Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Escrito por Nara Lima

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

De acordo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Receita Federal não poderá mais tributar as pensões alimentícias. Além disso, será necessário devolver os valores cobrados nos últimos cinco anos aos contribuintes que fizeram a Declaração do Imposto de Renda.

A partir de outubro de 2022, os contribuintes já podem fazer a retificação das últimas declarações para receber a restituição do Fisco. Segundo a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5422, a Receita Federal confirmou que os valores recebidos por pensão alimentícia não precisam ser declarados no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) como "rendimento tributável".

O que você procura?

Imposto de Renda sobre Pensão Alimentícia

A União estima que essa decisão terá impactos nos cofres públicos na ordem de R$ 1,05 bilhão por ano, mas o valor ainda pode chegar a R$ 6,5 bilhões, caso todos os contribuintes solicitem a devolução do tributo cobrado nos últimos cinco anos via ação judicial.

A Fisco informou que aqueles que apresentaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) entre 2018 e 2022 poderão receber de volta o valor tributado por meio de uma declaração retificadora referente ao ano em que o recolhimento foi feito.

Essa declaração pode ser enviada através do Programa Gerador da Declaração, disponível no Portal e-CAC, ou pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda".

Como fazer a declaração retificadora do Imposto de Renda

Para receber o dinheiro a que tem direito, é necessário retificar a declaração do Imposto de Renda. Se o saldo de imposto a restituir for maior do que a declaração original, a diferença será depositada na conta do declarante.

A data de pagamento varia de acordo com o cronograma de lotes e prioridades legais. Se o contribuinte pagou um valor maior de imposto, o valor excedente será restituído por meio do Perdcomp (pedido eletrônico de restituição).

Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o Portal e-CAC – ou o aplicativo "Meu Imposto de Renda" (Android e iOS);
  2. Busque a declaração a ser retificada da pensão alimentícia, e exclua o valor da que estava declarado como rendimento tributável;
  3. Informe o valor na opção "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis/Outros", especificando ‘Pensão Alimentícia’;
  4. Não altere as informações sobre o imposto pago ou retido na fonte;
  5. Finalizada a declaração, caso o saldo de imposto a restituir seja maior que o da declaração original, a diferença será restituída;
  6. A quantia será paga junto com os lotes de restituição do Imposto de Renda, obedecendo as prioridades legais.

É importante guardar todos os comprovantes dos valores informados na declaração, pois eles podem ser solicitados pela Receita Federal para conferência das informações.

E aí, gostou do conteúdo?

O Portal da Foregon oferece uma gama completa de recursos financeiros, incluindo acesso gratuito ao seu score de crédito, notícias e dicas sobre finanças, bem como as melhores ofertas de produtos e serviços financeiros que se adequam ao seu perfil.

Desta forma, você pode ter acesso a informações valiosas para tomar decisões financeiras e encontrar as melhores opções de empréstimos, cartões de crédito e outros produtos financeiros que atendam às suas necessidades.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

É simples, é rápido e totalmente de graça!

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.