Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é o informe de rendimentos?

Por Camila SilveiraPublicado em

Todo início de ano é o mesmo episódio: hora de reunir os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda. Neste ano, o prazo estipulado pela Receita Federal é de março até abril, portanto o ideal é se planejar para escapar da correria e ter tranquilidade para a declaração do IR 2020. Sendo assim, você descarta erros e evita cair na malha fina.

O que é Informe de Rendimentos de Pessoa Física?

São todos os comprovantes de rendimentos pagos que devem ser apresentados para fazer a declaração do IR 2020. Por exemplo: se você trabalha em uma loja, é claro que você terá seu salário todos os meses, certo? Portanto, essa empresa deverá informar, via documento, o que entrou na sua conta durante o ano inteiro para informar o seu rendimento. Deu para entender?

Vamos pensar em outro exemplo: supõe-se que você trabalha em uma empresa, mas também recebe uma pensão mensalmente. São rendimentos diferentes, concorda? Sendo assim, a corporação informará o salário que você recebeu durante o ano inteiro e o banco em que você possui conta informará a pensão que você ganhou nesse mesmo período.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Para o que serve o Informe de Rendimentos?

Esse documento é obrigatório para a maioria das empresas e deve ser entregue antes mesmo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Ele tem de ser concedido para os funcionários e prestadores de serviço de empresas, inclusive MEI, para que a Receita Federal possa saber se ocorreu uma irregularidade por uma das partes no momento de declarar o IR 2020.

Informe de Rendimentos de Pessoa Jurídica

O Informe de rendimentos de Pessoa Jurídica é um documento que deve ser concedido pelas fontes pagadoras às empresas e pessoas que recebem valores sujeitos a retenção de imposto na fonte. Sendo assim, é com esse comprovante que os fornecedores da empresa vão poder declarar o Imposto de Renda 2020.

Esse documento precisa ser extremamente detalhado, pois uma análise mais empenhada pode ajudar o contador identificar informações que, muitas vezes, passam despercebidas pelos gestores.

Quem precisa fornecer esse documento?

As empresas que devem entregar o Informe de Rendimentos de Pessoa Jurídica para os prestadores de serviço ou contribuintes são os bancos, plano de saúde, corretoras, instituições de ensino e INSS.

Caso queira saber mais sobre o assunto, confira os artigos abaixo:

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa