Foregon.comConteúdos

Para que serve o CEI da B3?

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Se você está entrando no mundo das ações, saiba que visualizar e consultar informações acerca das suas aplicações financeiras é fundamental para estar por dentro e acompanhar como anda seus investimentos. Para isso, a ferramenta CEI da B3 pode ser uma ótima alternativa. Quer saber como funciona? Então continue com a gente.

O que é CEI da B3?

O Canal Eletrônico do Investidor (CEI) é uma plataforma online oferecida pela B3, a bolsa de valores do Brasil. O CEI organiza os saldos do investidor em diferentes mercados, como o mercado acionista, de opções, termo e futuros.

A finalidade do CEI é disponibilizar os dados sobre os investimentos para que os acionistas tenham acesso e controle das suas aplicações. Com ele, você pode ver um extrato detalhado a respeito de saldos, vendas e transferências dos últimos 18 meses.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que posso consultar no CEI? 

Por meio da consulta CEI B3 é possível acessar diversas informações referentes a sua conta e transações, como:

  • Saldo diário e extrato mensal de custódia dos ativos;
  • Saldo no mercado de opções;
  • Saldo no mercado a termo;
  • Saldo no mercado futuro;
  • Saldo de ativos depositados para garantias de posições;
  • Saldo de Tesouro Direto;
  • Aviso de Movimentação BTC;
  • Aviso de Recebimento de Proventos (Dividendos, JCP’s, Rendimentos e etc).

Como acessar o CEI da B3?

Para se cadastrar no CEI é necessário que você invista em qualquer ativo oferecido pela B3 por meio de uma instituição financeira. Neste caso, a senha é criada automaticamente e enviada pelo e-mail cadastrado pela corretora ou através dos Correios. 

Com a sua senha em mãos, siga o passo a passo para acessar as informações sobre seus investimentos no CEI: 

  1. Acesse o site CEI;
  2. Preencha o campo com seu CPF ou CNPJ;
  3. Inserir sua senha (feita no momento do cadastro da B3);
  4. Clique no botão "Entrar".

Caso tenha se esquecido ou perdido a sua senha, a recuperação pode ser feita nesta mesma página clicando em "Esqueci minha senha".

Qual a importância de utilizar o CEI? 

O CEI é uma forma prática de consulta a todos os ativos em um só lugar. Ou seja, você não precisa ter o trabalho de consultar seus extratos em cada instituição financeira, o que, sobretudo, facilita muito na hora de declarar o Imposto de Renda

Além de mostrar ao investidor que seus ativos estão em segurança, em casos de split de ações, por exemplo, o CEI dá um patamar exato de quanto passou a ser o seu preço médio em relação aos ativos comprados.

Dica Foregon

Agora que você já sabe como funciona o CEI, que tal conferir o se o seu perfil de investidor é adequado para o tipo de investimento que você deseja aplicar? Confira os artigos que separamos para você:

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Como redatora, preza por conteúdos completos, passados de forma simples. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro. Nas horas livres, a Thais gosta de ler e cozinhar. “Sou apaixonada pelo universo de investimentos, o que me motiva é ter a oportunidade de ajudar você, de maneira simples e descomplicada. Meu objetivo é te ajudar com uma informação rápida e prática. E o que mais me deixa feliz é o seu comentário.”

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Poupança PF 013 na Caixa: entenda o significado

  • Dicas financeiras

    Pix: qual é a sua vantagem sobre as finanças e os negócios?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras