Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Critério de seleção: Alguns dos produtos financeiros apresentados aqui são de nossos parceiros. Entretanto, isso não influencia nossa avaliação e análise, que permanece imparcial e independente.

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional é um boleto de arrecadação tributária para os Microempreendedores Individuais. Pagar o DAS MEI é obrigatório e rende vários benefícios para o negócio e o empreendedor. Para não perder as vantagens, é importante ficar em dia com as parcelas.

Se você acabou de abrir seu negócio e quer saber como funciona o DAS MEI, como emitir o boleto e as formas de pagamento, continue a leitura que explicaremos todos os detalhes!

O que você procura?

O que é DAS MEI?

A sigla DAS é uma abreviação para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. O DAS nada mais é do que um documento para o pagamento de tributos obrigatórios ao Microempreendedor Individual que é participante do regime tributário do Simples Nacional.

O MEI é obrigado a pagar o DAS mensalmente. Este documento reúne, de maneira prática, todos os impostos devidos para os microempreendedores. Ou seja: você paga vários tributos em um único valor mensal.

Qual o valor do DAS MEI em 2022?

O valor mensal de pagamento do DAS MEI é fixo. Em 2022, ele pode variar entre R$ 61,60 e R$ 66,60. A data de pagamento é no dia 20 de cada mês e não pode ser alterada.

Quais são os impostos incluídos no valor do DAS?

O pagamento com o DAS MEI corresponde a:

Fonte: gov.br

Como emitir o boleto do DAS MEI?

Pelo site

Agora que você já conhece o DAS MEI e a importância de pagá-lo em dia, confira o passo a passo de como emitir o boleto do DAS para realizar o pagamento.

  1. Acesse o portal do empreendedor, site vinculado ao Governo Federal;
  2. Quando entrar no site, clique na opção "Já sou um microempreendedor individual";
  3. Depois, clique em "Pagamento de contribuição mensal e parcelamentos". Você será redirecionado para a página do DAS;
  4. Então, clique em "Boleto de pagamento";
  5. Insira seu CNPJ e clique em "Continuar";
  6. Após todas as etapas preenchidas e as opções selecionadas, é gerado automaticamente um boleto DAS MEI mensal.

Pelo App MEI

Você pode emitir seu boleto DAS pelo aplicativo MEI (Android e iOS). Baixe o App no seu celular, faça o login e assim que entrar na conta, clique em "Emitir DAS".

Baixar na App StoreDisponível no Google Play

Como pagar o DAS MEI?

Presencialmente

Com o boleto do DAS em mãos, é possível pagá-lo presencialmente em bancos, Casas lotéricas ou caixas eletrônicos. Fique atento ao prazo de pagamento: dia 20 de cada mês.

Por meio do débito automático

A forma mais fácil de pagar o DAS MEI é por meio do débito automático, já que com essa opção você não precisa ficar emitindo os boletos mensalmente.

O débito automático realizará o pagamento do DAS todos os meses de forma automática, sempre no dia 20. O dinheiro é descontado direto da sua conta.

Para cadastrar o débito automático, entre na página do DAS MEI no site do gov.br e clique em "Débito automático". Depois, preencha todas as informações solicitadas.

Pagamento online

Se preferir, também pode pagar seu DAS MEI pelo aplicativo do seu banco. Basta fazer a leitura do código do boleto ou então digitar os números do código.

Pelo Pix

Agora também é possível pagar o DAS MEI pelo Pix, uma grande evolução para tornar o pagamento do boleto cada vez mais simples e rápido. Para isso, basta ter uma conta bancária com chave Pix registrada. Então, com seu boleto do DAS em mãos, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo do seu banco e selecione "Pix";
  2. Clique na opção relativa ao pagamento com QR Code;
  3. Por fim, utiliza a câmera do seu celular para fotografar o código disponível na via.

Por que é importante pagar o DAS MEI?

Pagar o DAS todos os meses dá o direito ao MEI de receber vários benefícios, confira abaixo o que você tem direito:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença;
  • Licença-maternidade;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte.

Para conseguir todos estes benefícios, basta pagar o DAS em dia e cumprir a carência necessária para cada um. Caso o MEI deixe de pagar a contribuição mensal, além de ter o MEI cancelado, ele poderá comprometer o recebimento destes benefícios.

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha te auxiliado a emitir e pagar o DAS MEI da forma mais fácil para você. Se restou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Leia também

Auxílio Brasil Jovem Ainda Existe? Veja o que Muda em 2024

Aumento do salário mínimo 2024 e economia de horas extras

Posso Fazer Portabilidade de Salário Mesmo Devendo o Banco?

IGP-DI: Valor Atual e o Acumulado de 2023

IPC-Fipe 2023: Conheça o Índice de Preços ao Consumidor

Descubra Agora: Buser é Confiável? Uma Análise Detalhada

Poupançudo da Caixa: Como Adquirir os Cofres Divertidos?

Finanças para Millennials: um guia passo a passo