Foregon.comConteúdos

O que é o seguro RCF-V de terceiros?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Dirigir no trânsito das grandes cidades requer muita atenção, pois qualquer situação imprevista pode resultar em um grave acidente, prejudicando a si e até outras pessoas. Por este motivo, existem seguros pensados para ressarcir os prejuízos causados a terceiros, seja físicos ou materiais. Entenda melhor o Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículo (RCF-V).

RCF-V: seguro para cobertura de danos a terceiros 

O seguro RCF-V realiza a cobertura de danos que o segurado possa causar a outra pessoa no trânsito. Como o próprio nome sugere, ele é facultativo, ou seja, o condutor escolhe contratá-lo ou não. Mas, vale lembrar que, até o momento de produção deste artigo (26/12/2019), o seguro obrigatório DPVAT foi extinto pela Medida Provisória nº 904, editada pelo Governo Federal em novembro de 2019.

Coberturas do seguro RCF-V

Seja em caso de danos corporais ou materiais, a cobertura deve indenizar os terceiros envolvidos no acidente causado pelo condutor segurado. O valor a ser pago pela seguradora é limitado à quantia máxima estipulada na apólice de seguro, portanto, caso os danos ultrapassem o valor coberto, a responsabilidade financeira é do segurado. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Os tipos de cobertura disponíveis geralmente são:

  • Danos Materiais: cobre os danos causados aos bens de terceiros, como o veículo, motocicletas, bicicletas, entre outros. Os custos de concerto de um automóvel podem ser elevados e pegar qualquer motorista de surpresa, por isso sua contratação é considerada importante. 
  • Danos Corporais: caso o acidente provocado pelo segurado resulte em lesões corporais, invalidez ou morte de outra pessoa, a cobertura garante a indenização das despesas médicas ou funerárias. Anteriormente, esta cobertura funcionava como um complemento do seguro DPVAT, que era obrigatório, até 31 de dezembro de 2019. 
  • Danos Morais: essa modalidade cobre indenizações judiciais ou extrajudiciais caso o terceiro venha a reclamar em juízo.

Vale a pena contratar o seguro para terceiro?

É possível adicionar o RCF-V junto ao seu seguro veicular ou contratá-lo a parte. Em média, a cobertura de danos a terceiros é de R$ 50 mil. Analise planos e compare em mais de uma seguradora. 

Contratar este seguro vale a pena para você? Apesar de não ser um assunto agradável, acidentes são comuns, mas nunca previstos. Por isso é necessário pensar além de sua própria segurança, mas também em uma garantia, caso um incidente aconteça e afete a vida de outra pessoa. 

O conteúdo que separamos para sua próxima leitura, pode te ajudar na escolha do seguro mais adequado para você:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

  • Dicas financeiras

    Como pagar boleto com PayPal?

  • Dicas financeiras

    Sky pré-pago: conheça e veja se vale a pena

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras