Pensou em solicitar um empréstimo? Confira 5 cuidados que você deve ter
Com a pandemia da Covid-19, cerca de seis milhões de brasileiros adquiriram algum tipo de empréstimo. Embora essa seja uma ferramenta importante para resolver situações de emergência, é preciso se atentar a detalhes que podem gerar problemas a longo prazo.

Você está à procura de crédito? Neste artigo, você vai conferir cinco cuidados mais do que necessários para não cair em uma furada. Continue a leitura e confira!
5 cuidados necessários antes de solicitar um empréstimo
Como citado anteriormente, é muito importante reforçar que o consumidor deve tomar alguns cuidados para não entrar em um mau negócio e se endividar ainda mais. Sabendo disso, vamos ao que interessa:
Planeje-se
Além de serem utilizados para realizar desejos, os empréstimos costumam ser solicitados para resolver problemas, ou seja, situações de emergência. E é aí que mora o perigo, na urgência. Antes de buscar por um empréstimo, é preciso colocar seu orçamento e dívidas na ponta do lápis.
Analise quanto da sua renda pode ser comprometida mensalmente e compare as taxas de juros oferecidas pelas instituições. Falaremos sobre esse tópico a seguir.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Pesquise
Realizar uma pesquisa é um ponto muito importante antes de decidir em qual instituição financeira você fará a solicitação do crédito. Afinal, esse costuma ser um compromisso a longo prazo, e que conta com taxas e juros que podem variar muito de um banco para o outro.
Além de se informar a respeito das tarifas e parcelas, é necessário pesquisar, conhecer e entender as diferentes categorias de empréstimo às quais se pode ter acesso. Vale lembrar que existem diversas modalidades no mercado.
Avalie a necessidade do empréstimo
Muitas pessoas que possuem dívidas não sabem, mas, em alguns casos, sua renegociação pode ser uma solução para que não seja necessário solicitar um novo empréstimo. Muitas vezes, é mais vantajoso procurar a instituição para quem você já deve e renegociar condições melhores de pagamento.
Afinal, é muito menos arriscado tentar negociar novamente as parcelas do empréstimo, do que adquirir um novo crédito para pagar o primeiro, concorda?
Verifique os custos acessórios
Antes de solicitar um empréstimo, verifique os valores dos custos acessórios, que são:
- Taxa de abertura de crédito;
- Taxa de cadastro;
- Seguro para eventualidades.
Esses adicionais entram no valor total do pagamento do empréstimo e podem sair mais caros do que o esperado, já que, mesmo que pareçam vantajosos, em alguns casos, podem ser uma grande cilada.
Fale sobre dinheiro
Por último, mas não menos importante: não tenha vergonha de falar sobre dinheiro. Normalmente, esse assunto costuma gerar um certo desconforto nas pessoas, principalmente quando o papo é com estranhos – como um gerente de banco –.
Você não precisa entender de todos os detalhes do mercado financeiro para solicitar um empréstimo, por isso, a dica de hoje é: questione, faça perguntas, tire todas suas dúvidas e fale sobre valores. Questione uma, duas, oito vezes se for necessário.
Confira também:
- Empréstimo online, como fazer?
- Como fazer empréstimo no caixa eletrônico: vale a pena?
- Empréstimo para negativado existe?
Descomplicamos?
Esperamos que esse artigo te ajude a entender um pouco mais sobre os empréstimos, afinal, o nosso objetivo é descomplicar a sua vida financeira.
Nos vemos em breve!
Deixe seu comentário