Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é um arrendatário? Descubra agora

Por Camila SilveiraPublicado em

Para saber o que é um arrendatário, é necessário antes entender o que significa o arrendamento. Este nada mais é do que uma negociação, em que uma pessoa arrenda um bem e paga mensalmente por ele. Ao encerrar o contrato de pagamento, o bem e todas as suas responsabilidades e custos passam a ser de quem arrendou.

Portanto, o arrendatário representa a pessoa que irá usufruir desse bem arrendado, cedido pelo proprietário do bem, mediante a pagamento. Os bens cedidos ao arrendatário, geralmente, são pontos comerciais, prédios, automóveis (leasing), fábricas, entre outros. Agora você conseguiu entender este conceito com mais clareza?

Entenda a diferença entre arrendatário e locatário

Para que você não confunda os termos, é importante saber que o arrendamento é uma espécie de compra e aluguel ao mesmo tempo. Funciona assim: o arrendatário tem a possibilidade de comprar o bem arrendado somente ao término do contrato, ou seja, os pagamentos são realizados durante o contrato e contabilizados no final de venda do imóvel ou automóvel.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

No  caso do locatário, ele até pode comprar o bem alugado, mas essa condição não consta nas cláusulas do contrato de locação. Portanto, os valores pagos pelo aluguel do imóvel não entram no processo de compra.

Cuidados no momento de arrendar um bem

Compare diversas propriedades

É importante comparar todos os bens antes de escolher arrendar um, pois você se tornará responsável por ele durante muitos meses. Sendo assim, leve em consideração fatores, como: tamanho, valor de mercado, localização, condições de infraestrutura, entre outros. Dessa forma, você não se arrependerá de sua aquisição.

Compre bens que você pode pagar

Lembre-se que todos os meses você terá o compromisso de pagar a taxa do arrendamento para o proprietário do bem. Sendo assim, escolha uma opção que esteja de acordo com as suas condições financeiras e necessidades, para que você não se surpreenda negativamente e se arrependa no futuro.

Solicite os documentos do bem desejado

Não tenha medo e nem vergonha de solicitar os documentos do bem para o proprietário. Peça a certidão do registro do imóvel, planta, contas de energia, escritura, entre outros. Tudo o que achar necessário, não hesite em solicitar, mesmo que seja apenas informações sobre o bem que deseja arrendar.

Peça ajuda de profissionais

O recomendado é que você feche um contrato junto a uma agência de arrendamento ou com a presença de um advogado. Confira algumas informações importantes que devem ser constadas no contrato de arrendamento:

  • Identificação das partes envolvidas no negócio;
  • Dados completos do imóvel ou do veículo arrendado;
  • Período de duração do contrato;
  • Valor das mensalidades a serem pagas;
  • Eventuais atualizações de valores;
  • Quem ficará com gastos adicionais, como: documentações, seguros, etc.;
  • Opção do arrendatário em comprar o bem com abatimento das parcelas paga durante o contrato.

Guarde todos os comprovantes

Por fim, mas não menos importante: guarde todos os comprovantes e documentos referentes ao bem arrendado. Caso haja alguma irregularidade, você terá provas suficientes para regularizar qualquer situação.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com este artigo. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto

Reserva de emergência: o que é e como montar?

Está apertado? Confira como fazer um empréstimo seguro!

Banco Inter: conheça a conta digital kids