Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é o SCR?

Por Thais SouzaPublicado em

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) é um banco de dados que armazena informações sobre títulos e créditos junto às instituições financeiras. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre as suas funções.

Sobre o SCR

O banco de dados SCR permite que pessoas físicas e jurídicas, consultem informações como: limite de crédito para empréstimos, financiamentos ou avais realizados entre as instituições financeiras e seus clientes.

Ou seja, sempre que você solicitar crédito ao mercado, como a abertura de uma conta corrente, cartão de crédito e dentre outros serviços financeiros, os bancos, na maioria das vezes, vão solicitar uma autorização para consultar o seu nome no SCR. 

Finalidade de uso das informações

  • Permitir que o consumidor acompanhe suas operações de crédito;
  • Fornecer informações para que as instituições financeiras consigam analisar com mais eficiência o perfil do consumidor e o risco de inadimplência para cada produto ou serviço solicitado.  

Vale ressaltar que as informações só serão fornecidas às instituições após a expressa autorização do cliente, que ocorre por meio de contrato bancário.

Procedimentos necessários para contestação das informações

As informações do consumidor são enviadas para o SCR pelas instituições financeiras, ou seja, se o consumidor identificar divergências nos seus dados, deverá solicitar a correção junto à instituição responsável. 

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Caso o problema não seja resolvido, o consumidor poderá registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central ou obter informações de como proceder, através do número: 

  • 0800 979 2345

Se o consumidor não tiver o seu problema resolvido com a instituição ou o Banco Central, poderá recorrer a correção de eventuais divergências em seus dados, por meio de ação judicial.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com a gente aqui nos comentários ou por meio das nossas redes sociais. 

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial

Cartão de Crédito Nubank: Benefícios Nubank e Mastercard

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?

Stone Telefone [Ouvidoria, E-mail, WhatsApp, Chat]

Boletos Digitais no Mercado Pago: Como Funciona