O que é Taxa Referencial (TR)?
Conhecer sobre a Taxa Referencial (TR) é ter uma base do que acontece com seu dinheiro, quando aplicado na poupança, além de outros investimentos, incluindo o saldo do seu FGTS. Para entender melhor, é só continuar a leitura.

O que você procura?
O que é TR – Taxa Referencial?
A Taxa Referencial (TR) funciona como uma taxa de juros de referência, ou seja, um indicador geral da economia brasileira. Portanto, ela é utilizada na hora de calcular o rendimento de algumas aplicações financeiras, interferindo em diversos ativos, como:
- Títulos do Tesouro Direto;
- Poupança;
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Financiamentos imobiliários.
Como a TR é calculada?
Entender como a taxa referencial é calculada é importante para fazer uma previsão de alguns resultados mensais anuais de seus investimentos. O cálculo oficial da TR e sua divulgação são feitos pelo Banco Central do Brasil (BC).
Primeiramente são coletados dados das taxas de juros utilizadas nos CDBs ofertados nas 30 maiores instituições bancárias do país. A partir desta pesquisa diária, surge a Taxa Básica Financeira (TBF), que representa a média destes juros. Por fim, é aplicada a fórmula:
R = (a + b) x TBF

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- O termo = Redutor;
- O termo A = 1,005. Um valor fixo definido na criação da taxa referencial;
- O termo B, varia do resultado da TBF, valor divulgado pelo Banco Central.
Parece difícil? Calma, você não precisa decorar a fórmula da Taxa referencial. Apenas perceba que nesta equação geral o valor mínimo que se pode obter é zero. Isso é algo bom, já que seu dinheiro não poderá ter rendimentos negativos, ou seja, perdas. Além disso, o Banco Central disponibiliza a Calculadora do Cidadão para que faça a consulta da TF mais atual.
Opções de investimentos
Gosta de investir? Separamos alguns conteúdos relacionados que podem ser de seu interesse. Depois, conta para gente o que achou!
Deixe seu comentário