Foregon.comConteúdos
    1. Dicas Financeiras

    Pagamento por aproximação, conheça!

    Por Leonardo JacominiPublicado em
    Compartilhe

    Se você preza por sua segurança e procura por meios cada vez mais seguros de andar com dinheiro ou cartão, o pagamento por aproximação vem para evolucionar cada vez mais esse seguimento.

    Você tem um ou mais cartões de crédito? O seu celular pode os substituir na hora de pagar uma compra. O que permite essa função, é a tecnologia chamada de Near Field Communication, ou NFC.

    Se para você, ter que enfrentar filas em bancos, atendimento presencial, ir a uma agência já ficou para trás e, resolve tudo pelo celular, essa é mais uma novidade em meios tecnológicos para pagamentos que vem crescendo no país.

    Como funciona o pagamento por aproximação

    Hoje existem dois meios para se utilizar o pagamento por aproximação. Pelo smartphone ou pulseira. Pelo celular, basta ter a tecnologia NFC presente no aparelho. Já a pulseira, é oferecida por alguns emissores de cartões de crédito.

    Pagar com o celular

    Primeiro, como dissemos, é importante checar se seu smartphone oferece à tecnologia de pagamento por aproximação. Essa informação deverá conter no manual ou menu do aparelho.

    Feito isso, é preciso saber também, se o cartão de crédito que você utiliza está disponível para ser cadastrado no seu app de pagamento. Os apps são responsáveis por aceitar o seu cartão e fazer a transação.

    Alguns desses aplicativos que validam o pagamento sem precisar do cartão são: Android Pay, Samsung Pay e Apple Pay. Basicamente funciona assim: Quando for usar o celular para pagamento, peça para o lojista que o pagamento vai ser por aproximação. Assim que o atendente digitar as informações na maquininha, basta aproximar o celular que ele faz o resto. Não precisa digitar nada.

    O sistema faz uma troca de informações com a maquininha de cartão. Ou seja, o celular transfere as informações básicas para o pagamento ser aprovado. E nem a senha não precisa ser digitada.

    Em alguns casos, para maior segurança, existe um valor mínimo sem precisar digitar a senha. Na maioria das vezes é de R$50. Após esse valor, o usuário precisa digitar a senha na maquininha. Mas em qualquer hipótese, não precisa levar o cartão de crédito na carteira, somente o celular.

    Pagar com à pulseira

    Como lembramos, a opção da pulseira depende do emissor do cartão. Alguns desses emissores são: Trigg, Santander Pass pulseira Ourocard.

    Normalmente, as emissoras cobram um preço pela solicitação da pulseira. O funcionamento dela se assemelha ao do celular. Suas informações são gravadas na pulseira, e na hora do pagamento, basta aproximá-la da maquininha.

    Como saber se o estabelecimento aceita pagamento por aproximação, basta a maquininha ter um símbolo. Se ainda restar dúvidas, pergunte ao atendente se o estabelecimento oferece a opção de pagamento por aproximação.

    Esse serviço promete ser ainda mais seguro, já que não precisa levar dinheiro ou mesmo o cartão de crédito no bolso. Além de que, as informações compartilhadas com a maquininha são apenas para o pagamento e não são compartilhadas.

    E aí, gostou de saber mais sobre a tecnologia NFC? Aqui sempre tem assunto novo! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Dicas Financeiras

      O que é Alienação Fiduciária?

    • Dicas Financeiras

      Guia BV Financeira: conheça as principais dúvidas

    • Dicas Financeiras

      Como acumular riquezas? Veja algumas dicas úteis

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando