Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Transação TEV: o que é, como funciona e para que serve

Por Claudia BorgesPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Saber o que é TEV e a diferença dessa operação para as tradicionais, como TED e DOC, é essencial para fazer um bom uso dessas funcionalidades. Entenda como funciona a Transferência Eletrônica de Valores, suas principais características e como transferir recursos entre contas do mesmo banco.

O que você procura?

O que significa TEV em operações bancárias?

TEV é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível, uma operação bancária que permite transferir dinheiro entre duas contas distintas dentro da mesma instituição financeira. A principal característica da TEV é a rapidez na transação, que pode ser concluída em até 10 minutos. Essa modalidade é útil para quem precisa transferir valores com agilidade e segurança.

Como a TEV funciona?

Imagine que você está em um bar com um amigo e percebe que esqueceu seu cartão em casa, mas você tem acesso ao aplicativo do banco no seu smartphone, e seu amigo tem uma conta no mesmo banco que você. Então você transfere para ele o valor da sua conta no bar, para que ele realize o pagamento com o cartão dele. Você acaba de fazer uma TEV.

A TEV não tem custos e também tem a compensação praticamente imediata, demorando cerca de dez minutos.

Quais as principais regras da TEV?

Basicamente, são quatro regras principais que você deve conhecer a respeito desse tipo de transferência:

Custos

Fique atento, pois para transferências entre contas de um mesmo banco não existe nenhum custo. Isso vale, independentemente, se a transferência foi para uma conta corrente, poupança, pessoa física ou pessoa jurídica.

Limite

No caso da TEV, vale destacar que ela tem limites que variam conforme o tipo de conta, o banco escolhido e também pelo perfil financeiro do cliente. Mas, para verificar quais são os valores máximos que podem ser transferidos, você pode procurar nos seguintes lugares:

  • No site da instituição financeira;
  • No caixa eletrônico;
  • No Internet Banking, basta ir até o menu que fala sobre limites;
  • No aplicativo do seu banco.

Segurança

A TEV é conhecida por ser um tipo de transferência mais fácil de ser identificada, se comparada a um depósito em dinheiro realizado diretamente no caixa. Assim, a pessoa que está transferindo o valor conta com mais segurança.

Horário

Além de ser um método seguro, a TEV também é rápida. Isso significa que o valor é transferido imediatamente para a conta do beneficiário, geralmente em até dez minutos. Este tempo vale para os dias úteis, finais de semana e feriados.

Como fazer uma TEV?

Para fazer essa transferência, você só precisa saber o número da agência e da conta corrente ou poupança do destinatário. Com essas informações em mãos, é possível concluir a transação presencialmente, nos caixas eletrônicos, pela internet, telefone ou aplicativo do banco.

Qual a diferença entre TED e DOC?

A TED e o DOC funcionam de maneiras bem parecidas: os dois servem para efetuar uma transferência de valores entre contas de diferentes bancos. A diferença entre eles é o valor limite de transferência e o tempo que leva para esse dinheiro ficar disponível na conta do destino. Vamos entender melhor?

Transferência Eletrônica Disponível (TED)

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) não tem valor mínimo e nem máximo e, se feita até as 17h, fica disponível na conta destino em até 30 minutos. Se for feita após às 17h, o dinheiro estará na conta no dia útil seguinte. Confira alguns exemplos para entender melhor:

  • Se você faz uma transferência na segunda-feira, às 14h, até às 15 o valor já estará aparecendo na conta para a qual foi transferido;
  • Se você fizer a transferência às 18h na segunda-feira, o valor transferido estará disponível na terça feira;
  • Se você fizer uma TED no sábado, o valor não cai no mesmo dia, já que os sábados não são considerados dias úteis para os bancos.

Vale lembrar que os exemplos citados foram para dias úteis. Em caso de feriado o prazo conta a partir do dia útil seguinte.

Documento de Ordem de Crédito (DOC)

O Documento de Ordem Crédito (DOC) pode ser feito para valores até R$ 4.999,99 e o valor transferido só ficará disponível no dia útil seguinte à transferência, para transações feitas até as 21h59. Transações feitas após as 22h só estarão disponíveis dois dias após a transferência.

Para ambas a transações é necessário saber:

  • Nome do banco para o qual será feita a transferência;
  • Número da agência;
  • Número da conta;
  • Se a conta é corrente ou poupança;
  • CPF do titular da conta destino.

Alguns bancos podem cobrar taxas para realização de transferências via DOC ou TED. Vale consultar seu banco antes, ok?

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é uma TEV?

A TEV é a sigla para Transferência Eletrônica de Valores. Trata-se de transferências realizadas entre diferentes contas de uma mesma instituição financeira ou mesmo banco.

Qual a diferença entre TEV e TED?

Enquanto a TEV é um tipo de transferência entre contas do mesmo banco, a TED é uma transferência de valores feita entre duas contas independentes, que podem ser de bancos diferentes.

O que é envio TEV na Caixa?

Quando você faz uma TEV na Caixa quer dizer que está transferindo um valor da sua conta Caixa para outra conta da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma transferência para contas do mesmo banco.

Quanto tempo demora um TEV da Caixa?

As transferências TEV costumam cair na conta do destinatário em até dez minutos. Elas são mais rápidas, já que a operação não precisa enviar dinheiro para outro banco.

Como estornar uma TEV da Caixa?

Será necessário entrar em contato com o banco para o qual foi feita a TEV e solicitar providências dele junto ao titular da conta onde o dinheiro foi depositado indevidamente.

Descomplicamos?

Agora que já sabe como funciona, ficará mais fácil decidir qual escolher, quando precisar. Mas caso ainda esteja com alguma dúvida ou queira fazer algum comentário, pode deixar aqui pra gente e logo te responderemos.

Com a Foregon, você fica por dentro de todas as novidades acerca do mundo financeiro e pode receber as melhores ofertas de contas, cartões e empréstimos, de acordo com o seu perfil.

Para aproveitar essa e outras vantagens da nossa plataforma, basta consultar o seu score de crédito com a gente! O nosso objetivo é apresentar a você as opções de produtos com maiores chances de aprovação. Aproveite!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Claudia Borges
Redatora

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.