Para que serve o CEI da B3?
Se você está entrando no mundo das ações, saiba que visualizar e consultar informações acerca das suas aplicações financeiras é fundamental para estar por dentro e acompanhar como anda seus investimentos. Para isso, a ferramenta CEI da B3 pode ser uma ótima alternativa. Quer saber como funciona? Então continue com a gente.

O que você procura?
O que é CEI da B3?
O Canal Eletrônico do Investidor (CEI) é uma plataforma online oferecida pela B3, a bolsa de valores do Brasil. O CEI organiza os saldos do investidor em diferentes mercados, como o mercado acionista, de opções, termo e futuros.
A finalidade do CEI é disponibilizar os dados sobre os investimentos para que os acionistas tenham acesso e controle das suas aplicações. Com ele, você pode ver um extrato detalhado a respeito de saldos, vendas e transferências dos últimos 18 meses.
O que posso consultar no CEI?
Por meio da consulta CEI B3 é possível acessar diversas informações referentes a sua conta e transações, como:
- Saldo diário e extrato mensal de custódia dos ativos;
- Saldo no mercado de opções;
- Saldo no mercado a termo;
- Saldo no mercado futuro;
- Saldo de ativos depositados para garantias de posições;
- Saldo de Tesouro Direto;
- Aviso de Movimentação BTC;
- Aviso de Recebimento de Proventos (Dividendos, JCP’s, Rendimentos e etc).
Como acessar o CEI da B3?
Para se cadastrar no CEI é necessário que você invista em qualquer ativo oferecido pela B3 por meio de uma instituição financeira. Neste caso, a senha é criada automaticamente e enviada pelo e-mail cadastrado pela corretora ou através dos Correios.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Com a sua senha em mãos, siga o passo a passo para acessar as informações sobre seus investimentos no CEI:
- Acesse o site CEI;
- Preencha o campo com seu CPF ou CNPJ;
- Inserir sua senha (feita no momento do cadastro da B3);
- Clique no botão "Entrar".
Caso tenha se esquecido ou perdido a sua senha, a recuperação pode ser feita nesta mesma página clicando em "Esqueci minha senha".
Qual a importância de utilizar o CEI?
O CEI é uma forma prática de consulta a todos os ativos em um só lugar. Ou seja, você não precisa ter o trabalho de consultar seus extratos em cada instituição financeira, o que, sobretudo, facilita muito na hora de declarar o Imposto de Renda.
Além de mostrar ao investidor que seus ativos estão em segurança, em casos de split de ações, por exemplo, o CEI dá um patamar exato de quanto passou a ser o seu preço médio em relação aos ativos comprados.
Dica Foregon
Agora que você já sabe como funciona o CEI, que tal conferir o se o seu perfil de investidor é adequado para o tipo de investimento que você deseja aplicar? Confira os artigos que separamos para você:
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário