Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Padrão de vida: como se readequar a sua realidade financeira?

Por Nara LimaPublicado em

Manter um padrão de vida ajustado à realidade financeira é um desafio para muitos. Você tem facilidade em guardar dinheiro no fim do mês ou acaba extrapolando e passando tudo no cartão de crédito? Se você utiliza o crédito com muita frequência, será que seu estilo de vida está adequado ao seu orçamento? 

Para te ajudar a readequar sua realidade, preparamos esse artigo com seis passos super simples, mas que fazem toda a diferença no seu bolso. Continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

Conta digital grátis

C6 Bank

Nota da avaliação:5
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueGrátis
  • Cartão de débito para saques e pagamentos
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

Padrão de vida

Para entendermos como devemos nos readequar, é importante conhecermos o que é padrão de vida, concorda? Padrão de vida são os bens, produtos e serviços que fazem parte do dia a dia de uma pessoa e que acabam gerando um custo mensal. Por exemplo:

  • Despesas fixas: aluguel e contas;
  • Despesas variáveis: supermercado e atividades de lazer;
  • Despesas anuais: IPTU e IPVA.

Resumidamente: o padrão de vida pode variar conforme a realidade de ganhos e gastos de cada indivíduo. Um ponto que não devemos deixar de lado é o do bem-estar. Ter momentos de lazer e diversão é essencial para a saúde mental, combinado?

Custo de vida

Para que você tenha acesso a essas atividades é preciso que o seu padrão de vida se adeque à sua realidade financeira. Por isso, é muito importante fazer cálculos sobre o padrão que se adeque às suas necessidades. Você deve estar se perguntando como começar, certo? Confira algumas dicas para você se organizar financeiramente. 

  • Descubra qual o seu salário líquido (com desconto de taxas);
  • Calcule seus gastos fixos;
  • Faça uma média dos seus gastos variáveis;
  • Contabilize todas suas dívidas.

Com esses dados anotados, você pode começar a olhar o que deve mudar no seu padrão de vida para caber dentro do seu orçamento financeiro.

6 passos para readequar seu padrão de vida

Agora, vamos ao que realmente interessa? Confira seis passos para readequar sua realidade financeira.

Faça um planejamento financeiro

Esse é o primeiro e mais importante passo para que você consiga redefinir suas prioridades. Dessa forma, você consegue priorizar aquilo que realmente é importante para você e/ou sua família.

Reduza seus gastos

Reduzir gastos pode parecer uma tarefa difícil, mas é essencial para transformar a sua realidade. Comece aos poucos, tente renegociar contratos e rever a necessidade de serviços não essenciais, como televisão a cabo ou telefone fixo.  

Procure uma renda extra

Caso você esteja com dívidas, uma alternativa para quitá-las é buscar por uma renda extra. Estar sem pendências é um passo importante para que você consiga guardar dinheiro e deixar de lado uma preocupação.

Economize 

Pode parecer óbvio, mas terminar o mês com uma grana no bolso é interessante quando você deseja essa readequação. Se possível, tente viver com apenas 70% dos seus ganhos e guarde os outros 30%. 

Evite as compras por aplicativo

Pense na sua rotina e observe o que você poderia mudar nela, principalmente quando o assunto é cartão de crédito. Uma comprinha ali, outra aqui e no fim do mês a fatura está nas alturas, não é? Uma boa dica para evitar esses gastos é trocar os aplicativos de comida por refeições preparadas em sua própria casa. 

Faça compras com planejamento

Se você deseja muito adquirir um serviço ou produto, pesquise bastante e se planeje. Você não precisa deixar de lado o que te faz feliz, apenas ter consciência sobre seus gastos e optar pela opção com o melhor custo-benefício

Conta digital grátis

Banco PAN

Nota da avaliação:5
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueGrátis (R$ 2,00 após 30 transações)
  • Mastercard Surpreenda também na função débito
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

Lembre-se: esses passos geram mudanças que podem ser vistas a curto, médio e longo prazo. Por isso, não desanime se você não conseguir segui-los de primeira, combinado?

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo ajude você a readequar o seu padrão de vida. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pensa em fazer intercâmbio? Confira 5 dicas para guardar dinheiro

Parceria entre next e Veloe oferece 24 mensalidades gratuitas

Controle financeiro: confira 6 estratégias para e-commerce!

7 aplicativos que vão te ajudar a economizar muito

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?