Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é o SCR?

Por Thais SouzaPublicado em

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) é um banco de dados que armazena informações sobre títulos e créditos junto às instituições financeiras. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre as suas funções.

Sobre o SCR

O banco de dados SCR permite que pessoas físicas e jurídicas, consultem informações como: limite de crédito para empréstimos, financiamentos ou avais realizados entre as instituições financeiras e seus clientes.

Ou seja, sempre que você solicitar crédito ao mercado, como a abertura de uma conta corrente, cartão de crédito e dentre outros serviços financeiros, os bancos, na maioria das vezes, vão solicitar uma autorização para consultar o seu nome no SCR.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Finalidade de uso das informações

  • Permitir que o consumidor acompanhe suas operações de crédito;
  • Fornecer informações para que as instituições financeiras consigam analisar com mais eficiência o perfil do consumidor e o risco de inadimplência para cada produto ou serviço solicitado.  

Vale ressaltar que as informações só serão fornecidas às instituições após a expressa autorização do cliente, que ocorre por meio de contrato bancário.

Procedimentos necessários para contestação das informações

As informações do consumidor são enviadas para o SCR pelas instituições financeiras, ou seja, se o consumidor identificar divergências nos seus dados, deverá solicitar a correção junto à instituição responsável. 

Caso o problema não seja resolvido, o consumidor poderá registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central ou obter informações de como proceder, através do número:

  • 0800 979 2345

Se o consumidor não tiver o seu problema resolvido com a instituição ou o Banco Central, poderá recorrer a correção de eventuais divergências em seus dados, por meio de ação judicial.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com a gente aqui nos comentários ou por meio das nossas redes sociais.

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”