de cumprir a lei, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, sua empresa também pratica o bem à nossa saúde e contribui para a preservação do meio ambiente.
  • Deve-se assumir a responsabilidade por aquilo que produz e descarta no meio ambiente. Além de gerar uma grande economia em busca de matéria prima para seus novos produtos.
  • Atitudes como esta criam uma boa imagem sobre a sua marca, sendo reconhecida como uma empresa em prol do meio ambiente, chamando a atenção dos consumidores mais conscientes.
  • Faça a diferença no mundo dos negócios. Com a concorrência elevada no mercado, ter um diferencial tão importante como esse, é uma grande vantagem entre os concorrentes.

Contribua para a produção e consumo sustentável, para que as futuras gerações possam ter qualidade de vida, sem abrir mão das evoluções e novas tecnologias.

Acompanhe mais dicas para você e seu negócio aqui no blog. Entenda agora como um Cartão Crédito Empresarial ajuda no controle dos custos da sua empresa.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Passagem aérea mais cara: saiba como economizar na próxima viagem

  • Dicas financeiras

    Funcionário com contrato suspenso deve ter período de férias adiado

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras