Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é um aporte financeiro? Entenda seu funcionamento

Por VoittoPublicado em

Na atualidade, é grande e crescente o surgimento de empresas, como startups. Assim, para o desenvolvimento das mesmas, o aporte financeiro é um elemento essencial, já que ele permite que elas se tornem escaláveis. 

Por isso, quem almeja o crescimento de um negócio por meio desse tipo de investimento, necessita entender como é o seu funcionamento, e ainda, se ele se enquadra nas necessidades de sua empresa e, em quais situações.

Além do mais, é imprescindível saber como é possível conseguir esse investimento. Portanto, se você deseja entender mais sobre o assunto e sobre o que até aqui foi levantado, prossiga na leitura desse artigo, acompanhando os seguintes tópicos: 

  • O que é um aporte financeiro? 
  • Como funciona um aporte financeiro?
  • Como conseguir um aporte financeiro? 

Vamos dar ínicio? 

O que é um aporte financeiro?

Um aporte financeiro é um subsídio ou contribuição financeira, ou seja, uma injeção de dinheiro, que parte de algum investidor para outro investido em específico. Além disso, ele é realizado para que algum objetivo específico seja alcançado. 

Quando uma empresa está à procura de investimentos para amplificar os seus lucros, ou até mesmo superar dificuldades, elas costumam ir atrás de um aporte financeiro.

Porém, o dinheiro recebido não é o único benefício de se obter um aporte financeiro, já que ele também traz uma grande contribuição para o networking das empresas, e ainda aumenta a sua credibilidade no mercado.

Ou seja, recebê-lo passa uma imagem positiva no mercado de trabalho, pois significa que uma empresa tem grande capacidade de desenvolvimento. 

Ainda, a origem do dinheiro disponibilizado em um aporte financeiro é variado, visto que, pode ser proveniente, por exemplo, do mercado financeiro: da bolsa de valores, de investimentos públicos ou privados e também dos fundos de investimentos

Onde, no último, investidores juntam seus recursos para investir nas empresas com potencial de crescimento. 

Assim, em troca dessa contribuição, esses investidores passam a ter uma participação nos lucros do negócio, obtendo dessa maneira um faturamento significativo. 

No próximo tópico, te contaremos a respeito de como funciona esse investimento, te apresentando quais são os seus tipos, continue a leitura! 

Como funciona o aporte financeiro?

Você já entendeu que o objetivo do aporte financeiro é ser como uma alternativa de financiamento para as empresas. 

Assim, que entenda melhor o seu funcionamento, vamos te apresentar os principais tipos de aporte financeiro, e em quais diferentes situações empresariais eles se encaixam. São eles:

Investidor anjo

Esse tipo de investimento é direcionado para pequenos negócios que ainda estão em fase em sua fase inicial de existência, e às vezes, nem foram concretizadas. 

Dessa forma, esse é um aporte considerado de alto risco, já que essas empresas de pequeno porte não possuem nenhum serviço ou produto que obteve grande sucesso no mercado, assim, não há garantias que esse investimento terá um bom retorno, e por conta disso, não são tão fáceis de se obter. 

Por isso, normalmente quem realiza esse tipo de aporte são empresários de sucesso que decidem apostar em empresas que realmente acreditam possuir potencial, dada a experiência dos mesmos com o mundo dos negócios. 

Venture capital

Também chamado de capital de risco, esse tipo de aporte financeiro visa financiar empresas que se encontram em fase de amadurecimento no mercado

Ou seja, pequenas e médias empresas que almejam a sua expansão, e ainda, que possuem um faturamento significativo, pois já conquistaram certo espaço no mundo dos negócios.

Dessa maneira, a grande maioria dos investidores optam por concedê-lo, já que ele oferece uma maior estabilidade e segurança, pois ao investir em empresas já consolidadas no mercado, as chances de sucesso são enormes. 

Private equity

Já o private equity é dirigido para empresas consideradas de grande porte, que já estão consolidadas no mercado, e, por consequência, detém um enorme faturamento, e que buscam capital privado. 

Ainda, normalmente, diversos investidores individuais se reúnem e destinam juntamente o seu capital, contratando especialistas em encontrar negócios que possuem bom potencial de crescimento. 

Assim, para esses investidores, a expectativa de retorno é alta. 

Agora, após entender mais sobre o funcionamento dos aportes, uma dúvida pode não querer calar, e ela é: como conseguir um? É isso que vamos te explicar agora! 

Como conseguir um aporte financeiro?

Primeiramente, para conseguir um aporte financeiro, a companhia que o deseja deve-se mostrar interessante. Ou seja, mostrar que a mesma possui um bom potencial de rentabilidade, e ainda enormes chances de crescimento.

Isso pois, como já mencionado, os investidores procuram os negócios que demonstram ser as melhores oportunidades para que seus recursos sejam injetados. 

Assim, para chamar a atenção desses investidores, deve ser feita uma apresentação do cenário atual da companhia, e ainda, solicitar um valor de aporte que esteja dentro da realidade que a empresa se encontra. 

Além disso, é importante negociar bem como o crédito será pago, como também, deixar claro para o investidor o histórico da empresa, assim como, o seu planejamento para o futuro, em outras palavras, o seu plano de negócios. 

Como de se esperar, é importante que a empresa, se já existir a um tempo, seja respeitada no mercado, e que seu fundador seja de total confiança.

Com relação ao valor do aporte, quanto mais tempo um negócio possui de existência, maior será o valor de aporte que pode ser solicitado. Levando em conta também, a sua notoriedade no mercado.  

Dessa maneira, os investidores irão analisar e optar pelas empresas que demonstrem, de forma positiva, tudo o que foi até aqui mencionado.

Esse artigo foi escrito pelo Blog Voitto, para saber mais sobre assuntos como esse acesse nosso site por aqui

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é automação financeira e como ela faz uma empresa crescer

Banco Inter: como participar do Orange Friday 2021

Auxílio Dívida Serasa: veja como ganhar R$ 50 ao negociar uma dívida

O que fazer com seu décimo terceiro?

6 livros sobre empreendedores brasileiros de sucesso

O que é um aporte financeiro? Entenda seu funcionamento

O que é DeFi: o novo formato das finanças

Vai negociar suas dívidas? Entenda qual a importância do planejamento financeiro