Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Empréstimo: Como Evitar Dívidas e Manter seu Nome Limpo

Por Nara LimaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Empréstimos podem ser uma ferramenta valiosa para finanças pessoais, mas é importante entender os riscos e benefícios de cada tipo de empréstimo. No Brasil, os empréstimos são vistos com desconfiança devido aos altos juros e longas dívidas que podem resultar deles.

No entanto, em certas situações, os empréstimos podem ajudar as pessoas a superar dificuldades financeiras. É importante estudar sobre os diferentes tipos de empréstimos e entender suas vantagens e desvantagens.

No texto de hoje você vai se adentrar nesse mundo e compreender o assunto antes de fazer qualquer empréstimo. Confira:

O que você procura?

Peguei um empréstimo, e agora?

Se você já tomou um empréstimo e se sente preocupado com o pagamento, não se desespere! Há várias estratégias que podem ajudá-lo a manter suas finanças saudáveis enquanto quita sua dívida.

Pontuação do score de crédito

Antes de tudo, vamos falar sobre a pontuação de crédito do score. Basicamente, essa é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, na qual os bancos e instituições podem visualizar as chances do seu perfil quitar as contas de maneira correta nos próximos 12 meses. Ao fazer o pedido do empréstimo, seu score de crédito será avaliado.

Cuidados para não ficar com nome sujo

De acordo com dados divulgados pelo Serasa, mais de 62 milhões de brasileiros estão endividados. Para evitar problemas financeiros e manter o nome limpo, é importante tomar alguns cuidados antes de solicitar um empréstimo.

Abaixo, separamos um pequeno guia dos cuidados a serem tomados para não cair em uma enrascada deixando o nome sujo:

Pesquise bem onde você irá adquirir seu empréstimo

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não checam a veracidade da empresa ao fazer o empréstimo. E como verificar a confiabilidade do site? Olhe na barra de navegação (onde está o link). Há um cadeado? Então o site é seguro.

Opte por páginas que terminem o domínio por ".com" ou ".com.br", e claro, fique de olho caso o Google te mande algum alerta sobre a segurança do site. Faça pesquisas em sites onde os consumidores possam fazer reclamações, assim poderá saber se a empresa tem boa reputação. Por fim, cheque os dados da empresa, como razão social, o CNPJ e os endereços da sede.

Ainda tem dúvidas? Faça uma consulta sobre ela no site da Receita Federal. Em nosso site você consegue conferir todos os detalhes.

Veja qual o melhor tipo de empréstimo para sua realidade

Há diversas modalidades de empréstimos disponíveis no mercado, sendo assim, estude cada uma para ver qual se adequa mais ao que você precisa. Confira as principais:

  • Cheque especial e cartão de crédito: aqui o limite já está pré-aprovado, bastando utilizar conforme a necessidade, porém, os juros são os mais altos do mercado.
  • Empréstimo pessoal: apesar dos juros altos, o empréstimo pessoal tem taxas melhores que as do cartão de crédito e as do cheque especial. Caso o seu nome esteja limpo, o crédito será liberado em menos de 24 horas após assinar o contrato.
  • Empréstimo consignado: aqui o pagamento é descontado diretamente do salário, aposentadoria ou pensão, com parcelas limitadas a 30% do total desses benefícios. Essa modalidade tem a menor taxa de juros do mercado, porém está disponível apenas para quem é aposentado, pensionista do INSS ou trabalha em uma empresa que tenha convênio com o banco.
  • Empréstimo com garantia: nessa modalidade você oferece um bem de valor como garantia para conseguir juros menores e maior prazo para pagar as parcelas, como carros, imóveis e joias.
  • Financiamentos: funciona como empréstimo pessoal, mas aqui os recursos devem ser utilizados de maneira pré-definida em contrato. Os mais comuns são os automotivos e os imobiliários.
  • Empréstimo para MEI: essa modalidade é ideal para as pessoas registradas como MEI que estejam iniciando a jornada nesse mundo empreendedor.
  • Empréstimo para autônomos: essa opção é interessante para quem não possui registro em carteira.

Faça um plano de pagamento

É preciso um bom planejamento antes de entrar em qualquer dívida, afinal, você precisará sair dela, não é? Mas como fazer isso? Pense no seguinte: o valor para pagar as parcelas não pode ultrapassar 15% da sua renda mensal, senão poderá faltar dinheiro para as contas essenciais, como água e luz, por exemplo.

Cuidado ao aceitar propostas de empréstimos em suaves prestações porque isso mostra que, provavelmente, serão muitas. Ou seja, quanto menor o período para quitar a dívida, melhor será para você e seu bolso. Contratempos podem sempre acontecer, então é melhor estar preparado e com as finanças em dia quando aparecerem.

Veja também o valor dos custos extras, como os juros, tributos e encargos no caso de você atrasar o pagamento – geralmente são bem salgados.

Seja responsável com seu dinheiro

No tópico anterior falamos sobre o planejamento, o que não deixa de ser uma responsabilidade financeira, mas aqui vamos pontuar outros gastos, como os fixos e variáveis.

É preciso encaixar todas as demandas mensais junto às parcelas do empréstimo ao final do mês para não ter problemas com o acúmulo. Se possível, monte uma reserva de emergência, ela quem te salvará em casos de imprevistos.

Comece a se organizar melhor, seja por meio de alguma planilha no Excel, algum aplicativo ou mesmo em algum caderno, assim saberá exatamente para onde está indo o seu dinheiro, planejando-se melhor para as próximas semanas ou meses.

E aí, gostou do conteúdo?

O Portal da Foregon oferece uma gama completa de recursos financeiros, incluindo acesso gratuito ao seu score de crédito, notícias e dicas sobre finanças, bem como as melhores ofertas de produtos e serviços financeiros que se adequam ao seu perfil.

Desta forma, você pode ter acesso a informações valiosas para tomar decisões financeiras e encontrar as melhores opções de empréstimos, cartões de crédito e outros produtos financeiros que atendam às suas necessidades.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

É simples, é rápido e totalmente de graça!

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.