Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que são os órgãos de proteção ao crédito?

Escrito por Guilherme Dorneles

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Quando o assunto é órgãos de proteção ao crédito, muitas pessoas podem acreditar que eles só servem como um banco de dados que armazenam informações sobre os inadimplentes. Contudo, um birô de crédito é muito mais do que isso.

Por isso, neste artigo, você vai entender exatamente é o que é um órgão de proteção ao crédito e ainda ter a chance de conhecer os três principais que atuam no mercado brasileiro? Pronto para saber mais a respeito? Acompanhe a leitura do nosso texto.

O que você procura?

O que é um órgão de proteção ao crédito?

Um órgão de proteção ao crédito (bureau de crédito ou birô de crédito) é um serviço que reúne informações de crédito.

Nesse sentido, ele também utiliza os dados de inadimplência e adimplência de Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas (PJ) com o objetivo de ajudar nas decisões que envolvem a concessão de crédito.

Porém, cabe ressaltar que os órgãos de proteção ao crédito vão muito além disso atualmente. Isso porque eles são capazes de oferecer uma gama de serviços para as empresas e consumidores como, por exemplo:

Quais são os órgãos de proteção ao crédito?

Dentre as principais empresas que fazem parte desse segmento, vale a pena citar:

Serasa Experian

Talvez a mais conhecida entre os brasileiros seja essa. A Serasa Experian é dona do maior banco de dados da América Latina e está presente no cenário nacional há mais de 50 anos.

Vale destacar que ela trabalha com diversos tipos de serviços que servem para todas as etapas do ciclo de negócios.

Com o intuito de dar apoio às decisões de crédito, a Serasa Experian também fornece suas informações para os bancos, lojas, dentre empresas.

Boa Vista (SCPC)

Já a Boa Vista foi criada em 2010 e é a atual responsável pela administração do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Como um órgão de proteção ao crédito, sua função está em disponibilizar informações sobre inadimplência de Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas.

Contudo, com ela os seus clientes podem ter acesso à negociação online de dívidas, consulta de CPF e muito mais.

SPC Brasil

Por fim, temos o SPC Brasil, uma empresa que nasceu por causa das associações comerciais, principalmente pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).

O diferencial desse birô de crédito é que ele conta com um banco de dados onde é possível  encontrar informações de consumidores com dívidas no comércio em geral.

Aliás, o SPC Brasil se destaca por vender essas informações para bancos e lojistas. Dessa forma, eles conseguem consultar a situação de seus possíveis clientes.

Qual a diferença entre os órgãos de proteção ao crédito?

Apesar de todos serem órgãos de proteção ao crédito, tanto a Serasa Experian como o SPC Brasil e a Boa Vista possuem algumas diferenças que precisam ser levadas em consideração.

A principal delas é que todas as três são empresas independentes. Elas não têm uma ligação com o governo brasileiro e cada uma tem o seu próprio banco de dados.

Por isso, o seu nome pode estar incluído na base de dados de um birô de crédito, enquanto nos outros, ele não estará.

Qual a diferença do SPC e Serasa?

A principal diferença entre o SPC e o Serasa é que o SPC é uma empresa privada, que oferece serviços de consulta de crédito e de análise de informações financeiras para seus associados, que são geralmente empresas credoras. Já o Serasa é uma empresa de capital aberto, que além de oferecer serviços semelhantes aos do SPC, também atua em outras áreas, como análise de risco, marketing e cobrança.

Outra diferença importante é que o SPC atua principalmente no mercado de crédito varejista, ou seja, em transações de menor valor, como compras em lojas de varejo. Já o Serasa tem uma atuação mais ampla, abrangendo o mercado de crédito em geral, desde empréstimos e financiamentos até negociações empresariais de maior porte.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.