Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pensou em solicitar um empréstimo? Confira 5 cuidados que você deve ter

Por Nara LimaPublicado em

Com a pandemia da Covid-19, cerca de seis milhões de brasileiros adquiriram algum tipo de empréstimo. Embora essa seja uma ferramenta importante para resolver situações de emergência, é preciso se atentar a detalhes que podem gerar problemas a longo prazo.

Você está à procura de crédito? Neste artigo, você vai conferir cinco cuidados mais do que necessários para não cair em uma furada. Continue a leitura e confira!

5 cuidados necessários antes de solicitar um empréstimo

Como citado anteriormente, é muito importante reforçar que o consumidor deve tomar alguns cuidados para não entrar em um mau negócio e se endividar ainda mais. Sabendo disso, vamos ao que interessa:

Planeje-se

Além de serem utilizados para realizar desejos, os empréstimos costumam ser solicitados para resolver problemas, ou seja, situações de emergência. E é aí que mora o perigo, na urgência. Antes de buscar por um empréstimo, é preciso colocar seu orçamento e dívidas na ponta do lápis.

Analise quanto da sua renda pode ser comprometida mensalmente e compare as taxas de juros oferecidas pelas instituições. Falaremos sobre esse tópico a seguir.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pesquise

Realizar uma pesquisa é um ponto muito importante antes de decidir em qual instituição financeira você fará a solicitação do crédito. Afinal, esse costuma ser um compromisso a longo prazo, e que conta com taxas e juros que podem variar muito de um banco para o outro.

Além de se informar a respeito das tarifas e parcelas, é necessário pesquisar, conhecer e entender as diferentes categorias de empréstimo às quais se pode ter acesso. Vale lembrar que existem diversas modalidades no mercado.

Avalie a necessidade do empréstimo

Muitas pessoas que possuem dívidas não sabem, mas, em alguns casos, sua renegociação pode ser uma solução para que não seja necessário solicitar um novo empréstimo. Muitas vezes, é mais vantajoso procurar a instituição para quem você já deve e renegociar condições melhores de pagamento.

Afinal, é muito menos arriscado tentar negociar novamente as parcelas do empréstimo, do que adquirir um novo crédito para pagar o primeiro, concorda?

Verifique os custos acessórios

Antes de solicitar um empréstimo, verifique os valores dos custos acessórios, que são:

  • Taxa de abertura de crédito;
  • Taxa de cadastro;
  • Seguro para eventualidades.

Esses adicionais entram no valor total do pagamento do empréstimo e podem sair mais caros do que o esperado, já que, mesmo que pareçam vantajosos, em alguns casos, podem ser uma grande cilada.

Fale sobre dinheiro

Por último, mas não menos importante: não tenha vergonha de falar sobre dinheiro. Normalmente, esse assunto costuma gerar um certo desconforto nas pessoas, principalmente quando o papo é com estranhos – como um gerente de banco –.

Você não precisa entender de todos os detalhes do mercado financeiro para solicitar um empréstimo, por isso, a dica de hoje é: questione, faça perguntas, tire todas suas dúvidas e fale sobre valores. Questione uma, duas, oito vezes se for necessário.

Confira também:

Descomplicamos?

Esperamos que esse artigo te ajude a entender um pouco mais sobre os empréstimos, afinal, o nosso objetivo é descomplicar a sua vida financeira.

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Transferência de financiamento de carro: saiba como fazer

Tipos de empréstimos: veja qual é a melhor opção para você

Financiamento imobiliário: guia completo para a casa própria

5 cuidados com empréstimo para seu nome não ficar sujo

Empréstimo consignado Bradesco. Entenda

A empresa meutudo é confiável? Veja como ela funciona

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado? Entenda