Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Nara LimaPublicado em

De acordo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Receita Federal não poderá mais tributar as pensões alimentícias. Além disso, será necessário devolver os valores cobrados nos últimos cinco anos aos contribuintes que fizeram a Declaração do Imposto de Renda.

A partir de outubro de 2022, os contribuintes já podem fazer a retificação das últimas declarações para receber a restituição do Fisco. Segundo a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5422, a Receita Federal confirmou que os valores recebidos por pensão alimentícia não precisam ser declarados no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) como "rendimento tributável".

Você encontra nesse artigo:

Imposto de Renda sobre Pensão Alimentícia

A União estima que essa decisão terá impactos nos cofres públicos na ordem de R$ 1,05 bilhão por ano, mas o valor ainda pode chegar a R$ 6,5 bilhões, caso todos os contribuintes solicitem a devolução do tributo cobrado nos últimos cinco anos via ação judicial.

A Fisco informou que aqueles que apresentaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) entre 2018 e 2022 poderão receber de volta o valor tributado por meio de uma declaração retificadora referente ao ano em que o recolhimento foi feito.

Essa declaração pode ser enviada através do Programa Gerador da Declaração, disponível no Portal e-CAC, ou pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda".

Como fazer a declaração retificadora do Imposto de Renda

Para receber o dinheiro a que tem direito, é necessário retificar a declaração do Imposto de Renda. Se o saldo de imposto a restituir for maior do que a declaração original, a diferença será depositada na conta do declarante.

A data de pagamento varia de acordo com o cronograma de lotes e prioridades legais. Se o contribuinte pagou um valor maior de imposto, o valor excedente será restituído por meio do Perdcomp (pedido eletrônico de restituição).

Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o Portal e-CAC – ou o aplicativo "Meu Imposto de Renda" (Android e iOS);
  2. Busque a declaração a ser retificada da pensão alimentícia, e exclua o valor da que estava declarado como rendimento tributável;
  3. Informe o valor na opção "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis/Outros", especificando ‘Pensão Alimentícia’;
  4. Não altere as informações sobre o imposto pago ou retido na fonte;
  5. Finalizada a declaração, caso o saldo de imposto a restituir seja maior que o da declaração original, a diferença será restituída;
  6. A quantia será paga junto com os lotes de restituição do Imposto de Renda, obedecendo as prioridades legais.

É importante guardar todos os comprovantes dos valores informados na declaração, pois eles podem ser solicitados pela Receita Federal para conferência das informações.

E aí, gostou do conteúdo?

O Portal da Foregon oferece uma gama completa de recursos financeiros, incluindo acesso gratuito ao seu score de crédito, notícias e dicas sobre finanças, bem como as melhores ofertas de produtos e serviços financeiros que se adequam ao seu perfil.

Desta forma, você pode ter acesso a informações valiosas para tomar decisões financeiras e encontrar as melhores opções de empréstimos, cartões de crédito e outros produtos financeiros que atendam às suas necessidades.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

É simples, é rápido e totalmente de graça!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?