Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Parcelar Boletos vale a pena? Descubra Agora Mesmo

Por Camila SilveiraPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Para a maioria dos consumidores brasileiros, comprar um celular novo ou um computador para o trabalho utilizando o pagamento à vista é praticamente impossível, principalmente neste momento de crise econômica e alta do dólar.

Nessas situações, a melhor saída é parcelar as compras, mas, afinal, o que fazer quando não se tem limite no cartão de crédito? Conheça agora mesmo o parcelamento de boletos e veja se vale a pena optar por esse serviço.

O que você procura?

Parcelamento de boletos e a crise econômica

Essa opção não é uma novidade para muitas pessoas, mas tem se popularizado cada vez mais, principalmente neste momento de pandemia.

Com o agravamento da crise econômica, há quem precise parcelar despesas básicas, como contas de água e luz, por exemplo, que também fazem parte das dívidas do consumidor brasileiro.

Outro fator que contribui para o endividamento do povo é a inflação dos preços dos alimentos, sendo assim, é praticamente normal sobrar um boleto atrasado. Por essas e outras, muitos recorrem a soluções de parcelamentos dessas contas, mas, será que realmente vale a pena utilizar esse recurso?

Como funciona o parcelamento de boletos

Empresas como o Nubank, PicPay e Mercado Livre oferecem essa possibilidade, assim como diversas outras instituições financeiras.

Apesar disso, o principal ponto negativo está na taxa de juros e no acúmulo de dívidas provocado pelos parcelamentos. Caso não haja uma boa estratégia e um excelente planejamento financeiro, a tendência é que o orçamento fique mais apertado.

No PicPay, por exemplo, o boleto sofre com uma taxa de 3,09%, além de 3,69% sobre cada parcela. De acordo com a empresa, há a opção de fazer o pagamento misto de um boleto: com o valor do saldo em carteira e parcelamento restante com o cartão de crédito.

O Nubank, por sua vez, também permite essa prática. Além disso, alguns clientes também conseguem parcelar o boleto diretamente em até 12 vezes, no entanto, as taxas de juros variam entre 2% a 6% ao mês.

Parcelar boletos vale a pena?

Segundo especialistas, se não houver jeito de pagar as contas sem parcelar, é essencial analisar as taxas de juros.

Veja se sai mais barato utilizar o cartão de crédito, alguma outra ferramenta de parcelamento de boletos ou se um empréstimo pode ser a opção mais ideal. Alguns clientes conseguem ter acesso a juros bastante atrativos.

De toda maneira, o mais recomendado é analisar qual possibilidade compensará mais em longo prazo para evitar que suas dívidas virem uma verdadeira bola de neve.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a lidar melhor com a sua vida financeira. No blog da Foregon você encontra uma série de conteúdos sobre o universo das finanças. Confira agora mesmo este artigo que separamos especialmente para você!

  • 5 dicas para economizar o seu dinheiro

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.